CONFAEB

Um dos palcos de luta  tem sido a realização de um congresso nacional que vem colocando em pauta as questões mais importantes da categoria nesses últimos vinte anos. Assim o ConFAEB  é o congresso anual, nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil, e é o evento mais importante da área, para os arte-educadores brasileiros. De 88 a 98, a  FAEB realizou 11 congressos anuais. Os dois primeiros (Tabatinga e Brasília) tiveram discussões centradas na formação do professor e na LDB. A tônica do terceiro (1990), organizado em conjunto com a Associação dos Arte-Educadores de São Paulo (AAESP), foi a sensibilidade. A partir do quarto Congresso, realizado com a Associação Gaúcha de Arte-Educadores (AGA), em Porto Alegre (1991), a FAEB afirmou-se como entidade forte em nível nacional. Mais de mil professores participaram do evento, que reuniu 13 conferencistas internacionais, entre eles Elliot Eisner, então presidente da INSEA (International Society for Education Through Art). Em 1992 Belém do Pará sedia o V Congresso da FAEB  o primeiro na região Norte, organizado pela Associação de Arte-Educadores do Pará. Paralelamente às apresentações de conferencistas nacionais e internacionais, foi realizado o 1º Fórum sobre os Currículos dos Cursos de Artes. O primeiro Congresso da FAEB na região Nordeste aconteceu em Recife, em 1993, passando a chamar-se de CONFAEB. O 2º Fórum de Currículos desenvolveu-se no mesmo período, com a participação de representantes do MEC.
Em 1994 foi a vez do Centro-Oeste. Campo Grande (MS) foi sede de três eventos paralelos: o VII CONFAEB, o III Encontro Latino-Americano de Arte-Educadores e o II Fórum Nacional de Avaliação e Reformulação do Ensino Superior das Artes. Em 1995, o VIII CONFAEB aconteceu em Florianópolis, sob responsabilidade da UDESC. Em 1996, a AAESP tornou a sediar o evento, em sua nona edição, com o apoio da PUC de Campinas. O encontro teve caráter científico, ao abordar metodologias, e histórico, ao promover uma mesa redonda com os presidentes da FAEB. A versão preliminar dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (PCNs) foi discutida com os arte-educadores, culminando, em dezembro, com a aprovação da LDB no Congresso Nacional e sua sanção pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 1997 Macapá sediou o X CONFAEB quu foi palco de grande comemorações. Em 1998, Brasília foi mais uma vez o ponto de encontro, colocando em pauta o tema Arte-Políticas Educacionais e Culturais no Limiar do Século 21 no XI CONFAEB.



Em 2003 a Faculdade de Artes Visuais / FAV-UFG realizou em Goiânia de  22 a 25 de abril o XIV ConFAEB - Faculdade de Artes Visuais  com o Tema: Arte e Educação: Culturas do Ensinar e Culturas do Aprender. A abertura do evento tivemos a palestra  da profa. Marisa Vorraber Costa que desenvolveu intitulada: Culturas do Ensinar e Culturas do Aprender - Quando o desencontro, a incerteza, o imprevisível são bons para pensar. Ana Mae Barbosa coordenou uma mesa chamada Arte/Educação: A Experiência de Ontem e o Presente. A coordenação geral foi da profa. Irene Tourinho. No evento foi elaborado um documento que ficou conhecido como “Carta de Goiânia”.

Em 2004  no histórico prédio do Ministério da Cultura do Rio de Janeiro aconteceu o 15º. CONFAEB que teve como tema XV Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil (Confaeb), que reuniu profissionais de todo o país para discutir os rumos do ensino no Brasil, a Funarte afirma sua convicção de que é necessária a volta da arte como matéria prioritária ao currículo do ensino básico. O encontro teve como tema Trajetória e Políticas para o Ensino de Arte no Brasil e promoveu espaços para a troca de experiências entre arte-educadores sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas brasileiras.

Em 2005 o evento foi Confaeb o evento foi cancelado sendo transferido para o primeiro semestre de 2006. Em 2006 o XVI Congresso dos Arte-Educadores do Brasil - CONFAEB aconteceu nos dias 29, 30/04 e 01/05/2006 - Ouro Preto - MG. A AMARTE - Associação Mineira de Arte - Educação filiada à FAEB, assumiu o compromisso de construir coletivamente o projeto o evento  na cidade de Ouro Preto. O tema foi "Unidade na Diversidade: tendências, conceitos e metodologias no ensino da arte" propôs  discutir, ampliar, debater e mostrar as diferentes propostas sobre o ensino da arte no Brasil. Buscou também contextualizar a arte-educação em meio a diversidade cultural de um país como o nosso, em escolas regulares e em outros contextos onde o ensino da arte se faz presente, através do debate sobre o pensar, refletir, fazer e fruir a arte. Este Congresso pretendeu conhecer as propostas e projetos nas diversas áreas artísticas e a trandisciplinaridade. No evento foram  homenageados os arte educadores / artistas: Álvaro Apocalypse, Terezinha de Almeida, Alberto da Veiga Guignard, Frans Weissman, Amílcar de Castro e Moacir Laterza in memorian que souberam lutar, construir e deixaram algo novo e expressivo para o ensino da arte.

O XVII Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil aconteceu em Florianópolis 2007 com o apoio da UDESC e UFSC teve como tema FAEB 20 ANOS DE HISTÓRIA. O evento reuniu mais de 800 pessoas e teve 930 inscritos. Estiveram presentes  educadores brasileiros, da América Latina e América do Norte como conferencistas. A realização do CONFAEB em Florianópolis depois de 12 anos, enfatizou o trabalho da Associação dos Arte-educadores de Santa Catarina que realizou o trabalho de organização do evento. 

Em 2008 a realização do 18º CONFAEB no Cariri cearense teve como objetivo uma maior aproximação dos arte/educadores locais com as reflexões provocadas por este evento historicamente. O elemento novo é que foi sediado na Universidade Regional do Cariri – URCA valorizando a luta dos permitirá, dos arte/educadores da região. A realização do O tema do 18º CONFAEB na URCA-Região do cariri cearense foi: Arte/Educação Contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes sob a coordenação: prof. dr. fábio Rodrigues. Tivemos os seguintes convidados internacionais: Imanol Aguirre/Universidade pública de Navarra-Espanha, Juan Carlos Arañó Gisbert/Universidade de Sevilla-Espanha, Olga Olaya... Colômbia, Teresa Eça...Portugal.

A Escola de Belas Artes da UFMG recebeu, de 25 a 28 de novembro de 2009, o Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação, concomitantemente com o 19º CONFAEB – Congresso Nacional da Federação dos Arte/Educadores do Brasil e o Encontro Nacional de Arte/Educação, Cultura e Cidadania. O congresso teve como tema “Concepções Contemporâneas” e visou uma reflexão acerca do que se costuma chamar arte/educação ou educação artística nos países latinoamericanos e da região do Caribe.A coordenação do evento foi da profa. Lucia Gouvêa Pimentel, secretária geral do CLEA e professora da graduação e pós-graduação da EBA/UFMG. Neste evento tivemos como inovação a possibilidade de participação virtual, permitindo os congressistas inscritos participassem de qualquer parte da América Latina e do mundo.

Em 2010 mais uma vez Goiânia sediará o evento numa parceria entre a Faculdade de Artes Visuais da UFG e o Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. Da Secretaria de Educação do Estado de Goiás que realizará concomitantemente o VII Séminario do Ensino de Arte do Estado de Goiás. A organização do evento será conjunta com a diretoria da Federação dos Arte Educadores do Brasil – FAEB, da qual faz parte a professora Leda Guimarães, coordenadora do evento pela FAV/UFG.