Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte

O Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” é um espaço que agrega professores para discussão, reflexão e sistematização de experiências desenvolvidas no ensino das artes, nas suas diversas manifestações. De modo coletivo, tem construído a referência para a elaboração de currículos, projetos e propostas pedagógicas para a área, consolidando uma rede colaborativa entre os profissionais. Serve-se ainda de “suporte acadêmico aos projetos de formação continuada em serviço dos docentes dessa área do conhecimento” (Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás, 2009, p. 40).

Histórico do centro de estudo e pesquisa Ciranda da Arte

Ao relatar as ações ligadas ao ensino de arte na rede pública estadual de Goiás, alguns protagonistas ocupam lugar de destaque, por estarem à frente de diversas iniciativas que vem sendo tomadas, de forma mais abrangente, na atual gestão. Dentre estes protagonistas, o Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” aparece com total evidência, no sentido de pensar, organizar e promover significativas frentes de trabalho que visam o fortalecimento da arte/educação no Estado e o acesso cada vez mais habitual dos estudantes da rede pública aos bens culturais, por meio de aprendizagens artísticas e da oportunidade de elaborar e socializar suas experiências estéticas.
O Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” originou-se da Coordenação de Arte, que funcionava nas instalações da Subsecretaria Metropolitana de Educação desde 1999 e tinha como atribuição acompanhar os projetos de Teatro, Coral, Bandas e Fanfarras em andamento.
Mediante a implantação dos Projetos de Atividades Educacionais Complementares – PRAEC pela Secretaria de Estado da Educação, outros projetos de arte foram propostos, ficando explícita a necessidade de formação específica nesse campo. Por meio de um levantamento, verificou-se que somente dezessete professores na Subsecretaria Metropolitana eram licenciados em arte, sendo, os demais, professores de outras graduações, que, quase sempre, assumiam a disciplina para complementação de carga horária, o que fragilizava as aprendizagens artísticas.
No sentido de mudar esse quadro, a Secretaria de Educação/Coordenação de Arte determinam a exclusividade do professor em arte, buscando fortalecer sua epistemologia e incentivar a formação e capacitação dos professores. Inicia-se também o processo de formação continuada por meio do curso “Novas Metodologias para o Ensino da Arte”, que aprofunda os conhecimentos em Artes Visuais, Audiovisuais, Dança, Teorias da Aprendizagem, História das Artes Visuais, Música e Teatro e suas aplicações no ensino. Esse curso foi oferecido em três edições, nos anos de 2002, 2003 e 2004, compondo-se de sete módulos, com a carga horária de 190 horas. Nesse período, a Coordenação utilizou-se de lugares cedidos pelas unidades escolares, atendendo a um quantitativo de 138 professores.
Diante da necessidade de sediar a educação continuada dos professores e acompanhar os seus projetos mais sistematicamente, a Coordenação de Arte ganha instalações próprias, em 2004, e no ano seguinte cria-se o Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” sob a Lei nº 15.255 de 15/07/2005. Nesse momento, até o ano de 2005, a proposta de formação continuada em arte estava circunscrita à Subsecretaria Metropolitana.

Ampliando o seu raio de ações

Em consequência das providências iniciadas, visando à transformação da realidade do ensino de arte em Goiás, torna-se necessária a ampliação da oferta de formação/capacitação dos professores. Neste sentido, o ano de 2006 marca o início de uma nova etapa, em que em se percebe um efetivo compromisso por parte das autoridades educacionais quanto à formação integral dos estudantes da rede pública. Essa dimensão inclui as questões estéticas e culturais que implicam na reestruturação do Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” para dar suporte à totalidade das Subsecretarias Regionais do Estado.
Em sintonia com as novas políticas públicas, criam-se diversas frentes de trabalho para o desenvolvimento de ações educativas de relevância, nas quais o Centro de Estudo e Pesquisa “Ciranda da Arte” se faz parceiro atuante e sempre presente. Este Centro, cuja criação, vinculação e manutenção se fazem pela Secretaria de Estado da Educação, recebe amplo apoio para a mobilização das frentes de trabalho que vão sendo criadas diante das demandas de formação.
Dentre essas frentes de trabalho incluem-se cursos de capacitação, grupos de estudos, reorientação curricular, formação de grupos artísticos, Projetos de Atividades Educacionais Complementares – Praec, reagrupamento em arte nas escolas em tempo integral, encontros e seminários.