VALORIZAR O LUGAR E TRANSFORMAR O ESPAÇO DE VIVÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA À CIDADANIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CATALÃO (GO)[1]

 

SILVA; K.C.[2]

CHAVES; M.R.[3]

ROSA; O[4]

Campus de Catalão/Universidade Federal de Goiás

Kellllycris@ig.com.br

Manoel@innet.psi.br

Palavras Chaves: Geografia; lugar; cidadania; educação

 

Introdução

A educação, como mecanismo importante de formação consciente do ser humano, precisa interagir conhecimentos e metodologias para buscar uma melhor compreensão da realidade do sujeito. A Geografia, como ciência do espaço produtivo social, possui um arcabouço teórico e metodológico que, se devidamente articulado com outras áreas do conhecimento, pode enriquecer o processo de ensino/aprendizagem em todos os níveis da educação básica.

O ensino de Geografia tem se afirmado nas últimas décadas em conteúdos de posicionamento mais críticos em relação à realidade, que se mostra contraditória e com profundas marcas das desigualdades sociais deixadas no espaço de vivência, que se territorializam nesses espaços mais próximos dos sujeitos, isto é no lugar.

A abordagem da questão ambiental na escola, muita vezes, desloca os conteúdos da realidade imediata do sujeito. Temas como a poluição atmosférica, contaminação de recursos hídricos, entre outros, são tratados como problemas inerentes a outros grupos sociais, geralmente distantes dos médios e pequenos centros urbanos. É preciso levar o aluno a compreender que do lugar vivido lhe vem solicitações e ordens precisas de ações condicionadoras, neste sentido estabelecem as materializações dos problemas e impactos relacionados às formas com que se dão as relações históricas da sociedade e da natureza em nível global, que são cartografáveis escala local.

O projeto se justifica pelas dificuldades que alguns professores do ensino fundamental e médio tem encontrado em abordar o tema complexo e multidisciplinar que envolve a educação ambiental e a cidadania. Mediante a problemática ambiental e a não disponibilidade de material didático (Ensino Fundamental) que trata da temática, pretende-se contribuir para que os temas citados se tornem mais acessíveis, sendo discutidos e refletidos em sala de aula.

 

Metodologia

O meio ambiente é um dos temas mais atuais e com uma urgência enorme, pois é um reflexo do espaço produzido pelos homens ao longo da história, pautada nas relações que estabelecem entre si. O homem tem uma relação íntima com a natureza. As formas de intervenção do homem no meio natural tem causado desequilíbrios, então como problema é social a forma de intervenção também deve ser social.

Assim, proposta do trabalho prevê um estudo integrado com participação efetiva dos orientadores, do bolsista e dos professores da rede pública e particular de ensino bem como a participação dos alunos para que haja uma integração em todas as atividades, fazendo com que as atividades do projeto sejam uma construção mútua onde, a pesquisa possa ser integradora. Os elementos que irão auxiliar a pesquisa são os seguintes: levantamento bibliográfico, análise de relatórios governamentais e não governamentais sobre assuntos como documentos do IBGE, SEPLAN, IBASE, CONSEA, ONU, FAO,UNICEF,IPEA, etc., após a leitura e análise das referências bibliográficas serão construídos materiais didáticos que auxiliarão nas discussões (futuras) em sala de aula.

 

Resultados e discussões

Para Callai (2002), estudar e compreender o lugar em Geografia significa entender o que acontece no espaço onde se vive para além das suas condições naturais ou humanas. Muitas vezes as explicações podem estar fora, sendo necessário buscar motivos tanto internos quantos externos para se compreender o que acontece em cada lugar, assim conhecer o lugar em que se vive, permite que o sujeito conheça sua história e que consiga entender as coisas que ali acontecem.

Nessa ótica o processo de ensino/aprendizagem, com a participação da Geografia como ciência social, assume uma importância singular, sobretudo em face de sua disposição histórica de entender sociedade e natureza como sendo dimensões de uma mesma realidade, torna-se necessário incorporar a realidade local nas propostas didático/pedagógicos, enriquecendo as mesmas.

A questão ambiental é um reflexo do espaço produzido pelos homens ao longo da história, pautada nas relações íntimas que se estabelecem entre homem e natureza. O homem na busca de seu bem estar cria espaços de destruição dos recursos naturais não renováveis ou até mesmo dos renováveis a longo e médio prazo.

Desta forma, uma postura pedagógica que permita ao aluno estudar a própria realidade em que vive, superando o senso comum e reconhecendo a história do meio em que se vive como sua própria história, assim os conteúdos gerais devem garantir a relação direta com a realidade local e as explicações gerais do mundo.

 

Conclusões

Diante de tanta complexidade – no Brasil e no Mundo – o entendimento da Construção do pensamento geográfico, da interpretação científica sobre a natureza e a sociedade passam por diversas análises, é necessário então incorporar o sujeito nessas discussões enriquecendo o processo de ensino/aprendizagem, nesse sentido pode fornecer ao aluno elementos importantes para as transformações no lugar de vivência.

Assim propõe-se incluir nos programas curriculares de ensino, conteúdos, metodologias e estratégias de ensino que permitam levar aos alunos e professores reflexões sobre valores, comportamentos e convicções que têm orientado ou que podem reorientar práticas sociais em relação à natureza e ao ambiente construído.

Essa proposta de trabalho, portanto, pretende alcançar a dimensão política da participação pedagógica na formação da consciência, ao ofertar recursos e elementos metodológicos para o conhecimento da realidade vivida pelo aluno. Para tanto, estamos propondo a transformação dos produtos finais e parciais dos projetos de pesquisa, desenvolvidos pelo curso de Geografia do Campus de Catalão, em recursos e materiais didáticos para as escolas da  rede pública de ensino.

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999 (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v 2).

 

CALLAI, Helena Copetti. O Meio Ambiente no Ensino Fundamental. In: Dossiê: Os PCNs em discussão. Revista Terra Livre, São Paulo, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n 13, p. 9-19, 1997.

 

______. A Geografia no Ensino Médio. In: As transformações no Mundo da Educação: Geografia, ensino e responsabilidade social. Revista Terra Livre, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n 14, p.56-89, 1999.

 

 

______. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Editora Mediação, 2002, p. 83-134.

 

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A Formação de Professores e o Ensino de Geografia. In: As transformações no Mundo da Educação: Geografia, ensino e responsabilidade social. Revista Terra Livre, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n 14, p.49-55, 1999.

 

Pereira, Diamantino. A Dimensão Pedagógica na Formação do Geógrafo. In: As transformações no Mundo da Educação: Geografia, ensino e responsabilidade social. Revista Terra Livre, Associação dos Geógrafos Brasileiros, n 14, p.41-47, 1999.



[1] Projeto Prolicen: Valorizar o lugar transformar o espaço de vivência: uma contribuição do ensino de Geografia à cidadania na educação básica em Catalão-GO.

[2] Bolsista do Projeto

[3] Orientador do Projeto

[4] Co-orientadora do Projeto