INTEGRALIZACAO E SOCIALIZACAO DO ESTUDO E O ENSINO DE BIOLOGIA
EVANGELISTA, L. M.1 ; ANUNCIACAO, C. E. 2
1 ICB/UFG, lala_mista@yahoo.com.br
2 ICB/UFG, carlose@icb.ufg.br
Palavras-chave: Ensino, Biologia, Internet
1- JUSTIFICATIVA
A falta de incentivos governamentais eficientes e orientados à elaboração de métodos e práticas de ensino provocou uma dissociação entre o ensino de licenciatura e o ensino fundamental e médio, levando a formação de professores sem treinamento e desmotivados a desenvolver métodos alternativos para ensinar. Aliado a esse fator e no tocante a biologia, está a carência de docentes graduados em ciências biológicas e com pós-graduação em educação, na UFG e em todo o Brasil. Destaca-se também, a carência de literatura especializada acessível e em português, destinada a elaboração de métodos e práticas de ensino em Biologia para os professores do ensino infantil, fundamental e médio.
Atualmente os computadores são os maiores aliados na busca da informação, pois a Internet tem avançado rapidamente por todo o mundo, proporcionando a democratização da informação, mesmo que as vezes esta seja distorcida dificultando, assim, a sua compreensão. Muitos professores acessam a rede na busca de novas informações e praticas de ensino para repassarem a seus alunos. No que tange `a Biologia isso também acontece, pelo seu caráter dinâmico, a cada dia novas descobertas são incorporadas e muitas destas dispostas na rede de computadores, a Internet. Entretanto a maioria destas informações são inacessíveis para o usuário comum pela linguagem, idioma e pelo imbricado sistema de acesso. Como resultado deste panorama, acessar a informação pode resultar num longo dispêndio de tempo, às vezes infrutífero.
Assim, dado o perfil sociocultural da maioria dos professores do ensino médio e fundamental no Brasil, a catalogação do material pertinente a métodos e práticas de ensino, associadas à troca de informação em um canal específico e acessível como a Internet, pode propiciar tanto o ensino de licenciatura quanto aos professores da rede escolar uma reestruturação do material didático, com introdução de práticas modernas e bastante eficientes do interesse dos alunos, tornando a aula dinâmica, criativa, mais independente do fornecido somente pelos livros didáticos.
Uma triagem prévia de assuntos e temas disponíveis, catalogação de textos, artigos, software, links de acesso, bibliografia específica, etc., relacionados à Biologia como fonte de informação à pesquisa e atualização, e seus links de acesso, permitiria ao usuário fazer uma consulta direcionada e mais completa, alem de economia de tempo
Para obter maior integração e participação com a comunidade é preciso estimular a troca de informações, o que a Internet permite de modo eficiente através de serviços de "e-mails" e salas de bate-papo, comuns nos sites de caráter comercial. Para os alunos de licenciatura significa um maior contato com os problemas educacionais do Brasil, vivenciando os fatos e propondo soluções e aplicando os conhecimentos adquiridos na Universidade.
2- METODOLOGIA
A metodologia utilizada para execução desse trabalho e justamente o uso do computador, ou principalmente, a Internet, que esta' sendo a maior fonte de pesquisa.
Primeiramente foi feita uma seleção de software relativos `a criação de “Home Page”. Posteriormente a catalogação de links de informação, software, cursos, praticas etc. relativos a Biologia; essas informações serão disponibilizadas aos alunos de ensino médio e fundamental, em português e adaptadas ao sistema de ensino brasileiro, `a medida que a "Home Page" for implementada.
Através de uma consulta (levantamento) nas escolas nas áreas carentes de informação em biologia e de material didático, serão elaborados textos e outros materiais didáticos, destinados à suprir as áreas carentes de informação levantadas através da participação dos alunos de licenciatura da UFG.
Será levantado, também, procurando integrar a universidade e os alunos de ensino fundamental e principalmente médio, a catalogação das praticas de ensino em Biologia para serem testadas e disponibilizá-las para uso nas escolas. Para tal, será divulgado o endereço da "Home Page" na escolas selecionadas em Goiânia. Objetivando promover a experiência da pratica didática, os alunos serão estimulados a acompanhar visitas orientadas das escolas de ensino médio e fundamental (excursões), proferir palestras e outras praticas de ensino, através de coleta de solicitações inseridas no site.
3- PROSSEGUIMENTO (resultados)
Ate o presente momento, o projeto se encontra em fase de elaboração de textos, e catalogação de informações colhidas na Internet e em atividades didáticas diversificadas na UFG, como seminários, monografias, artigos, etc. A "Home Page" também esta' sendo estruturada para ser abrigada no provedor do ICB.
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brandão, C. Rodrigues, 1995. O que e' educação, 33ed. Ed. Brasiliense, SP.
CD-Roon fácil, revista 1o ano, no.6, 2000. Ed. Europa.
Cunha, L.A, 1994. Educação e desenvolvimento social no Brasil, 2a ed. Ed. Francisco Alves, RJ.
Front Page Webs- Internet Explores 4,0. Program shareware.
Holner, Steven & Norton, Peter, 1994. Visual basic for windows vs. 3.0, Ed. Campus.
Meirelles, F.S., 1994. Informática- Novas Aplicações com Microcomputadores, 2ª ed. Ed. Makron Books, SP.
Setzer, V.W., 1990. Banco de Dados, 3a ed. Ed. Edgard Blucher Ltda, SP.
www.educacao.ufpr.br/dtfe/material_ciencias_e_biologia.htm