Agenda Cultural

Cozinheiro do Tempo / filme de Bené Fonteles.

Cozinheiro do Tempo / filme de Bené Fonteles.

direção: André Luiz de Oliveira

Direção de fotografia: Adelson Barreto
Trilha sonora: Claudio Vinicius
Duração: 56 m
Lançado em  2009 no Festival de Cinema de Brasília

participação de:
Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Arnaldo Antunes, Marcelo Araújo,
José Roberto Aguilar, Frei Luiz Cappio e outros.

Sinopse:  O filme lança um olhar poético sobre fragmentos da vida e obra do auto-intitulado "artivista" - misto de artista e ativista político nas questões ambientais e ecológicas - Bené Fonteles. Nas suas exposições e andanças pelo Brasil, Bené prega e pratica a "arte da cura", a arte da autotransformação que na sua dinâmica criadora almeja transmutar o espaço social à sua volta. Sua arte joga luz nas coisas simples da vida e expressa a contemporaneidade de um espirito livre em profundo contato com a natu

 

Sobre Goiânia

Goiânia é uma cidade que se desenvolveu a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do Estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, assumindo o posto de Capital do Estado.  Localiza-se no Planalto Central, a 209 quilômetros da Capital Federal, Brasília.
A cidade possui mais de um milhão de habitantes, situada em uma região de topografia quase plana. O clima predominante em Goiânia é tropical típico (sub úmido). A temperatura anual média é de 23ºC. As chuvas concentram-se nos meses de verão e prolongam-se de outubro a abril, ao passo que o período seco vai de maio a setembro. As temperaturas mais baixas são normalmente registradas entre maio e agosto.
"Eixos estratégicos de diálogo documento para a 2ª Conferência das Cidades" lança um novo olhar sobre Goiânia quando na  Revisão do Plano Diretor
O que se deseja para a Goiânia “Metrópole Regional” não foge muito do sentido etimológico de cidade mãe. Ela deve ser um foco em evidência, um pólo de grande influência econômica, social e administrativa em sua região.
Esse devir assemelha-se aos anseios que levaram à criação da nova capital de Goiás em 1933. Goiânia nasceu como símbolo de modernidade e progresso. Significou uma quebra no isolamento econômico, social, cultural e político do Estado em relação ao restante do país. Era um passo a mais na “Marcha para o Oeste”, que visava o desenvolvimento e conquista do território brasileiro rumo ao Amazonas. Sem o surgimento de Goiânia e sua influência no desenvolvimento do Centro-Oeste, Brasília não poderia se viabilizar anos depois. 
Assim como São Paulo é uma Metrópole Global e Brasília uma Metrópole Nacional, hoje, o verdadeiro destino de Goiânia é ser uma Metrópole Regional. Um centro urbano de grande porte que possua os melhores equipamentos e condições de qualidade de vida para seus habitantes. (Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Planejamento - Agosto 2005).

Leia mais: Sobre Goiânia