ELEMENTOS DA EDUCAÇÃO DO CORPO EM AMBIENTES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CATALÃO  GO

 

BATISTA, Mirna Moreira.

Bolsista do projeto/PROLICEN.

FRATTI, Rodrigo Graboski.

LIMA, Lana Ferreira de.

PAULA, Maristela Vicente de.

Professores do Curso de Educação Física do CAC/UFG.

NETTO, Irineu Rosa de Oliveira.

RESENDE, Edna Pereira de.

TRISTÃO, Dorcas Oliveira.

Acadêmicos do Curso de Educação Física do CAC/UFG.

 

Endereços eletrônico: lfl_1970@yahoo.com.br, nuvemagrela@bol.com.br.

 

Palavras-chave: Ambientes Educacionais, Educação do Corpo, Educação Física Escolar.

 

Introdução

O ensino de Educação Física nas escolas tem sido, no Brasil, tema de pesquisa e reflexão acadêmica há pouco mais de vinte anos. Como se sabe, em um primeiro momento de nossa atividade científica a ênfase recaiu sobre as pesquisas que analisavam aspectos como a composição corporal, as capacidades físicas, psicomotoras e as possibilidades do desenvolvimento esportivo de crianças e jovens. A partir do início dos anos oitenta novas problemáticas foram postas para a Educação Física ampliando assim seu espectro de metodologias e temáticas e colocando, aos profissionais e pesquisadores da área, a possibilidade de fazer novas perguntas e elaborar novos objetos de investigação. No entanto, permanece uma lacuna, entre outras possíveis, a qual se refere, por um lado à investigação empírica sistemática e contínua nas escolas e, por outro, à possibilidade de se pensar a educação do corpo e seus dispositivos pedagógicos/disciplinares como um projeto, aspecto este que nos remete à questão central deste estudo: é o corpo e suas expressões uma categoria por meio da qual se pode compreender o tempo presente?

Considerando a pergunta acima alguns estudos desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas Corpo, Educação e Sociedade, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina (VAZ et al, 2001, 2002; PETERS, VAZ, LOSSO, 2002) têm indicado uma série de problemáticas afetas à prática da Educação Física que, em conjunto, escapam às generalizações: as formas como a prática pedagógica se organiza, os valores e normas das crianças e adolescentes, as técnicas de ensino, a presença de práticas de preconceito, os imperativos de gênero, etnia, a organização espacial, a cultura alimentar, os cuidados e concepções sobre saúde, tudo isso imbricado em um mesmo projeto de educação intramuros escolares. Apontam ainda que embora essa questão diga respeito diretamente à Educação Física está presente também em outros espaços e tempos escolares, como em disciplinas como História, Língua Portuguesa, Ciências e Programas de Saúde; em ambientes externos à sala de aula ou às quadras e pátios.

Embora já se disponha no campo da Educação Física, de um razoável número de trabalhos sobre as culturas escolares e suas especificidades, ainda carecemos tanto de um maior número de trabalhos de base, que possam dar conta da dinâmica da educação do corpo, quanto do desenvolvimento de um aparato metodológico-conceitual que articule os diversos aspectos e os múltiplos papéis desempenhados pelos sujeitos/atores nos ambientes educacionais.

É nessa perspectiva, de combinar investigação empírica ampla e detalhada sobre os aspectos da educação do corpo e da contínua construção de um referencial teórico-metodológico, que se configura o presente estudo o qual tem como objetivo geral investigar, em perspectiva comparada, os cuidados com o corpo e as técnicas corporais na educação escolar de crianças e jovens, correlacionando aspectos de conteúdos e metodologias do ensino de Educação Física com outros elementos centrais da educação do corpo na escola, tais como: gênero, etnia, culturas, preconceitos, hábitos alimentares e de higiene, cuidados médicos e terapêuticos e inclusão (ou não) de pessoas com necessidades educativas especiais.

Mais especificamente pretendemos: A - Investigar aspectos da educação do corpo em escolas públicas, correlacionando: a organização pedagógica da Educação Física; os rituais das aulas de Educação Física; alguns vetores de construção das identidades (gêneros, etnias, preconceitos, gerações, eficiências/deficiências); B - Identificar, em correspondência com as aulas de Educação Física, diferentes formas de organização das expressões do corpo em cada ambiente educacional, com ênfase para: a cultura alimentar; os hábitos e normas de saúde e higiene; as formas de controle do corpo na sala de aula, nos deslocamentos no espaço escolar, nos castigos corporais, etc.; a presença do tema corpo em outras áreas disciplinares da escola, com ênfase em Ciências, Biologia, História e Língua Portuguesa.

 

Metodologia

O estudo se caracteriza como uma pesquisa de caráter exploratório e vem sendo realizado na perspectiva comparada, envolvendo quatro Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão, Faculdade de Pato Branco/PR, onde cada grupo é responsável pelo desenvolvimento da pesquisa no plano local, seguindo, para isso, um planejamento comum a todos.

Para a realização da pesquisa o campo de investigação selecionado foi uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Catalão/GO tendo como objeto de estudo o Recreio Orientado. As etapas de desenvolvimento do estudo envolverão: A - Análise de conjuntura da realidade escolar; B - Observações sistemáticas do ‘Recreio Orientado’; C - Análise documental (planos de ensino, propostas curriculares e cronogramas de trabalho para o ensino de Educação Física); D - Entrevistas narrativas com sujeitos/atores que compõem o universo estudado (professores de Educação Física, professores de outras disciplinas do conhecimento, notadamente de Ciências e/ou Biologia e Estudos Religiosos, coordenadores pedagógicos e corpo administrativo). As entrevistas serão gravadas e transcritas para posterior análise. As categorias de análise (ou conceitos articuladores/condensadores) serão formuladas a partir do cruzamento entre os objetivos da investigação e das expressões próprias dos objetos investigados. Os resultados serão analisados qualitativamente, mas também, sempre e se necessário, a partir de categorização feita por estatística descritiva, procurando lidar com a dimensão tensa entre particularidade e universalidade.

 

Resultados Parciais.

Durante o ano de 2003 foram cumpridas as seguintes etapas da pesquisa: contato com a direção geral e pedagógica da escola, bem como com o corpo docente da instituição escolar; análise de conjuntura da realidade escolar; e um conjunto de observação de 36 horas-aula do recreio escolar orientadas por protocolo específico e registradas como fonte no banco de dados da pesquisa. No momento, estamos realizando a correção dos relatórios de observação e a identificação das categorias para posterior análise, bem como a aplicação das entrevistas narrativas com os sujeitos/atores que compõem o universo estudado. Estamos, ainda, realizando a leitura/fichamento e discussão dos textos que sustentam o olhar teórico do projeto para que, ao término da coleta de dados, possamos estabelecer os cruzamentos com o referencial teórico e o problema da pesquisa.

Como considerações preliminares podemos apontar que a pesquisa deve nos dar a possibilidade do desenvolvimento de perspectivas metodológicas de investigação e, posteriormente, de intervenção pedagógica. Nesse sentido, vale destacar que a pesquisa pode trazer importantes contribuições para o estudo da Educação Física Escolar no Brasil, apresentando resultados que possibilitem recolocar a discussão sobre a relação entre as diversidades e particularidades da educação do corpo escolarizada.

 

Referências Bibliográficas.

FOULCAULT, M. Vigiar e Punir: história das prisões. Petrópolis: Vozes, 1998.

PETERS, Leila; VAZ, Alexandre Fernandez; LOSSO, Cristina Doneda. Cultura lúdica de tradição açoriana e infância em uma experiência curricular integrada. In: V Colóquio sobre questões curriculares – I Colóquio Luso-brasileiro, 2002, Braga. Livro de Actas. Braga: Universidade do Minho - UFRJ, 2002.

ROCHA. Heloisa H. P. Prescrevendo regras de bem viver: cultura escolar e racionalidade científica.Campinas, SP. Cadernos CEDES, ano XX,n.52, nov./2000, p. 01 – 19.

____ & GONDRA, José G. A escola e a produção de sujeitos higienizados. Florianópolis, SC. Revista Perspectiva, v. 20, n. 02, jul/dez 2002, p. 493 – 512.

VAZ, A.F. Treinar o Corpo, Dominar a Natureza: Notas para uma Análise do esporte com Base no Treinamento Corporal. Cadernos CEDES, Campinas, n. 48, p. 89-108, 1999.

____ et al. Aspectos dos rituais de  disciplinamento na Educação Física escolar. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte. Anais do I Seminário Internacional de Educação. Maringá: UEM, 2001.

_____ et al. Identidades e rituais na educação do corpo na escola: um estudo em aulas de Educação Física no ensino fundamental, 2002 (mimeo).