O curso tem como objetivo organizar e implementar ações educativas utilizando como principal recurso pedagógico a pasta “arte br“, material disponibilizado pelo Instituto Arte na Escola. O curso é presencial e se divide em dois blocos semestrais, atendendo professores da rede pública municipal, estadual, particular e alunos do curso de Licenciatura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e comunidade em geral. Aos participantes é oferecido um curso de capacitação organizado em seis módulos. Quatro turmas se revezam nos módulos e ao final do curso todos os participantes terão cumprido uma carga horária de 50 horas. Cada módulo tem como foco reproduções de imagens de obras de arte, os cadernos de apoio pedagógico da pasta “arte br”, textos complementares sobre arte-educação, materiais áudio visuais e propostas de trabalhos práticos.
Tema: Ensino de Arte
Professora: Gisele Costa
Ementa: Estudo de leituras/interpretações de imagens a partir de diferentes perspectivas e contextos sociais. A interpretação de imagens será o principal recurso para análise das relações entre imagem, função social da arte, poder, educação e identidade. A diversidade nas abordagens da arte em sala de aula como possibilidade para construção de vínculos identitários com os alunos a partir de uma aproximação com suas idéias e cotidianos.
Módulo: Imaginário Popular: estórias, imagens e criação com lixo
Tema: Arte e Cotidiano
Professora: Laila Loddi
Ementa: Buscando as lendas que ouvíamos quando criança e que povoavam nosso imaginário, ou as estórias que os mais velhos contam e nos remetem a um passado cheio de mistérios, vamos fazer emergir as imagens das culturas populares. Através da ‘contação’ de estórias vamos dar corpo a narrativas e fazer surgir figuras – personagens, bonecos, máscaras, objetos – de materiais descartados que coletaremos, criando novos significados para o abundante lixo urbano.
Módulo: A fotografia como linguagem expressiva na educação do olhar
Tema: Fotografia
Professora: Letícia Segurado Côrtes
Ementa: A imagem fotográfica e seus percursos – do cotidiano à arte contemporânea enfocando a produção audiovisual sobre fotografia da Midiateca Arte na Escola.
Módulo: Do verbo à imagem: auto-narrativas dialógicas
Tema: Narrativas visuais e subjetividade
Professores: Ronne Franklim Carvalho Dias
Ementa: Estudos imagéticos com base em narrativas pessoais; a construção de composições/ensaios visuais dos sujeitos tendo como tema fragmentos de suas próprias histórias de vida. A construção de significados: fatos, concepções de mundo, palavras de ordem, pensamentos, poesias e símbolos. Valorizar os participantes como protagonistas de seus próprios enredos de vida desenvolvendo relações dialógicas de percepção estética e reflexão sobre o mundo. Narrativas gráficas como saberes subjetivos.
Segunda-feira:
manhã (8 às 10:30)
noite (19 às 21:30)
Quarta-feira:
tarde (14 às 16:30)
noite (19 às 21:30)
2012 – Arte na escola: formação professores de arte da Rede Municipal de Ensino de Anápolis
Curso ministrado de Outubro a Dezembro de 2012 no CEFOPE para professores/as da Rede Municipal de Ensino de Anápolis, visando contribuir para apropriação e atualização de conteúdos ligados a arte e a construção de referências teórico-práticas sobre e para o ensino de arte, assim como potencializar as formas de didática na contemporaneidade.
2013- Formação em arte: questões e desafios
27/02/2013 a 26/06/2013
O projeto “Formação em arte: questões e desafios” faz parte do programa de educação continuada oferecido pelo Polo Goiás, do Projeto Arte na Escola, que contou com as parcerias das coordenações dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais nas Modalidades a Distância e Presencial da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) e, também, com a coordenação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. O projeto foi estruturado no formato de um curso e visou atingir professores/as de Escolas de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. A intenção foi propiciar uma melhoria no desempenho educacional, que ao estarem relacionadas ao ensino de arte podem contribuir no desenvolvimento da capacidade crítica e, ainda, estimular a formação de sujeitos mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade individual, cultural e social.