Titulo: 

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E  A TRANSIÇÃO  CURRICULAR: IMPASSES, EXPECTATIVAS E DESAFIOS  VIVENCIADOS NO CAMPUS DE CATALÃO

 

MELO, Eliane Maria de. (UFGCAC/ bolsista PROLICEN/2004

ALMEIDA BARROS, Aparecida Maria. /UFG/CAC (orientadora)

 

Unidade Acadêmica: CAMPUS AVANÇADO DE CATALÃO

E-mail: Bolsista:                   Orientador: cidaab@innet.psi.br

 

Palavras-Chave:

Diretrizes Curriculares - formação de professores -  ensino superior

 

Justificativa/referencial teórico

 

            Os  primeiros contornos do Novo Currículo do Curso de Pedagogia, indicam  a possível existência de um novo campo de interesses e expectativas formuladas por alunos e professores em torno da transição curricular e da implantação de um novo currículo no Curso de Pedagogia. Isso sinaliza para algumas questões a ser investigadas: quais as possibilidades concretas que a instituição apresenta para a implantação do novo currículo? Que expectativas, singularidades e especificidades são apresentadas por alunos e professores nesse processo de transição no caso específico do Campus de Catalão? Como o processo de transição está sendo interpretação, discutido, apreendido e avaliado no espaço acadêmico pelos diferentes pares? Alguma repercussão da mudança curricular já pode ser visualizada junto à comunidade educacional e o sistema escolar?  Para refletir sobre estas indagações a pesquisa tem como objetivo: Analisar o impacto da transição curricular do Curso de Pedagogia/CAC, através das primeiras experiências vivenciadas por alunos e professores; 2) Documentar e registrar  ações  e situações realizadas com a finalidade de acompanhar, discutir e implementar o processo de transição curricular do Curso de Pedagogia/CAC/UFG; 3) Sistematizar os relatórios de pesquisa, tendo em vista a apresentação em eventos científicos e publicação dos resultados em periódicos especializados.

            Na nova proposta curricular, o Curso de Pedagogia procura atender às novas exigências colocadas pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96), pelo Ministério da Educação no que diz respeito à formação de Profissionais do Ensino e ao novo Regimento Geral dos Cursos da UFG. Ao proclamar a docência como eixo da formação do pedagogo, o novo currículo define  o perfil de profissional que se deseja qualificar:

Essa proposta curricular, centrada na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pretende formar o educador capaz de pensar a prática, a existência humana, a educação, a escola e o saber historicamente produzido. Nesse sentido e tendo em vista a legislação em vigor, o Curso de Pedagogia proposto tem como finalidade estimular:

A reflexão, entendida como compreensão crítica, radical e rigorosa, do sentido e da gênese da esfera  da existência humana, social e pessoal, da esfera da cultura, da educação, da escola e do saber;

A criação cultural e a formação de docentes e discentes como sujeitos da cultura;

A ação como atividade criadora, transformadora, e afirmação da autonomia e da liberdade  dos sujeitos e das instituições, em todas as suas dimensões;

A articulação de todos os componentes curriculares, fecundando o trabalho educativo.  (2003: 11).

 

            Outro destaque do novo currículo é a garantia das áreas que compõem o eixo de formação de todos os Cursos de Licenciaturas, quais sejam: Políticas Públicas, Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico, Educação Comunicação e Mídias e as áreas de fundamentos: Psicologia, Sociologia e Filosofia, confirmando o exposto na Resolução CEPEC 635/2003.

             Ao observarmos a nova proposta curricular é possível visualizar a ampliação da carga horária total e das áreas, bem como a verticalização e aprofundamento de estudos para as duas habilitações.  Na opinião de alguns alunos e professores, esta ainda não é a proposta ideal para a formação do pedagogo; apesar de suprimir algumas áreas consideradas importantes (a biologia, a língua portuguesa) e deixar de fora a lingüística, por exemplo, já apresenta alguns avanços em relação à proposta anterior. 

 

Metodologia

 

            A pesquisa é orientada pelos pressupostos da pesquisa-ação, por se tratar de um processo que está sendo investigado através da participação e acompanhamento de pesquisador e bolsista nas situações de debate, estudo e avaliação das primeiras experiências vivenciadas por professores e alunos do Curso de Pedagogia do CAC/UFG neste ano de transição curricular. Para o levantamento de dados selecionamos eventos e situações específicas organizadas pelo Curso de Pedagogia que sinalizam o registro e avaliação do processo de transição curricular e implantação do novo currículo. Estamos utilizando instrumentos de pesquisa como: entrevistas, questionários, observação dirigida e registro.

 

Análise de Dados

 

            O Projeto encontra-se em fase de sistematização dos dados coletados junto aos alunos e professores. As primeiras análises apontam alguns aspectos relação às primeiras ações efetivadas pelo Curso para inserir-se no processo de transição curricular proposto pela universidade. No caso específico de Catalão, após um estudo interno das condições estruturais do Campus e a disponibilidade de professores para atuarem nas áreas e disciplinas curriculares, verificou-se que a alternativa viável para proceder à mudança curricular é a implantação gradativa deste novo currículo, isto é, os  concluintes da primeira série em 2003, optaram  pela transição ao novo currículo, estando aptos a cursarem em 2004  o 3º e 4º semestres, respectivamente.  Ao  mesmo tempo, os veteranos do 3º e 4º ano têm garantido o direito de concluir o Curso na mesma matriz curricular definida no edital de vestibular, ou seja, estas turmas permanecem no “currículo antigo” até a sua conclusão na última série.

            Em outras palavras, neste processo de transição curricular, diante das circunstâncias já expostas, estará assegurada a oferta pelos professores da dependência em disciplinas curriculares, se for a opção do aluno, enquanto que, os casos de reprovação na série, o aluno terá como única alternativa, adaptar-se ao novo currículo.

 

Conclusões

 

            As conclusões parciais, visto que o projeto encontra-se em andamento, indicam a existência de expectativas e uma certa ansiedade dos alunos diante da nova proposta e observa-se  um elevado empenho e investimento dos professores na garantia de uma formação de qualidade ao pedagogo, para que os alunos procurem integralizar seus estudos em tempo hábil, evitando assim atrasos e transtornos que possam resultar em dependências e atrasos no fluxo regular do Curso. Em relação aos professores, os dados levantados apontam um conjunto de dificuldades para a efetivação da proposta em virtude de problemas estruturais e de condições adequadas para atender à demanda que sugere o fluxo do novo currículo. Os demais dados levantados na pesquisa de campo constarão do relatório final de conclusão do projeto.

 

Situação do Projeto: em andamento, na fase de sistematização dos dados locais.

 

Referências Bibliográficas:

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CURY, C. R. J. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação: (Lei 9.394/96).Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

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SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia Científica.

 

Fonte de financiamento: bolsa do PROLICEN/2004.