ARTIGOS
PROLICEN
| PET | PIBIC | PIVIC | PÓS-GRADUAÇÃO | PROBEC | OUTRAS PESQUISAS


PROLICEN

AUTORES | TÍTULOS

Autor Titulo
Antônio Carlos de Faria  Ensino de física utilizando a teoria das inteligências múltiplas 
Ari Lazzarotti Filho  Educação do corpo frente às tecnologias de comunicação e informação: representações virtuais do corpo de escolares. 
Beatriz Ribeiro Aleluia  Cursos de licenciatura da universidade federal de goiás no campus catalão e a formação dos professores da rede pública e privada da educação em catalão entre os anos 1986 a 2006 
Belisa Neri Oliveira  (re)pensando o ensino de ortografia - uma proposta com base nas teorias fonéticas e fonológicas 
Bárbara Battistelli Rauber  Práticas de escrita no ensino fundamental: reflexões em contextos de ensino 
Carla Rodrigues da Silva  A cartografia e a análise de áreas de risco de goiânia no processo de ensino-aprendizagem de geografia mediante o uso de maquete 
Carolina Nascimento Jubé  Educação do corpo frente às tecnologias de comunicação e informação: representações virtuais do corpo de escolares. 
Cintia Carla de Queiroz  Mapeamento e breve análise das técnicas de ensino coletivo de cordas utilizadas em goiânia 
Claudiney Goulart  O vídeo didático no ensino da matemática 
Claudiney Goulart  O impacto causado pelo uso de jogos no ensino de matemática 
Cláudia Luiz de Souza  A escola rural e o ensino de geografia no município de catalão (go): a valorização da cultura local 
Dágma Cristina de Araújo  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Dorca Oliveira Tristão  Elementos da educação do corpo em ambientes escolares da rede pública de ensino do município de catalão/go 
Dorivan Borges Filho  Concepções de alunos da licenciatura em química sobre ciência, sociedade e educação 
Edna Pereira de Resende  Elementos da educação do corpo em ambientes escolares da rede pública de ensino do município de catalão/go 
Eguimar Felício Chaveiro  O jovem da metrópole: que aluno é esse? –uma análise do ensino e aprendizagem de geografia no colégio estadual murilo braga 
Eguimar Felício Chaveiro  As trajetórias espaciais do jovem-aluno na metrópole: um estudo da violência em escolas da periferia de goiânia 
Elci Mendes Ferreira Piochon  Uma abordagem prática da química no ensino médio: contribui com a construção dos conhecimentos dos alunos? 
Eliana Marta Barbosa de Moraes  A cartografia e a análise de áreas de risco de goiânia no processo de ensino-aprendizagem de geografia mediante o uso de maquete 
Eliana Melo Machado Moraes  Práticas de escrita no ensino fundamental: reflexões em contextos de ensino 
Eliane J. Siqueira  A pedagogia da ginástica e as novas tecnologias 
Elisabeth Cristina de Faria  O software como recurso didático na prática do professor de matemática 
Elizandra Kelly Santana Cardoso  A escolarização da literatura infantil: o encontro da arte com o saber escolar? 
Elizandra Kelly Santana Cardoso  O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observados nas séries iniciais do ensino fundamental. 
Erica Virginia Estefane de Jesus Amaral  Educação ambiental na escola: sensibilizando professores de sua participação na resolução da problemática ambiental 
Everton Lacerda Jacinto  Semelhança de triângulos: atividades de ensino de geometria para o ensino fundamental 
Fabiana Maria de Siqueira Mariano-da-silva  Uma abordagem prática da química no ensino médio: contribui com a construção dos conhecimentos dos alunos? 
Fábio Martins de Araújo  áfrica, afro descendentes e o ensino em história 
Fernanda Freitas Soares  Práticas de escrita no ensino fundamental: reflexões em contextos de ensino 
Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora  A pedagogia da ginástica e as novas tecnologias 
Fernanda Marques Ferreira  Produção de conhecimento na fef/ufg: analisando as pesquisas bibliográficas produzidas em 2005 
Fernanda Souza Pacheco  Produção de conhecimento em educação física e esportes na ufg/cac - trabalhos monográficos 1993- 2005. 
Flávia Critina da Silva  O software como recurso didático na prática do professor de matemática 
Frederico Augusto Martins Valtuille Faleiro  Inserção de ferramentas lúdicas para inclusão educacional em biologia 
Frederico Augusto Martins Valtuille Faleiro  A ciência popular, os testes científicos e a aplicação dos medicamentos extraídos de plantas do cerrado. 
Gabriela Belo Silva  Estudo dos adjetivos: algumas contribuições teóricas 
Gardenia de Souza Furtado Lemos  Ensino de física utilizando a teoria das inteligências múltiplas 
Gisele da Paz Nunes  (re)pensando o ensino de ortografia - uma proposta com base nas teorias fonéticas e fonológicas 
Gisleide da Silva Couto  A cartografia e a análise de áreas de risco de goiânia no processo de ensino-aprendizagem de geografia mediante o uso de maquete 
Gleicy Kelle Lopes de Oliveira; Antonio Corbacho Quintela  A leitura da poesia de federico garcía lorca e o ensino da língua espanhola na educação básica 
Gleyce Kelle Aparecida Ribeiro Ramos  Elementos da educação do corpo em ambientes escolares da rede pública de ensino do município de catalão/go 
Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo  Projeto leitura e interpretação de poesia nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental: conclusões 
Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo  Uma "didática da invenção": ensino de poesia nos 4o e 5o anos da educação básica 
Gregório, Beatriz R.; Santos, Jane D. A.; Echeverria, A. R.  Projeto onde está a água do planeta - pesquisa na interação universidade escola 
Haroldo de Araújo  Lendo imagens a partir de propostas de ação educativas em eventos de artes contemporâneas em goiás 
Helena Angelica de Mesquita  Os movimentos sociais e o ensino de geografia: uma interação necessaria 
Heleno Ferreira  Avaliando a trilha interpretativa do bosque auguste saint-hilaire 
Heliany Pereira dos Santos  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Hernany Oliveira Nascente; Heliany Pereira dos Santos  A educação física escolar: um estudo acerca da fundamentação teórica dos professores no trato com o conteúdo basquetebol nas escolas de catalão goiás. 
Ina Nogueira  Avaliando a trilha interpretativa do bosque auguste saint-hilaire 
Isaac Jesus da Silva  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Iusley Monteiro dos Santos  O ensino de história: a pesquisa na graduação e a produção do conhecimento histórico 
Ivana Kelly de Lima  Caminhos da terra 
Ivone Garcia Barbosa  A anfope em góias: resgate da sua produção e o debate sobre a formação de professores na ufg 
Jakeline Jeniffer dos Santos  Avaliando a trilha interpretativa do bosque auguste saint-hilaire 
Jaqueline Araújo Civardi  O vídeo didático no ensino da matemática 
Joice Elenice da Silva Morais  Inteligências múltiplas e o livro didático de inglês: "um estudo de caso" 
José Henrique Rodrigues Stacciarini  Produção de materiais didáticos para as bibliotecas de catalâo (go) sobre “fome x cidadania: o programa ‘fome zero’ do governo lula (2003 a 2006)”. 
José Madson Caldeira de Faria  Material concreto e recursos computacionais no estudo de geometria: implicações no ensino-aprendizagem 
José Pedro Machado Ribeiro  Jogos matemáticos estratégicos no ensino básico 
Juliana de Jesus Santos  Cidadania e ambiente rural: pesquisa e produção de material didático para escolas rurais do município de catalão (go) 
Jupiter Tokatjian Neto  O bioma cerrado no ensino fundamental: uma questão emergente 
Kamila Santos de Paula Rabelo  água e rede hidrográfica urbana de goiânia como tema do ensino de geografia na rede municipal 
Kariny de Paula Cavalcanti  A definição de infância e sua educação propostas pelos periódicos da área educacional e psicológica 
Keyla Paim Leonardo Cardoso  A produção acadêmica sobre a profissionalização docente – um estudo a partir das dissertações e teses defendidas nos programa de pós-graduação da fe/ufg. 
Lana Ferreira de Lima  Elementos da educação do corpo em ambientes escolares da rede pública de ensino do município de catalão/go 
Larissa Vicente Cândida  Os conteúdos de história medieval nos livro didáticos de história, adotados nas escolas públicas estaduais em catalão (2006 – 2008): 
Lariza Zanini  A pedagogia da ginástica e as novas tecnologias 
Leandro Oliveira  Avaliando a trilha interpretativa do bosque auguste saint-hilaire 
Leticia Garcindo  Produção e organização de materiais didáticos e pedagógicos sobre as áreas de cerrado na microrregião de catalão (go) 
Lilane Victor do Carmo  Integração universidade-escola resgatando a prática da ciência 
Lorena Borges Almeida  A anfope em góias: resgate da sua produção e o debate sobre a formação de professores na ufg 
Lutiano Valadão Freitas  Abordagem experimental no ensino da física – o início de um laboratório para o cepae 
Manoel Rodrigues Chaves  Cidadania e ambiente rural: pesquisa e produção de material didático para escolas rurais do município de catalão (go) 
Maraíza Merylen Pereira Rodrigues  Material concreto e recursos computacionais no estudo de geometria: implicações no ensino-aprendizagem 
Marco Antônio Oliveira Lima  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Maria Aparecida Rossi  A escolarização da literatura infantil: o encontro da arte com o saber escolar? 
Maria Aparecida Rossi  O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observados nas séries iniciais do ensino fundamental. 
Maria de Fátima Teixeira Barreto  A oralidade e a escrita nas operações de multiplicação 
Maria Helena de Paula  Estudo dos adjetivos: algumas contribuições teóricas 
Maria José da Silva  Cursos de licenciatura da universidade federal de goiás no campus catalão e a formação dos professores da rede pública e privada da educação em catalão entre os anos 1986 a 2006 
Marilda Shuvartz  Avaliando a trilha interpretativa do bosque auguste saint-hilaire 
Maristela Vicente de Paula  Elementos da educação do corpo em ambientes escolares da rede pública de ensino do município de catalão/go 
Maristela Vicente de Paula  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Marília de Goyaz  A pedagogia da ginástica e as novas tecnologias 
Marta Borges  Material concreto e recursos computacionais no estudo de geometria: implicações no ensino-aprendizagem 
Meirilayne Ribeiro de Oliveira  Projeto leitura e interpretação de poesia nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental: conclusões 
Meirilayne Ribeiro de Oliveira  Uma "didática da invenção": ensino de poesia nos 4o e 5o anos da educação básica 
Mercês Piestch Cunha Mendonça  Inserção de ferramentas lúdicas para inclusão educacional em biologia 
Missraine America Moraes  Os movimentos sociais e o ensino de geografia: uma interação necessaria 
Mário Moreno Rabelo da Silva  Iniciação esportiva universal: análise pedagógica de sua prática 
Mário Moreno Rabelo Silva  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Naara Karolyne Morais Pereira  O vídeo didático no ensino da matemática 
Nascimento; Selma Soares Do: Moura; Jucara Gomes De  A concepção de docência dos alunos do curso de pedagogia do cac/ufg: identidade negada? 
Paulo Rafael de Oliveira Ribeiro  A oralidade e a escrita nas operações de multiplicação 
Plínio Brasil Pimentel Júnior  Prática pedagógica e formação discente no ensino do basquetebol em catalão go. 
Pollianna Pereira da Costa  Produção de materiais didáticos para as bibliotecas de catalâo (go) sobre “fome x cidadania: o programa ‘fome zero’ do governo lula (2003 a 2006)”. 
Prof.dr. Costa, Luis Edegar de Oliveira  Lendo imagens a partir de propostas de ação educativas em eventos de artes contemporâneas em goiás 
Rafaella Eleutério da Silva  Troca de leituras - um caminho para a circulação de livros e idéias 
Renata Pessoa  O jovem da metrópole: que aluno é esse? –uma análise do ensino e aprendizagem de geografia no colégio estadual murilo braga 
Renata Pessoa  As trajetórias espaciais do jovem-aluno na metrópole: um estudo da violência em escolas da periferia de goiânia 
Renato Ribeiro Rodrigues  A pedagogia da ginástica e as novas tecnologias 
Roberto Barcelos Souza  O vídeo didático no ensino da matemática 
Roberto Barcelos Souza  O impacto causado pelo uso de jogos no ensino de matemática 
Rogério da Silva Cavalcante  Jogos matemáticos estratégicos no ensino básico 
Ronaldo Lenard  Ensino de física utilizando a teoria das inteligências múltiplas 
Rosa, Aguida Del Grossi ; Silva, Roxane Kelly Barbosa  “análise de estratégia de aprendizagem a partir de aulas de le e a busca de metodologias (técnicas) para a otimização do ensino de línguas” 
Rosângela Costa da Silva  Produção textual no ensino médio e a constribuição dos gêneros discursivos 
Roxane Kelly Barbosa Silva  Inteligências múltiplas e o livro didático de inglês: "um estudo de caso" 
Samuel Mariano-da-silva  Uma abordagem prática da química no ensino médio: contribui com a construção dos conhecimentos dos alunos? 
Selma Soares do Nascimento; Juçara Gomes de Moura  A concepção de docência dos alunos do curso de pedagogia do cac/ufg: identidade negada? 
Silmara Epifânia de Castro Carvalho  Jogos matemáticos estratégicos no ensino básico 
Simone Maria Teixeira Sabóia-morais  Inserção de ferramentas lúdicas para inclusão educacional em biologia 
Simone Maria Teixeira Sabóia-morais  Análise citoquímica e morfométrica das células mucossecretoras do epitélio branquial de poecilia vivipara frente a variações de salinidade. 
Simone Marques Faria  Educação ambiental como tema transversal: construções metodológicas 
Sonia Ray  Mapeamento e breve análise das técnicas de ensino coletivo de cordas utilizadas em goiânia 
Taciane Rodovalho Lima  Trabalho de campo como recurso didático: roteiros e metodologias para o espaço urbano de catalão/ go 
Tania Maria de Maio Leitão  Cinema, idade média e ensino de história 
Tania Maria de Maio Leitão  Cinema, idade média e ensino de história 
Teresinha Maria Duarte  Os conteúdos de história medieval nos livro didáticos de história, adotados nas escolas públicas estaduais em catalão (2006 – 2008): 
Thiago Lopes Rocha  Inserção de ferramentas lúdicas para inclusão educacional em biologia 
Thiago Lopes Rocha  Análise citoquímica e morfométrica das células mucossecretoras do epitélio branquial de poecilia vivipara frente a variações de salinidade. 
Tássia Marques  Uma abordagem prática da química no ensino médio: contribui com a construção dos conhecimentos dos alunos? 
Wagner Wilson Furtado  Abordagem experimental no ensino da física – o início de um laboratório para o cepae 
Welington Cesar Silva; Getúlio Nascentes da Cunha  O ensino de história e as américas 
Zaíra da Cunha de Melo Varizo  Jogos matemáticos estratégicos no ensino básico 

Localize a UFG!

LOCAL: UFG
PERÍODO: 02 a 05 de outubro de 2006
REALIZAÇÃO: Universidade Federal de Goiás


Universidade Federal de Goiás
2006