MOVIMENTOS SOCIAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA:
Uma Interação Necessária.
Jaqueline de Cássia Naves
Graduanda no Curso de Geografia do Campus Catalão - Universidade Federal de Goiás
Bolsista PROLICEN 2004
PROFª.DRª. Helena Angélica de Mesquita - Orientadora
Profª. do Curso de Geografia do Campus Catalão – Universidade Federal de Goiás
Palavras Chaves: Ensino de Geografia; Movimentos Sociais; Grande Mídia.
1 JUSTIFICATIVA
Compreendendo que, a ciência geográfica tem como objeto de análise o espaço geográfico. É dever dessa ciência analisar a dinâmica sócio-espacial que constróe e reconstrói diariamente o espaço. Assim, as organizações sociais que buscam modificações e que transformam por suas ações o espaço geográfico devem ser analisadas pela Geografia. Cabe a ciência geográfica compreender estas organizações sociais dentro de um contexto histórico e compreendendo este processo na reprodução do espaço.
A justificativa para esta pesquisa é compreender os movimentos sociais como pertencentes do cotidiano da sociedade moderna sendo uma temática atual a ser trabalhada na compreensão das políticas públicas como a políticas agrárias, urbanas, ambientais, econômicas e a social e espacializadas no espaço geográfico.
2 METODOLOGIA
Pensando em articular estas questões no ambiente de sala de aula especificamente na geografia, propormos, dentro do currículo desta disciplina, a temática dos movimentos sociais, visto que, são organizações sociais que interferem na construção e reconstrução do espaço geográfico. Além do, que é uma temática que pode ser utilizada na abordagem de vários conceitos e temas trabalhados pela geografia como paisagem, região, natureza etc. Este tema pode ser trabalhado também de forma interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar.
O intuito deste projeto é auxiliar os professores dos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental a desenvolver esta temática em sala de aula, usado como material auxiliar o material didático – pedagógico produzido como resultado final das pesquisas deste projeto. Contundo, não é intuito equalizar o ensino sobre esta temática, o material como todo e qualquer material é auxiliar do professor.
3 ANÁLISES DOS DADOS
Na elaboração deste material estamos utilizando textos teóricos - que tem a função de fornecer a base para as discussões e análises – e artigos, texto produzido pela grande mídia. Compreendendo que os veículos de comunicação de massa desempenham um papel fundamental na sociedade atual a formação de opinião de massa.
Com base em artigos, matérias publicadas na grande mídia impressa, na de radiodifusão e telejornais buscamos analisar a imagem construída dos movimentos sociais no Brasil, com o propósito de cruzar estas informações, que, por vezes, tratam os movimentos sociais de forma estereotipada e depreciativa, com a ótica dos movimentos sociais como organizações sociais que buscam melhorias do espaço, direito a terra de trabalho, por moradia, benefícios e estruturas do espaço geográfico enfim, os analisando como organizações sociais de indivíduos que buscam e lutam por seus direitos.
Cabe a Geografia trazer a questão para a sala de aula, buscar “fazer de nossas aulas um momento de crítica a realidade em que vivemos e, ao mesmo tempo, um lugar para sonhar com o mundo” (BARBOSA, P. 110) isto é, a geografia comprometida com a transformação da sociedade cabe a ela tutorar o debate na sala de aula.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto de pesquisa está em andamento. Os dados coletados até o momento demonstram insuficiência para uma análise mais profunda sobre a temática, contudo o projeto se mostra profícuo até o momento, visto que, em encontros, congressos nos quais abordamos e discutimos o projeto há uma aceitação e interesse pela questão, tanto por graduandos em geografia, como também por professores da área e alguns setores da sociedade que vêm à importância de questões e temas como estes serem debatidos no ambiente escolar.
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, J. L. GEOGRAFIA E CINEMA: em busca de aproximações do inesperado In: Novos Caminhos da Geografia (org.) CARLOS, A. F. A.. São Paulo: Contexto, 1999. p. 109 - 133
FARIA, A. L. G. A Ideologia no Livro Didático. São Paulo / SP. Cortez, 1996.
FERREIRA, N. T. Cidadania: Uma Questão para a Educação. São Paulo. Ed. Nova Fronteira, 1993.
FERNANDES, B. M. Movimento Social como Categoria Geográfica in: Terra Livre n 15. AGB. São Paulo, 2000. p. 59 – 85.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: geografia / secretaria de Educação e Ensino Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
SADER, E. QUANDO NOVOS PERSONAGENS ENTRARAM EM CENA: experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo 1970 – 1980. , São Paulo Editora Paz e Terra 1988 p. 321