APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


FORMAS DE EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos serão apresentados na forma de pôsteres e oral.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
A apresentação de trabalho é obrigatória para as seguintes categorias:

a) bolsistas de PIBIC e os alunos PIVIC do período agosto de 2005 a julho de 2006. Os alunos PIBIC farão apresentação de seus resultados na forma Oral e PIVIC na forma de Pôster.

b) bolsistas PROLICEN do período junho a dezembro de 2005 e junho a dezembro de 2006 poderão optar pela apresentação de seus resultados na forma Oral ou de Pôster.

c) alunos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) com bolsa CAPES, CNPq ou UFG farão a apresentação de seus resultados na forma Oral. Poderão optar pela forma Oral ou Pôster os alunos não bolsistas de doutorado bem como os alunos de mestrado das áreas de humanas.

A obrigatoriedade de apresentação de resultados dos alunos da pós-graduação refere-se àqueles com ingresso em 2005 - Mestrado e 2004 - Doutorado.

FORMATO DOS ANAIS
Os anais serão elaborados no formato digital (CD) e a programação impresso.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XIV Seminário de Iniciação Científica
III Seminário de Pós-graduação da UFG
III Seminário PROLICEN
IV Mostra de Extensão e Cultura


XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O XIV SIC acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro como parte das atividades do III CONPEEX – III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG

1. OBJETIVOS

Os seminários de iniciação científica se realizam a cada ano nas universidades, tendo como objetivos: promover a avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFG e Programa Voluntário de Iniciação Científica PIVIC/CNPq/UFG; a divulgação dos projetos de iniciação científica e o intercâmbio entre os alunos de graduação que participam dos programas de iniciação científica ou que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa na UFG.


2. DATA E LOCAL

O XIV Seminário de Iniciação Científica da UFG (XIV SIC/UFG) realizar-se-á nos dias 3,4 e 5 de outubro de 2006, no Campus Samambaia.


3. PERIODO DE INSCRIÇÃO E ENCAMINHAMENTO DO RESUMO EXPANDIDO

As inscrições e a submissão dos resumos expandidos serão feitas, por meio de formulário eletrônico, até o dia 22 de setembro de 2006.

Os resumos expandidos somente serão aceitos pela Internet - instruções no site: http://www.ufgvirtual.ufg.br/conpeex2006.


4. ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

4.1 Participação com apresentação de trabalho

Os bolsistas de PIBIC e os alunos voluntários de iniciação cientifica do período agosto de 2005 a julho de 2006 estão obrigados a apresentar os trabalhos no XIV Seminário de Iniciação Científica da UFG –XIV SIC/UFG.

As sessões de apresentação oral de trabalhos são limitadas aos alunos de PIBIC. Os alunos de PIVIC apresentarão seus trabalhos na modalidade pôster.

Os bolsistas IC/CNPq (BALCÃO) poderão também apresentar seus resultados na modalidade de pôster.

4.2 Participação sem apresentação de trabalho
Os bolsistas e alunos voluntários de iniciação científica do período de agosto de 2006 a julho de 2007 também tem a obrigatoriedade de participarem do XIV SIC/III CONPEEX.
Será fornecido certificado de participação no III CONPEEX/XIV SIC que valerá como horas de atividades complementares.


5. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos que comporão os Anais do III CONPEEX/XIV Seminário de Iniciação Cientifica da UFG deverão ser apresentados sob a forma de resumo de três páginas (caracterizado como resumo expandido). Contendo os seguintes elementos: Título, nomes dos autores, unidade acadêmica e endereço eletrônico, palavras-chave (no máximo de quatro), introdução,material e método(metodologia), resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas. Os trabalhos deverão ser entregues já revisados.

Os nomes dos autores devem vir completos, sendo o último nome, ou o nome científico de cada um deles, em caixa alta e negrito. O nome do aluno de IC vem em primeiro lugar, seguido do nome dos colaboradores e do nome do orientador. EX. SOUZA, Alda Lúcia Monteiro; LOBO, Maria Risoleta Carneiro; LOPES, Marcelo.

Ver o modelo (não será aceito trabalho fora deste modelo)

Referências bibliográficas deverão estar em ordem alfabética. São adotadas as normas ABNT-NBR 6023 de agosto de 2002.

Citações no texto deverão ser feitas de acordo com as normas ABNT-NBR 10520 de julho de 2002.

Os resumos deverão ser digitados com fonte Arial 12 (word for windows), espaços SIMPLES entre linhas, folha A4, em área com margens de 2,5cm cada (superior, inferior, esquerda e direita). Arquivo .PDF ou .DOC

Indicar o(s) Órgão(s) financiador(es)

5.1 Apresentação oral
Apresentação de trabalhos, envolvendo áreas afins, será seguida de debate no final da explanação. O aluno deverá contar com 10 minutos para apresentação e 5 minutos para debate.
Para apresentação das comunicações orais serão disponibilizados, os seguintes recursos audiovisuais: retroprojetor e aparelho multimídia. Qualquer outro tipo de recurso audiovisual que o aluno for utilizar deverá ser comunicado até dia 15 de setembro à Comissão de Organização.
Os alunos em estágio curricular fora de Goiânia, à época do Seminário, deverão comunicar, por escrito, a Coordenação do Programa sua não participação. O envio do resumo é obrigatório mesmo nestes casos.

5.2 Apresentação em pôsteres
A sessão de pôster será coordenada por um presidente, indicado pelo Comitê de Organização.
Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. Deverão conter a logomarca da UFG, próximo ao título. A logomarca disponível w O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica e endereço eletrônico.

O texto deverá conter as mesmas informações do resumo. Recomenda-se utilizar fotografias, gráficos e figuras. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância.
Os pôsteres serão afixados nos dias estabelecidos pelo Comitê Organizador em área previamente definida. O aluno, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público no horário estabelecido. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer meia hora antes do início da sessão e a retirada deverá ser feita na quinta-feira (05/10) após as 11horas.

Os trabalhos serão distribuídos de acordo com a área temática e receberão um número-código que será divulgado na página da PRPPG.

Ao final da sessão os autores receberão os certificados de apresentação.


6. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O XIV SIC é um instrumento de avaliação e acompanhamento dos trabalhos dos bolsistas e alunos voluntários de IC da UFG.

Conforme as normas do CNPq, todos os orientadores deverão estar presentes nas sessões em que seus orientandos (bolsistas ou alunos voluntários) estiverem apresentando trabalhos (oralmente ou pôster).


7. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

A avaliação dos trabalhos apresentados no XIV SIC/ III CONPEEX será feita por Comissões Julgadoras, integradas e/ou designadas pelos membros do Comitê Interno e pelos consultores externos do CNPq nas diferentes áreas do conhecimento.

As Comissões avaliarão todos os trabalhos apresentados e aos dois melhores de cada área serão concedidos menções honrosas e os trabalhos publicados em forma de capítulo de livro na série Publicações da Iniciação Cientifica.

IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Lingüística, Letras e Artes
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências sociais aplicadas
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências biológicas
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências da saúde
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências agrárias
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências humanas
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em Ciências exatas
IV Prêmio UFG de Iniciação Científica em engenharias e ciência da computação

 

Localize a UFG!

LOCAL: UFG
PERÍODO: 02 a 05 de outubro de 2006
REALIZAÇÃO: Universidade Federal de Goiás


Universidade Federal de Goiás
2006