A PRODUÇÃO DE TEXTOS COMO SUBSÍDIO PARA O ALUNO DO ENSINO

FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

LIMA, Marco Antônio Oliveira;

Acadêmico do curso de Educação Física do Campus de Catalão/UFG

PAULA, Maristela Vicente de;

Prof.a Ms. do curso de Educação Física do Campus de Catalão/UFG.

marcolivg@yahoo.com.br

 

Palavras-chave: Educação Física escolar, leitura, metodologia de ensino.

 

 

Ao pensarmos a escola na perspectiva de formação de sujeitos, entendemos que os recursos metodológicos de ensino escolhidos são fundamentais para se promover uma leitura de mundo contextualizada, crítica, e autônoma.

 Referente a Educação Física escolar a mesma não poderá posicionar-se fora do compromisso em conjunto com as demais disciplinas de contribuir para a formação de sujeitos, (Soares; Taffarel; Escobar, 1993). Portanto, cabe a Educação Física o papel de transmitir o conhecimento específico de sua área, de maneira a contribuir com a totalidade dos conteúdos tratados na escola pelas várias disciplinas do currículo escolar.  Então, constatamos que:

 

... um componente curricular com seu conteúdo específico justifica-se na medida em que constitui, enquanto parte, para a apropriação, pelos alunos, de uma totalidade de conhecimentos que lhes possibilita a leitura crítica do mundo que os cerca. (Soares; Taffarel; Escobar, 1993, p. 213).

 

Na composição da aula transfigurada no trabalho pedagógico do professor, é fundamental que o mesmo tenha o auxílio de referenciais bibliográficos que lhe apóiem na condução da aula.

Contudo ao focarmos a Educação Física escolar no ensino fundamental e médio, detectamos que não existem subsídios bibliográficos, em quantidade significativa, voltados para o aluno, que discutam os conteúdos da Educação Física escolar. Essa constatação implica no risco de caímos no equivoco para o qual Freire (2001) nos alerta, mediante a necessidade de sermos coerentes com o discurso e a prática de uma educação democrática, uma vez que a relação de acesso ao conhecimento está basicamente centralizada a exposição do professor, sem propiciar reais condições de debate entre professor e alunos:

 

Cada um de nós é um ser no mundo, com o mundo e com os outros. Viver ou encarnar esta constatação evidente, enquanto educador ou educadora, significa reconhecer nos outros (...) o direito de dizer sua palavra. Direito deles de falar o que corresponde nosso dever de escutá-los. (2001, p.26)

 

A escassez de subsídios bibliográficos voltados para o aluno implica na impossibilidade dos mesmos acessarem compreensões diferenciadas sobre um mesmo assunto. Observamos que o professor de Educação Física lança mão de vários recursos, entre eles formas diferenciadas de linguagens para tratar seus conteúdos. Dentre essas formas de linguagem destacam-se as linguagens oral e gestual, que se expressam corporalmente ou por outros mecanismos como fotos, gravuras, fitas em VHS entre outros.

Carmo (1999) em sua dissertação de mestrado, que trata do uso do livro como recurso didático no ensino do futebol, discute a importância de se incluir material escrito referente ao conteúdo trabalhado aos demais meios de ensino, considerando que se trata de um mecanismo auxiliar fundamental para a construção da autonomia:

 

A linguagem oral em muitos casos não é suficiente para esclarecer determinada ação, ela apresenta grande abstração e o professor recorre ao gesto para esclarecer as dúvidas. Os gestos por sua vez, também informam, mas tem seus limites. Estabelecer o processo de comunicação com os alunos pela linguagem oral e gestual é domesticar e escravizar sua compreensão. O ideal é o uso diversificado de recursos informativos. (Carmo, 1999, p.32)

 

Paula (2003), também em dissertação de mestrado, constrói uma discussão sobre a utilização de apoio bibliográfico como recurso metodológico para o ensino da Educação Física nos níveis fundamental e médio de escolarização. A autora compreende que o texto escrito tem a qualidade de se colocar na aula como recurso para se alcançar o conteúdo intencionado, colocando a preocupação de se garantir no tempo pedagógico da aula de Educação Física, espaços onde possam ser realizadas atividades envolvendo textos escritos pertinentes ao tema da aula, sem que o movimento esteja em detrimento das demais estratégias. 

 

Assim como o jogo lúdico, que tem a propriedade de ser tanto conteúdo quanto estratégia de aula, a leitura de textos escritos, a produção escrita e outros, combinados dentro do espaço tempo da aula, representam mecanismos de apropriação de conhecimento (...) que podem tornar-se eficientes aos seus propósitos, ao lado da pesquisa e do debate, oferecendo elementos para a reflexão, a criatividade e a produção artística e intelectual. (Paula, 2003, p.26)

 

Assim, Paula (2003) realiza na mesma produção uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar como os professores de Educação Física do ensino fundamental e médio da Cidade de Catalão-GO tratam a questão do uso de bibliografia destinado ao aluno no ensino dessa disciplina.

A pesquisa mostrou que a maioria dos professores utilizam alguma forma de texto escrito, seja o recorte da matéria de um jornal ou textos extraídos de livros. E os temas abordados por esses textos vão desde assuntos que tratam de questões a cerca do corpo humano (aspectos biológicos), temas transversais indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a discussões envolvendo regras de modalidades esportivas e outros.

 A pesquisa também constatou uma escassa produção de textos pedagógicos voltados para os alunos do ensino fundamental. Tal circunstância provoca a descontinuidade dos conteúdos, prejudicando a apropriação dos mesmos por parte dos alunos.

Tais constatações originaram uma segunda pesquisa, da qual trata o presente artigo, vinculada ao programa PROLICEN, denominada A utilização de apoio bibliográfico como recurso metodológico para o ensino da Educação Física no nível fundamental de escolarização na cidade de Catalão-GO.

Inicialmente o projeto de pesquisa visa elaborar textos que discutam temas da Educação Física no ensino fundamental e posteriormente disponibiliza-los, aos professores de Educação Física do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Catalão-GO.

Referente a metodologia, utilizaremos a pesquisa qualitativa por compreendermos que há nela maior proximidade com os propósitos do projeto, pois o mesmo trata-se de uma pesquisa voltada para o ensino (Triviños, 1987).

A pesquisa será realizada em momentos distintos que se caracterizam por:

1) Pesquisa bibliográfica e eletrônica (internet), visando à busca de embasamentos teóricos tanto para identificar os temas presentes nos conteúdos da Educação Física escolar, quanto para subsidiar a construção de textos escritos;

2) Revisão e ilustração dos textos que em seguida serão colocados à disposição dos professores de Educação Física do ensino fundamental de três escolas da rede pública de ensino da cidade de Catalão-GO, a serem selecionadas;

3) Realização de um trabalho de campo para acompanhar a utilização dos textos, pelos professores e alunos, com a aplicação de um questionário para identificar qual a concepção do professor sobre esse recurso metodológico. Observaremos as aulas de Educação Física para identificar os mecanismos de uso dos textos disponibilizados, levando-se em conta tanto à prática do professor quanto do aluno.

4) Analisaremos os dados obtidos que darão sustentação à construção de novos textos.

O apoio bibliográfico que neste caso, transfigurados em textos escritos, demonstra ser um importante instrumento, juntamente com os demais, ao alcance do professor para sua prática pedagógica na Educação Física escolar. Fomentando discussões e a construção do conhecimento, possibilitando leituras de mundo mais ampliadas.

 

Bibliografia:

 

CARMO, S. C. O livro como recurso didático no ensino do futebol. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam._ São Paulo: Cortez, 2001. 87 p.

PAULA, M. V. A utilização de apoio bibliográfico como recurso metodológico para o ensino da Educação Física nos níveis fundamental e médio de escolarização na cidade de Catalão-GO. 2003. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z. ; ESCOBAR, M. O.  A Educação Física escolar na perspectiva do século XXI. In. MOREIRA, W. W. Educação Física & esportes: perspectivas para o século XXI. – Campinas, SP: Papirus, 1993. 260 p.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.