Ensino; Música Popular; Teclado; Piano.
O ensino de música popular para tecladistas e pianistas vem crescendo intensamente devido a uma grande demanda do público interessado em aprender música, principalmente com a explosão de teclados lançados no mercado com inúmeras possibilidades automáticas. Estas possibilidades causam a impressão de extrema facilidade no aprendizado musical e são de grande persuasão. O que ocorre desde a década de 1980 no Brasil é que um grande número de alunos procuram por escolas e professores de música com o intuito de aprender música popular o mais rápido possível. No entanto, este ensino é feito às escuras pois o material didático-pedagógico existente é deficiente, escasso e voltado principalmente para o teclado. Além disso, contém intrínseco um excessivo uso e dependência das funções automatizadas do instrumento, principalmente com relação ao acompanhamento rítmico e arranjo harmônico da melodia.
Cabe ao professor criar ferramentas específicas para este fim, sem muitas vezes conhecer esta área de trabalho e sem saber onde procurar por estes recursos, pois a maioria dos cursos de formação de músicos no país são da área erudita.
Este trabalho é uma tentativa de iniciar uma sistematização didático-pedagógica de padrões rítmicos e harmônicos de acompanhamento de música popular brasileira para tecladistas e pianistas através da pesquisa etnográfica, discográfica e bibliográfica, buscando trazer a prática instrumental popular para o âmbito acadêmico do ensino musical. A base teórica para tal projeto é uma somatória de ensinamentos dos principais teóricos da educação como Piaget, Dalcroze, Gardner, Orff, Swanwick, que reconhecem a importância da prática no aprendizado. Além disso, está de acordo com os mais recentes estudos etnomusicológicos sobre a importância do conhecimento empírico popular para uma melhor compreensão dos vários universos musicais (Nettl). Portanto, considerar a prática musical popular como objeto de estudo e tentar estruturá-la academicamente é coerente com as principais correntes atuais do estudo da educação e da educação musical.
Com a realização desta sistematização teremos elaborado um material inédito para uso no ensino fundamental, médio e de graduação e de grande valia para profissionais da área: instrumentistas e professores. Além disso, o material irá contribuir para a sistematização didático-pedagógica do ensino de música popular brasileira na academia, a exemplo da literatura existente nos Estados Unidos com relação ao jazz e ao blues, músicas populares daquele país.
4. Metodologia
O trabalho será desenvolvido buscando-se a sistematização de uma prática já existente dividido em cinco etapas, a saber :
1. Coleta de dados e escolha dos estilos a serem abordados.
2. pesquisa bibliográfica. ( partituras de violão, teclado, percurssão e bateria, principais intrumentos de acompanhamentos de música popular.)
3. Transcrição e elaboração dos estilos a serem abordados.
4. Sistematização.
5. Compilação de todo o conhecimento apreendido de maneira a ser instrumento de trabalho utilizado por profissionais da área.
Chediak, Almir. Harmonia e Improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
Curia, Wilson. Harmonia Moderna e Improvisação. São Paulo: Fermata, 1994.
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Fontainha, Guilherme Halfeld. O Ensino do Piano: Seus Problemas Técnicos e Estéticos. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1956.
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Graetzer, G. e Yepes, A. Guía para la Práctica de “Música para Niños” de Carl Orff. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1983.
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Kaplan, José Alberto. O Ensino do Piano: Reflexões sobre a Técnica Pianística. João Pessoa, Paraíba: Editora Universitária UFPb, 1979 (Série Pedagogia 6).
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Landis, Beth and Carder, Polly. The Eclectic Curriculum in American Music Education: Contributions of Dalcroze, Kodaly and Orff. Virginia: Music Educators National Conference, 1972.
Mársico, Leda Osório. A Criança e a Música. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
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Martins, Raimundo. Educação Musical: Conceitos e Preconceitos. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
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Nettl, Bruno. The Study of Ethnomusicology: Twenty-Nine Issues and Concepts. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1983.
Pahlen, Kurt. La Música en la Educación Moderna. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1961.
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Swanwick, K. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994.