APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


FORMAS DE EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôsteres e oral.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A apresentação de trabalho é obrigatória para as seguintes categorias:

a) bolsistas de PIBIC e os alunos PIVIC do período agosto de 2005 a julho de 2006. Os alunos PIBIC farão apresentação de seus resultados na forma Oral e PIVIC na forma de Pôster.

b) bolsistas PROLICEN do período junho a dezembro de 2005 e junho a dezembro de 2006 poderão optar pela apresentação de seus resultados na forma Oral ou de Pôster.

c) alunos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) com bolsa CAPES, CNPq ou UFG farão a apresentação de seus resultados na forma Oral. Poderão optar pela forma Oral ou Pôster os alunos não bolsistas de doutorado bem como os alunos de mestrado das áreas de humanas.

A obrigatoriedade de apresentação de resultados dos alunos da pós-graduação refere-se àqueles com ingresso em 2005 - Mestrado e 2004 - Doutorado.

FORMATO DOS ANAIS
Os anais serão elaborados no formato digital (CD) e a programação impresso.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XIV Seminário de Iniciação Científica
III Seminário de Pós-graduação da UFG
III Seminário PROLICEN
IV Mostra de Extensão e Cultura


III SEMINÁRIO PROLICEN

Orientações para apresentação do resumo expandido no III SEMINÁRIO PROLICEN – II ICONPEEX:

O III SEMINÁRIO PROLICEN acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de outubro como parte das atividades do III CONPEEX – III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG.


1. OBJETIVOS

Os seminários PROLICEN têm como objetivos a divulgação dos projetos de iniciação científica no campo das licenciaturas e o intercâmbio entre os alunos de graduação que participam dos programas de iniciação científica PET ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFG.


2. DATA E LOCAL

O III SEMINÁRIO PROLICEN realizar-se-á nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2005, no Campus Samambaia.


3. PERIODO DE INSCRIÇÃO E ENCAMINHAMENTO DO RESUMO EXPANDIDO

As inscrições e a submissão dos resumos expandidos serão feitas, por meio de formulário eletrônico, até o dia 22 de setembro de 2006. Os resumos expandidos somente serão aceitos pela Internet - instruções no site: http://www.ufgvirtual.ufg.br/conpeex2006.


4. ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

4.1 Participação com apresentação de trabalho
Os bolsistas do PROLICEN e PET do período de 2005 e de 2006 deverão apresentar seus trabalhos na modalidade oral ou pôster.

Os demais alunos de graduação em atividade de pesquisa na UFG poderão apresentar trabalhos na modalidade de pôster.

4.2 Participação sem apresentação de trabalho
Aos alunos que se inscreverem e participarem das atividades propostas na programação específica do III Seminário PROLICEN será fornecido certificado de participação que valerá como horas de atividades complementares.


5. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos que comporão os Anais do III CONPEEX/III Seminário PROLICEN deverão ser apresentados sob a forma de resumo de até cinco páginas (caracterizado como resumo expandido), Contendo os seguintes elementos:

Título
nomes dos autores (unidade acadêmica e endereço eletrônico – como nota de fim de texto)
palavras-chave (no máximo quatro)
justificativa/Base teórica
objetivos
metodologia
análise dos dados
conclusões
referências bibliográficas
fonte de financiamento

Os nomes dos autores devem vir completos, sendo o último nome em caixa alta e negrito. O nome do aluno bolsista vem em primeiro lugar, seguido do nome dos colaboradores e do nome do orientador. EX: PARANHOS, R. D.; COSTA, S. S.;PIOCHON, E. F. M.

Referências bibliográficas deverão estar de acordo com as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.

Citações no texto deverão ser feitas de acordo com as normas ABNT-NBR 10520 de julho de 2002.

Os resumos deverão ser digitados com fonte Arial 11 (word for windows), espaços SIMPLES entre linhas, folha A4, em área com margens de 2,5cm (superior, inferior, esquerda e direita).

[VER EXEMPLO]


6. INSTRUÇÕES PARA A EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser apresentados oralmente ou na forma de pôsteres. O apresentador deverá indicar a forma de apresentação no formulário de inscrição.

6.1 Apresentação oral
Apresentação de trabalhos, envolvendo áreas afins, será seguida de debate no final da exposição. O aluno contará com 15 minutos para apresentação e 5 minutos para debate.
Para apresentação das comunicações orais serão disponibilizados, os seguintes recursos audiovisuais: retroprojetor e aparelho multimídia.

A sessão de comunicações orais será coordenada por um presidente, membro do FÓRUM DE LICENCIATURA, indicado pelo Comitê de Organização. Ao final o Coordenador entregará aos autores os certificados de apresentação e o certificado de participação no Programa de Bolsa PROLICEN.

6.2 Apresentação em pôsteres
Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. Deverão conter a logomarca da UFG, próximo ao título. A logomarca estará disponível no Portal da UFG. (www.ufg.br) O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica e endereço eletrônico.

O texto deverá conter as mesmas informações do resumo. Recomenda-se utilizar fotografias, gráficos e figuras. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância.

Os pôsteres serão afixados nos dias estabelecidos pelo Comitê Organizador em área previamente definida. O aluno, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público no horário estabelecido. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer meia hora antes do início da sessão e a retirada deverá ser feita na quinta-feira após as 11 horas.

Os trabalhos serão distribuídos de acordo com a área temática e receberão um número-código que será divulgado na página da PROGRAD.

A sessão de pôster será coordenada por um presidente, membro do FÓRUM DE LICENCIATURA, indicado pelo Comitê de Organização. Ao final da sessão o Coordenador entregará aos autores os certificados de apresentação e o certificado de participação no Programa de Bolsa PROLICEN.


7. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O III Seminário PROLICEN é um instrumento de acompanhamento e avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, alunos voluntários  e professores do Programa de bolsa PROLICEN da UFG.

Conforme as exigências do Edital PROLICEN, todos os orientadores deverão estar presentes nas sessões em que seus orientandos (bolsistas ou alunos voluntários) estiverem apresentando trabalhos (oralmente ou pôster).

 

Localize a UFG!

LOCAL: UFG
PERÍODO: 02 a 05 de outubro de 2006
REALIZAÇÃO: Universidade Federal de Goiás


Universidade Federal de Goiás
2006