Lançamentos de Livros

Linguagem da dança - ARTE E ENSINO

LINGUAGEM DA DANÇA
arte e ensino

livro de Isabel Marques

 

 

contemplada pelo
Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna - 2009
a autora sistematiza nessa obra os seus últimos 15 anos
de atividade docente, artística e de pesquisa.
Um olhar sobre a dança e a educação atravessadas pelos
princípios de Rudolf Laban e a proposta metodológica
da Dança no Contexto.  Uma reflexão sobre a Dança
e seus vínculos com a arte, o ensino e a sociedade.

 

Sobre a autora - Isabel Marques, diretora do Caleidos Cia de Dança.
Pedagoga e Doutora em Educação pela USP, fez Mestrado no Laban Centre for Movement
and Dance (Londres). Pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino
de dança. Tem vasto trabalho que interliga pesquisa, ensino e produção artística no Brasil
e no exterior. Assessorou a SME-SP (gestão Paulo Freire), o MEC, a UNESCO na redação
de documentos para inclusão da dança no currículo escolar no Brasil e na América Latina.
Ministra cursos de pós-graduação em diversas localidades do Brasil e no exterior.
Autora dos livros Ensino de Dança Hoje e Dançando na Escola, pela Cortez Editora.
Coordena o Instituto Caleidos ministrando cursos, prestando assessorias e desenvolvendo
trabalhos nas áreas de dança e de educação.

Isabel Marques
estará presente, lançando o livro
LINGUAGEM DA DANÇA
arte e ensino

EM
20 de agosto - Lajeado, RS
12 de setembro - Araraquara, SP
17 de setembro - Cha pecó, SC
23 de setembro - São Paulo,SP - Galeria Olido (espetáculo do Caleidos Cia de Dança)

28 de setembro - Maceió, AL 
22 de outubro - Jaraguá do Sul, SC

 

REALIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Desenhando com todos os lados do Cérebro

possibilidades para transformação das imagens escolares.

 

Editora Ibpex

Cód. 2288
1ª edição

ISBN 978-85-7838-536-1
Formato: 21 x 20 cm



(..) Idas e vindas teóricas tornam o livro “Desenhando com todos os lados do cérebro” de Maria Letícia muito valioso, pois, a idéia de reinterpretação de imagens já existentes leva a um outro conceito de criatividade: não mais a idéia de originalidade, mas a idéia de elaboração, reelaboração, desconstrução, reconstrução, com uso de flexibilidade e imaginação, baseadas em imagens de outros.

O 'princípio da transformação' sobre o qual Maria Letícia baseia sua abordagem metodológica é extremamente eficiente, levando a perguntar de onde vêm nossos modelos e, refletir sobre tais modelos culturalmente (ou escolarmente) recebidos, operando mudanças de maneira a transformá-los em construção pessoal.

O título “Desenhando com todos os lados do cérebro” é um achado excelente; não apenas por ser uma resposta a Betty Edwards, mas, principalmente,  porque corresponde ao conceito contemporâneo de Arte/Educação como cognição. O título defende, implicitamente, a idéia de que, todo o aparato cerebral se mobiliza através de uma aprendizagem da  Arte que  considere o fazer e a análise das imagens contextualizadas. A dicotomia ‘Arte para desenvolver as emoções’ e ‘Matemática para desenvolver a inteligência’ não mais se justifica. Arte desenvolve emoções & inteligência, até mesmo a restrita inteligência medida pelos testes de Quociente de Inteligência-QI.
Agora que as preocupações com criatividade e inovação voltaram à agenda educacional, este livro será um instrumento para os professores se confrontarem com um conceito de criatividade pós-moderno, que aponta mais para a transformação do que para uma idealizada originalidade. Ana Mae Barbo
sa.

 

 

 

 

 

MARIA LETICIA RAUEN VIANNA, arte-educadora e artista visual. Especialista em Arte-Educação, Mestre em Artes (1990) e Doutora em Arte com tese na linha de pesquisa Arte-Educação, pela ECA/USP (2000). Natural de Curitiba-PR, onde se graduou e iniciou carreira no Magistério. De 1974 a 1995, residiu na cidade do Rio de Janeiro, na qual lecionou em diversas Instituições de Ensino. Possui larga experiência docente, exercida em todos os níveis de ensino: Fundamental e Médio, Superior e Pós-Graduação (lato e stricto sensu). Durante grande parte da carreira dedicou-se à Formação de Professores, tanto no Ensino Médio como no Superior e também em Cursos de Educação Continuada, lecionando em instituições públicas e privadas, entre as quais a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu curso de Doutorado incluiu ‘estágio-sanduiche’ na Académie de Paris-Sorbonne, como bolsista da CAPES (1996-1997). De volta ao Brasil, de 1998 a 1999, foi Coordenadora do Curso de Graduação ‘Educação Artística’ com ênfase em Computação Gráfica da Universidade Tuiuti do Paraná. Na mesma universidade, de 2000 a 2001, foi pesquisadora-docente do Programa de Mestrado em Educação e, de 2000 a 2002, foi pesquisadora-docente do Programa de Mestrado em Comunicação & Linguagens, instituição onde, de 2002 a 2007, também coordenou o Curso de Especialização lato sensu: "Poéticas Contemporâneas do Ensino de Arte". De 2005 a 2006, foi professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente (2009) é coordenadora dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Artes Visuais na Universidad Privada del Este, no Paraguay. Desde 2007, é avaliadora de cursos pelo INEP-MEC. Possui artigos publicados em periódicos especializados e também no meio digital. Participa, frequentemente, de encontros científicos, nacionais e internacionais, apresentando comunicações, muitas vezes publicadas nos anais de tais eventos.  Como arte-educadora: desenvolve pesquisa sobre a questão dos "Desenhos Estereotipados oferecidos às Crianças", "Resgate do Desenho do Adulto-Professor" (temas estes de sua tese de doutorado e do livro a ser lançado neste CONFAEB) e também sobre a questão da "Apropriação e Intervenção em Imagens" e da "Visualidade Escolar". Como artista: desenvolve pesquisas no campo da ‘fotocolagem’ e da ‘fotomontagem’, manual e virtual. Possui ainda, experiência em Educação a Distância, tendo redigido material didático para essa modalidade de ensino e ministrado tele-aulas. Possui amplo conhecimento das linguagens artísticas e domínio das questões relativas a textos e imagens.