FAV - FACULDADE DE ARTES VISUAIS

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada em 1960 reunindo cinco Cursos Superiores existentes no Estado. A Faculdade de Artes Visuais (FAV), assim denominada a partir de 1996, integrava o extinto Instituto de Artes da UFG. Este Instituto nasceu em 1968 como resultado da fusão entre o antigo Instituto de Belas Artes de Goiás e o Conservatório Goiano de Música. O processo de sedimentação das artes visuais em Goiás teve, na Universidade e no Instituto de Artes, um ponto de convergência de ações e artistas representativos no estado e no cenário artístico do país, tais como Gustav Ritter, Zofia Stamirovska e Cleber Gouveia.

A reforma administrativa promovida pela UFG em 1996, ao extinguir o Instituto de Artes, formou duas Unidades autônomas, sendo uma delas a Faculdade de Artes Visuais (FAV). Esta separação deu visibilidade à FAV e favoreceu seu crescimento com a implantação de novos cursos e a ampliação de suas atividades de extensão e pesquisa.

Atualmente a FAV oferece três cursos de Graduação: Bacharelado em Artes Visuais, com habilitações em Artes Plásticas, em Design Gráfico e em Design de Interiores; Bacharelado em Design de Moda; e Licenciatura em Artes Visuais. Os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais tiveram seus currículos reformulados em 1996 e 1999, respectivamente. Também conta com um programa de pós-graduação, o Mestrado em Cultura Visual, que selecionou sua primeira turma nos inícios de 2003.

A FAV oferece os seguintes cursos de graduação

Artes Visuais Bacharelado O curso de bacharelado em Artes Visuais objetiva propiciar o desenvolvimento da capacidade intelectiva através da arte; despertar e aprimorar a percepção estética, no pensar e no fazer, bem como possibilitar a pesquisa e a extensão em Artes Visuais nos seus desdobramentos e vínculos com a sociedade. O curso divide-se nas habilitações em Artes Plásticas, Design de Interiores e Design Gráfico.

Artes Visuais Licenciatura O Curso de Licenciatura em Artes Visuais destina-se à capacitação de professores para elaborar e organizar, com base em princípios filosóficos e metodológicos, conteúdos e práticas de ensino e aprendizagem das artes visuais, para os diferentes níveis da educação básica (ensino fundamental e médio).Este profissional poderá lidar tanto com educação formal quanto não-formal, explorando criticamente a produção artística nas inter-relações entre arte, cultura e educação. O currículo da licenciatura mantém relações teóricas e práticas com a habilitação Artes Plásticas do bacharelado em Artes Visuais, com disciplinas comuns, dando ênfase às práticas artísticas e culturais produzidas em contextos contemporâneos diversos.

Design de Moda O curso apresenta disciplinas práticas e teóricas voltadas para o conhecimento de diversos segmentos da atividade, da concepção do produto a sua produção e divulgação para o mercado, favorecendo o diálogo entre criação, tecnologia e gestão. Encoraja o conhecimento artístico e histórico, a sistematização metodológica e a capacidade de reflexão crítica que permitam a produção científica e a elaboração de projetos baseados no desenvolvimento de percepções, conceitos e idéias diferenciadas na área.

Arquitetura e Urbanismo O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo a formação específica de profissionais capazes de compreender e traduzir as necessidades e aspirações individuais e de comunidades, para conceberem, organizarem e construírem espaços interiores e exteriores, nas escalas do ambiente, da edificação, do urbanismo e do paisagismo.

Cursos na modalidade a distância:

Licenciatura em Artes Visuais do programa Prolicenciatura, O Prolicenciatura é um projeto que visa a formação de professores da rede pública que já atuam em sala de aula  sem ter a formação especifica de Artes Visuais. Assim, o curso é fechado para professores que atendem a essa situação.

Licenciatura em Artes Visuais - do programa UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- A UAB é um curso aberto a todos aqueles que concluíram o ensino médio e desejam a formação docente para a área de artes visuais.

CORPO ADMINISTRATIVO

CONTATO:

Telefone: 55 (62) 3521 1444

Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual

O Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFG) constitui um campo interdisciplinar que articula relações entre questões das Artes Visuais e da Cultura Visual, abrigando investigações sobre processos e sistemas visuais e educação e visualidade. As linhas de pesquisa demarcam uma abordagem da arte referenciada nas contribuições dos estudos da Cultura. A produção investigativa de seus pesquisadores dialoga com associações científicas da área de artes, tais como a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e a Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB), dentre outras.

Autorizado pela CAPES em 2003, em 2007 o Programa de Pós Graduação em Cultura Visual conquistou nota 4 na avaliação relativa ao período de 2004 a 2006. Esse resultado reflete os esforços de professores e estudantes, na produção intelectual, no desenvolvimento de pesquisas, na elaboração das dissertações, nas experimentações artísticas, na atuação junto à comunidade científica, e também dos colaboradores da área técnico-administrativa, que asseguram a estrutura necessária para o desenvolvimento das nossas atividades.

Profª Drª Irene Tourinho
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação