Aperfeiçoamento de métodos de detecção de fungos hifomicéticos com meios seletivos

Luiz Fernando Nunes Rocha e Christian Luz

Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

e-mail: rocha@biologia.grad.ufg.br

wolf@iptsp.ufg.br

Resumo

A alta variabilidade genética de fungos entomopatogênicos ressalta a importância de procurar novas cepas virulentas para combater vetores e outras pragas com micoinseticidas potentes. Fungicidas e antibióticos acrescidos em meios seletivos inibem o crescimento de microrganismos não desejados e facilitam o desenvolvimento de fungos-alvo. Nesse trabalho foi estudado o efeito de 6 fungicidas sobre o desenvolvimento in vitro de Beauveria bassiana, Evlachovaea sp., Metarhizium anisopliae e Tolypocladium cylindrosporum. Foram avaliados (1) a germinação de conídios, (2) a formação de UFC (unidade formadora de colônia) em meio completo acrescido dos fungicidas, e (3) o efeito do fungicida no isolamento dos fungos em solo. As concentrações mais elevadas a serem utilizadas em meio seletivo para esses fungos foram de 1 mg/l (Benomyl), 50 mg/l (Dodine), 100 mg/l (Manzate), 200 mg/l (Sulfato Cúprico) e entre 4 mg/l (Thiabendazole). Os resultados mostraram o potencial desses fungicidas para isolamento dos fungos avaliados.

Palavras-chave: fungos entomopatogênicos, fungicidas, isolamento, meio seletivo.

Introdução

Fungos entomopatogênicos têm grande potencial para o controle biológico de vetores. Esses microrganismos encontram-se no meio ambiente e podem ser detectados com meios seletivos específicos. Vários fungicidas e antibióticos têm sido usados em meios seletivos para isolar fungos entomopatogênicos. Os fungicidas inibem ou atrasam o desenvolvimento de fungos saprofíticos não desejados e permitem o crescimento do ou dos fungos alvos. Uma ação fungistática ou fungitóxica depende do produto e da concentração da substância acrescida ao meio. Porém, ainda existem poucas informações sobre a susceptibilidade específica de fungos para fungicidas (Chase et al. 1986; Liu et al.1993).

Estudos anteriores sobre isolamento de fungos entomopatogêncios do grupo Hyphomycetes em solos do Cerrado com o meio seletivo Chase, ressaltaram a necessidade de testar o efeito de substâncias desse meio, especialmente do fungicida Dodine (N-dodecylguanidine monoacetate), como de outras substâncias fungicidas sobre fungos entomopatogênicos achados no Cerrado. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito de fungicidas já utilizados para meio seletivos e de novos fungicidas em espécies de fungos hifomicéticos que mostraram atividade patogênica em vetores.

Material e Métodos

Fungos e fungicidas estudados. Foram estudadas 4 espécies de fungos entomopatogênicos: Beauveria bassiana, Evlachovaea sp, Metarhizium anisopliae e Tolypocladium cylindrosporum. Os fungos foram cultivados em meio completo (MC) durante 15 dias a 25° C e fotoperíodo de 12/12 h. Foram testados 6 fungicidas, sendo todos formulações de pó: Benlate, Cobre Fersol, Dodine, Manzate, Sulfato Cúprico e Thiabendazole.

Avaliação da atividade fungicida. Foram avaliadas (1) a germinação de conídios, (2) a formação de UFC (unidade formadora de colônia) em meio completo acrescido dos fungicidas, e (3) o efeito do fungicida no isolamento dos fungos em solo. Todos os testes foram feitos a 25º ± 1º C e fotoperíodo de 12:12 h com 4 repetições de cada experimento.

Análises dos resultados. Os resultados foram analisados com ANOVA e teste de comparação múltiplo Student-Newman-Keuls. As medias foram consideradas significativamente diferente com P < 0,05.

Resultados e Discussão

Germinação de conídios. Após 24 h de exposição dos conídios ao MC com fungicida foi observada uma alta germinação (>75%) de todos os conídios, sem diferença estatística entre as concentrações testadas, para Benlate, Cobre Fersol e Sulfato Cúprico. Os testes realizados com Dodine, Manzate e Thiabendazole mostraram um efeito significativo do fungicida e da concentração na germinação de todos os fungos testados, mas não foi observada diferença quantitativa da germinação entre os fungos.

Formação de UFC. Primeiras UFC foram observadas a partir do terceiro dia após inoculação. No décimo dia foi observada diferença significativa na formação de CFU entre os fungos para todos os fungicidas, exceto Dodine. No mesmo período foi encontrado um efeito altamente significativo da concentração sobre a formação de UFC para todos os fungicidas, exceto para Cobre Fersol.

Efeito do fungicida no isolamento dos fungos em solo. Todos os fungicidas permitiram o desenvolvimento dos fungos testados nas concentrações estudadas e a conidiogênese não foi afetada. No décimo quinto dia do experimento não foi observado efeito significativo entre os fungicidas sobre a formação de UFC para cada fungo, exceto para Evlachovaea sp. que mostrou ser menos resistente ao Benlate e Dodine, comparando aos outros fungos.

Os resultados mostraram que os fungos foram compatíveis com os fungicidas testados. Porém, o efeito fungicida dependeu da concentração utilizada e variou entre fungicida e fungo. Todos os fungos foram altamente resistentes ao Cobre Fersol mesmo na concentração mais alta. Os testes demonstraram que somente a análise da germinação não é suficiente para avaliação do potencial de um fungicida para ser usado em meio seletivo. Dependendo da concentração do fungicida a germinação dos conídios foi induzida mas a produção de micélio e de novos conídios foi inexistente ou pouca.

Conclusões Os resultados mostraram que os fungicidas podem ser utilizados em meio seletivo para todos fungos estudados na concentração máxima de 1 mg/l para Benlate, 50 mg/l para Dodine, 100 mg/l para Manzate, 200 mg/l para Sulfato Cúprico e a 4 mg/l para Thiabendazole. Porém, os fungicidas poderam ser utilizados em concentrações mais altas dependendo do fungo-alvo procurado.

 

Referências Bibliográficas

Chase, A. R., Osborne, L.S.; & Ferguson, V. M. 1986. Selective isolation of the entomopathogenic fungi Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae from an artificial potting medium. Florida Entomol. 69: 285-291. Liu, Z. Y.; Milner, R. J.; McRae, C. F.& Lutton, G. G. 1993. The use of Dodine in selective media for the isolation of Metarhizium spp. from soil. J. Invertebr. Pathol. 62: 248-251.

Fonte de financiamento

CNPq e Funape