PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES NA UFG/CAC: PRODUÇÕES MONOGRAFICAS 1993/2002

 

Lana Ferreira de Lima

                                                                                           Maria do Carmo Morales Pinheiro

Roseane Patrícia de Souza e Silva

Professoras do curso de Educação Física UFG/CAC

Renatta Suse Monteiro de Melo

Bolsista do projeto/PROLICEN

 

e-mail: patisouza2002@yahoo.com.br; renatta.suse@zipmail.com.br

Palavras-chave: monografia; Educação Física; pesquisa.

 

Introdução

Os estudos que se propuseram a analisar e catalogar a produção científica no Brasil na área da Educação Física permitem afirmar que no mínimo há três décadas esse tema tem preocupado os pesquisadores brasileiros. Tais investigações trouxeram importantes contribuições para uma melhor explicitação dos rumos da pesquisa e para uma redefinição dos modelos tradicionais que predominaram nos anos 70 e em meados dos anos 80, especialmente no espaço da pós-graduação stricto sensu. Os resultados destes estudos evidenciaram as opções epistemológicas das pesquisas realizadas, os métodos de investigação priorizados pelos autores, os temas abordados, dentre outros aspectos. Apesar destes avanços, os estudos sobre a produção científica no Brasil, que visem uma análise mais abrangente, principalmente no que diz respeito a uma reflexão mais crítica sobre essa produção, ainda são escassos. Dentre os autores que desenvolveram estudos nessa perspectiva na área da Educação Física, destacamos Silva (1990; 1997) e Carlan (1996).

Silva (1990) desenvolveu estudo que visou analisar as dissertações produzidas nos programas de mestrado na área de Educação Física no Brasil a partir da década de 70 até o ano de 1987, período em que identificou mais de 150 dissertações. A partir desta análise percebeu a necessidade de se ampliar a discussão sobre o papel desempenhado pela pesquisa produzida nesses Cursos.

Carlan (1996) voltou sua atenção para a identificação das dissertações que tinham como objeto a Educação Física Escolar no Brasil, especificamente as produzidas na UFSM, UFRGS, UFSC e UNICAMP, entre os anos de 1980 e 1993. Esse autor examinou as propostas para a Educação Física Escolar e concluiu que as dissertações analisadas não propuseram orientação prática para os problemas que foram priorizados e, que em um número significativo destes estudos o ‘objeto de pesquisa’ não foi extraído da área específica, mas do campo de abrangência mais geral, das ciências humanas e sociais.

Silva (1997), em sua tese de doutoramento, dá continuidade à análise das dissertações produzidas nos cursos de Mestrado em Educação Física no Brasil no período de 1988 a 1994, concluindo que a vertente empírico-analítica ainda é dominante nesta produção, tanto nos mais antigos quanto nos mais recentes Cursos de Pós-Graduação. Além disso, a autora afirma que, embora tênue, existe uma tendência de reorientação epistemológico-metodológica nesta produção científica.

Neste contexto, uma das iniciativas mais significativas no que se refere à sistematização e divulgação da produção científica em Educação Física e Esportes, foi a constituição do banco de dados intitulado Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses em Educação Física e Esportes – NUBRADITEFE, na década de 90 do século XX. Atualmente denominado NUTESES, o Núcleo localizado na Universidade Federal de Uberlândia-MG foi implementado visando reunir, sistematizar, difundir e assegurar o acesso às informações referentes à produção científica da área de Educação Física e Esportes, desenvolvida nos cursos de pós-graduação estrito-senso, específicos da área ou áreas afins, nacionais e estrangeiros (SILVA, 1996).

Outra importante contribuição é o trabalho de Ferreira Neto et al (2002), que organizou um Catálogo dos periódicos da área da Educação Física e Esportes, abrangendo o período de 1930 a 2000. Seu intuito foi potencializar estudos e pesquisas que têm como principal fonte investigativa o conhecimento que vem sendo produzido na Educação Física. Daí a necessidade de organizar catálogos, repertórios e guias de fontes que disponibilizem tais informações. Além disso, segundo o autor, os catálogos podem propiciar a construção de uma rede de interlocução entre os vários pesquisadores e sua produção.

Desse modo, o que originou a presente pesquisa foi a necessidade de organizar, sistematizar e analisar os estudos que vêm sendo desenvolvidos no curso de Educação Física do CAC/UFG, desde os seus primeiros anos de existência até o presente momento, haja visto que estes procedimentos permitirão identificar questões que merecem mais debate e reflexão crítica. Portanto, a relevância científica deste estudo situa-se na possibilidade de explicitar os rumos da pesquisa desenvolvida no curso de Educação Física do CAC/UFG, evidenciando por um lado as contribuições e avanços alcançados pelos estudos produzidos até o ano de 2002 e, por outro, indicando as lacunas ainda persistentes.

Além disso, entendemos que o estudo dessa produção poderá contribuir sobremaneira, não só como elemento impulsionador da produção científica no curso, como também para a formação inicial dos alunos na área da pesquisa, estimulando-os para a continuidade de seus estudos em nível de mestrado e doutorado.

Nesse sentido, algumas preocupações, no que se refere a esse processo de produção monográfica, podem ser sintetizadas nas seguintes questões: quais são as temáticas privilegiadas nesta produção científica? Como se articulam estas temáticas à direção e objetivos da proposta curricular do curso? Qual a área do Aprofundamento vem sendo privilegiada no processo de construção das monografias?

 

Metodologia

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois utilizou como fonte para coleta dos dados 209 trabalhos monográficos produzidos no Curso de Educação Física do CAC/UFG no período de 1993-2002.

As ações metodológicas previstas para serem desenvolvidas são: 1) Levantamento bibliográfico sobre o tema da produção do conhecimento em Educação Física; 2) Identificação e reprodução dos resumos dos trabalhos monográficos; 3) Agrupamento dos trabalhos por área de aprofundamento; 4) Identificação das principais temáticas abordadas, bem como os problemas e objetivos priorizados nos trabalhos monográficos; 5) Identificação dos principais tipos de pesquisa e técnicas de pesquisa utilizadas nas monografias; 6) Análise e interpretação dos dados obtidos; 7) Diagramação e Editoração dos trabalhos para a forma de publicação; 8) Elaboração do relatório final.

 

Resultados Parciais

Como resultados parciais, podemos apontar que no período em estudo, 1993-2002, foram produzidos no Curso de Educação Física do CAC/UFG, 209 trabalhos monográficos. Deste total, se encontram no acervo da biblioteca do CAC/UFG apenas 204, dos quais 61 não possuem o resumo.

A partir da leitura dos resumos, identificamos que muitos não apresentam o problema, os objetivos, a metodologia da pesquisa, o que pode dificultar o entendimento tanto do leitor em relação ao conteúdo do texto, quanto dos pesquisadores que tenham por objeto o estudo monográfico. Após esse momento, os trabalhos foram agrupados por área de aprofundamento, ou seja, em Educação Física Popular, Escolar e Desporto. A partir desse agrupamento, realizamos as análises referentes ao total de monografias produzidas por ano e identificamos o percentual de monografias produzidas por aprofundamento.

Constatamos que a maior produção monográfica se encontra no aprofundamento em Educação Física Popular que representa 46,3% da mesma. Em segundo lugar aparece o Aprofundamento em Educação Física Escolar, com 39,4% das monografias. Por último, com uma produção bastante baixa, aparece o Aprofundamento em Desporto, que representa 14,3% do total de monografias.

Com base nessa perspectiva de produção, podemos identificar que apesar do currículo em vigor no curso de Educação Física da UFG estar voltado para a área escolar, o interesse de pesquisa dos acadêmicos se concentra, principalmente, em outras possíveis áreas de atuação, tais como o lazer, as políticas públicas, os grupos especiais, saúde, dentre outros. Por outro lado, se a escola movimenta um percentual menor de interesses investigativos, algumas das temáticas vinculadas a essa área, tais como a Educação Infantil e a relação ludicidade/desenvolvimento humano, demonstram uma ampliação do olhar da Educação Física Escolar. Já a área do Desporto é a que concentra menor quantidade de investigações, apontando que de alguma forma, este objeto necessita de discussões mais elaboradas e profundas no interior do curso.

Em relação à produção do catálogo, previsto como uma das metas do estudo, evidenciamos que este já está estruturado, porém estamos na busca por financiamento para que a publicação seja realizada ainda no ano de 2004.

 

Referências bibliográficas

CARLAN, P. A produção do conhecimento na Educação Física brasileira e sua proposta de intervenção na Educação Física Escolar. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC, Florianópolis. 1996.

FERREIRA NETO, Amarilio (org). Catálogo de periódicos de Educação Física e Esporte (1930 – 2000). Vitória: Próteoria, 2002.

SILVA. R. V. S. Mestrados em Educação Física no Brasil: pesquisando suas pesquisas. 1990. 236f Dissertação (Mestrado em Educação Física.), Santa Maria: UFSM, 1990.

_____. Pesquisas em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas. 1997. 278f. Tese (Doutorado em Educação), Campinas: Unicamp, 1997.

____.; ALVES, M.B.M.; PRINGOLATO, E.M.P. (Orgs).Produção científica em Educação Física e Esportes: dissertações e teses (1979-1994).Uberlândia: UFU/NUBRADITEFE, 1996. 495p. (Série Mestrados e Doutorados em Educação Física e Esportes,1)