1. Título: PADRÕES DE ACOMPANHAMENTO NO ENSINO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA TECLADISTAS E PIANISTAS

2. Autores: MARIANO, E. ;  FERNADES, A.

3. Instituição de vínculo: Universidade Federal de Goiás. ( EMAC )

4. E-mail: afernad@terra.com.br  ; marianoeduardo2000@yahoo.com.br.

2. Palavras-Chave:

Ensino; Música Popular; Teclado; Piano.

3. Justificativa

O ensino de música popular para tecladistas e pianistas vem crescendo intensamente devido a uma grande demanda do público interessado em aprender música, principalmente com a explosão de teclados lançados no mercado com inúmeras possibilidades automáticas.  Estas possibilidades causam a impressão de extrema facilidade no aprendizado musical e são de grande persuasão. O que ocorre desde a década de 1980 no Brasil é que um grande número de alunos procuram por escolas e professores de música com o intuito de aprender música popular o mais rápido possível. No entanto, este ensino é feito às escuras pois o material didático-pedagógico existente é deficiente, escasso e voltado principalmente para o teclado. Além disso, contém intrínseco um excessivo uso e dependência das funções automatizadas do instrumento, principalmente com relação ao acompanhamento rítmico e arranjo harmônico da melodia.

Cabe ao professor criar ferramentas específicas para este fim, sem muitas vezes conhecer esta área de trabalho e sem saber onde procurar por estes recursos, pois a maioria dos cursos de formação de músicos no país são da área erudita.

Este trabalho é uma tentativa de iniciar uma sistematização didático-pedagógica de padrões rítmicos e harmônicos de acompanhamento de música popular brasileira para tecladistas e pianistas através da pesquisa etnográfica, discográfica e bibliográfica, buscando trazer a prática instrumental popular para o âmbito acadêmico do ensino musical. A base teórica para tal projeto é uma somatória de ensinamentos dos principais teóricos da educação como Piaget, Dalcroze, Gardner, Orff, Swanwick,  que reconhecem a importância da prática no aprendizado. Além disso, está de acordo com os mais recentes estudos etnomusicológicos sobre a importância do conhecimento empírico popular para uma melhor compreensão dos vários universos musicais (Nettl). Portanto, considerar a prática musical popular como objeto de estudo e tentar estruturá-la academicamente  é coerente com as principais correntes atuais do estudo da educação e da educação musical.   

Com a realização desta sistematização teremos elaborado um material inédito para uso no ensino fundamental, médio e de graduação e de grande valia  para profissionais da área: instrumentistas e professores. Além disso, o material irá contribuir para a sistematização didático-pedagógica do ensino de música popular brasileira na academia, a exemplo da literatura existente nos Estados Unidos com relação ao jazz e ao blues, músicas populares daquele país.

 

4. Metodologia

O trabalho será desenvolvido buscando-se a sistematização de uma prática já existente dividido em cinco etapas, a saber :

1. Coleta de dados e escolha dos estilos a serem abordados.

2. pesquisa bibliográfica. ( partituras de violão,  teclado,  percurssão e bateria, principais intrumentos de acompanhamentos de música popular.)

3. Transcrição e elaboração dos estilos a serem abordados.

4. Sistematização.      

5. Compilação de todo o conhecimento apreendido de maneira a ser instrumento de trabalho utilizado por profissionais da área.

5. Análise de dados.

1.  Pesquisa bibliográfica

6. Conclusões

A pesquisa ainda não está concluída, mas será cumprida na íntegra dentro do cronograma estabelecido.(dezembro de 2004 ). Desde já obtem-se resultados satisfatórios e otimistas.

7. Referências Bibliográficas

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