INSTALAÇÃO "COMIGO NINGUÉM PODE"

Comigo Ninguém Pode é uma série de instalações (de 1988 até 1995) da artista brasileira Regina Vater que reside em Austin-Texas/USA.  O primeiro trabalho desta série, que começou em 1984, foi um livro de artista exibido em "Artists Books Works Store Window" - Chicago. Media 13 ' X 6 ' X 3 '. A artista conseguiu com um fotógrafo lambe-lambe (fotógrafo de rua)  fotografias de registros de identidade feitas no Brasil, em 1982. Essas imagens em preto e branco apresentando rostos de todas as idades, raças e pessoas de níveis sociais diferentes foram xerocadas e organizadas em tiras formando um espaço triangular ao redor de  uma planta “comigo ninguém pode” e terra. Inspirada por tradições afro- brasileiras de plantas sagradas e nos mitos universais da Árvore de Vida e dos deuses mortos e ressuscitados.

DEPOIMENTO Regina Vater
Acho que o povo brasileiro tem um belíssimo senso de humor, porque é um senso de humor muito carinhoso, muito humano. Existe um poema do Oswald de Andrade, que é um poeta bastante conhecido, de São Paulo, que foi muito importante na Semana da Arte Moderna, quando o Brasil lançou o movimento modernista no início da década de 1920. Esse cara foi muitíssimo importante. Ele foi um dos cérebros do movimento. Enfim, ele tem um tipo de hai kai: Humor = Amor. Eu acho que essa é a definição do temperamento do brasileiro. O brasileiro tem uma forma de lidar com a vida que, na minha opinião, é quase heróica. Eu estou usando essa planta como uma metáfora do povo brasileiro.

 

planta

 

“Comigo ninguém pode”. Comigo-ninguém-pode é uma planta. É uma planta verde com umas manchas brancas. Você vê essa planta em todo lugar, nas entradas de prédios, entradas de lojas, na casa de gente rica, na casa de gente pobre. Eles consideram uma planta mágica. No Brasil se usa essa planta para proteção:uma planta que protege contra mau-olhado. Eles a chamam aqui de dumb cane. É uma planta muito comum. É uma planta tropical. É muito forte. Na verdade, o nome científico é dieffenbachia picta. Esse nome em português quer dizer que ninguém consegue acabar comigo.
A proposta

No 20º.CONFAEB: Comigo Ninguém pode: uma homenagem aos arte/educadores brasileiros. Regina Vater virá a Goiânia   para abrir o 20º. Confaeb e montar a instalação “Comigo ninguém pode” com retratos de arte educadores que participarão do evento. Para que você faça parte desse trabalho precisamos que mande uma fotografia sua 3x4 ou 5x7 (formato jpeg) para

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A artista receberá os retratos e com eles comporá a versão da instalação para nosso evento.