Título:

Apreciação Musical e os cursos de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Goiás

Nome dos autores:

Gisele Alves Ramos gisele_musica@hotmail.com

Sérgio Azra Barrenechea sergio.barrenechea@bol.com.br

 

Unidade Acadêmica onde o trabalho foi desenvolvido: EMAC

Palavras-Chave: Apreciação musical, Educação musical

 

Justificativa/referencial teórico

 

Existem três modalidades diretas de envolvimento com a música – composição, execução e apreciação (HENTSCHKE, 1994, p.54). A apreciação musical é a atividade do ouvinte, do público, que envolve a fruição estética do produto sonoro.

Observa-se que apesar de vários concertos e recitais que ocorrem em Goiânia, o público é bastante reduzido pela falta de tradição da comunidade em freqüentar tais eventos. Este problema está ligado à mudança de significado da música no mundo contemporâneo, onde esta deixou de ser um dos pilares da cultura para apenas servir de fundo e de ornamentação.

Torna-se necessário criar meios para resgatar a significação da música como parte integrante do cotidiano do indivíduo, contribuindo para formar o ouvinte informado e crítico.  A área específica do conhecimento musical que trata da formação de público é a apreciação musical.

Existem diferentes níveis de audição e diferentes respostas ou reações de ouvintes à música. Na concepção tradicional, a apreciação musical pode ser considerada como uma disciplina teórica e prática que visa a fornecer elementos para a audição musical através da história da música, com audições comentadas de obras musicais e pesquisa sobre música.  As atividades de apreciação musical podem despertar nas pessoas o interesse em continuar a estudar música, em ouvir de maneira crítica e diferenciada e ao ter a música como referência qualitativa e crítica, melhorando a qualidade da audição.

Este estudo tem como objetivos: 1)Investigar como o conceito de apreciação musical está inserido na formação do educador musical licenciado pela UFG; 2)Analisar quais os reflexos das mudanças nos cursos de Licenciatura em Música, ocorridas nos últimos cinco anos, em relação à apreciação musical; 3) Propor sugestões para uma maior interação entre os conteúdos das disciplinas relacionadas à apreciação musical e a realidade musical da cidade.

 

 

Metodologia e Análise de Dados

 

A metodologia adotada é a análise da grade curricular dos cursos de Licenciatura em Música da EMAC/UFG, com intuito de detectar como o conceito de apreciação musical está inserido nos planos e conteúdos das disciplinas.  Como complementação a estes dados, serão realizadas entrevistas com três categorias de sujeitos: professores dos cursos de Licenciatura da EMAC/UFG, alunos destes cursos e graduados egressos dos referidos cursos.

 

 

Referências Bibliografia consultada

 

BEINEKE, Viviane. Construindo um Fazer Musical Significativo: Reflexões e Vivências. Disponível em <http://www.ceart.udesc.br/LEEM/paginas/artigo04.htm>.  Acesso em: 26 abril de 2004.

BENNET, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

FILHO, Caldeira . Apreciação musical: subsídios técnico-estéticos. Fermata do Brasil, São Paulo, 1971.

HARNONCOURT, Nikolaus.  O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

HENTSCHKE, Liane. Avaliação do Conhecimento Musical dos alunos: Opção ou necessidade?  In: III ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Salvador, 1991.  Anais do III Encontro Anual da ABEM.  Salvador: ABEM, 1992, p.45-60.

 

Fonte de financiamento: Bolsa PROLICEN/UFG