PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A

DISCIPLINA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – CATALÃO/GO

 

 

 

RESUMO

 

 

Diante da constatação dos professores do Ensino Fundamental de que a qualidade do ensino de geografia para a primeira fase é de pouca qualidade, esse projeto objetiva assegurar a produção, a organização e a disponibilização de materiais didático-pedagógicos em via impressa e digital para as escolas públicas e privadas de Catalão e região. As primeiras noções de geografia devem ser introduzidas nas séries iniciais do Ensino Fundamental e cabe ao professor selecionar materiais e metodologias que possam facilitar a compreensão do aluno sobre o assunto a ser estudado. O projeto está em andamento e visa diversificar as alternativas pedagógicas para os professores. A produção, a organização e a disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos assume grande importância para garantir um ensino de qualidade e, desse modo, tentar amenizar as deficiências presentes na rede escolar quanto à inexistência de materiais didáticos sobre a produção do espaço em Goiás e, precisamente, sobre a produção do espaço em Catalão e região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A

DISCIPLINA GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL – CATALÃO/GO

 

 

Eliete Andrade dos Santos

Universidade Federal de Goiás – CAC

eandradedossantos@yahoo.com.br

mendonça@innet.psi.br

 

 

Palavras-chave

Geografia, Ensino Fundamental, Materiais Didáticos e Pedagógicos.

 

 

Justificativa

 

 

            A dinamicidade do espaço mundial tem provocado profundas transformações na educação e especificamente no ensino de geografia. A geografia presente no ensino escolar, compreendida como ciência social, possui como objetivo a formação do cidadão, visando contribuir na formação humana por inteiro, fazendo com que os alunos se compreendam como sujeitos sociais, capazes de (re)construir sua história e, assim, interferir de forma qualificada na produção social do espaço.

            Todavia, o conhecimento geográfico chega às escolas de forma esparsa e fragmentada, dificultando o aprendizado e afirmando uma geografia descritiva e pouco reflexiva. Desta forma, o projeto visa contribuir na produção e na atualização dos recursos didáticos, pois o material existente não aborda questões importantes como os conceitos de espaço geográfico, tempo, trabalho, natureza, sociedade, território, região, lugar, dentre outros. A proposta é disponibilizar um acervo didático-pedagógico para que o professor tenha acesso aos materiais didáticos e possa estabelecer critérios para escolhê-los. Dentre esses critérios destacam-se: a integração dos conceitos num contexto histórico e geográfico (sem dicotomias); as características locais e regionais inter-relacionadas à totalidade social; a existência de ilustrações (fotos, mapas e gravuras); a coerência entre forma e conteúdo; e outros.

Ainda, estabelecemos como prioridades a produção e a elaboração de textos para os professores a partir do conhecimento da realidade dos alunos, procurando fazer com que estes sejam co-autores do saber. Possibilitar trabalhos a campo, coletas de dados e análise do espaço percebido e sua relação com o espaço vivenciado. Ainda, possibilitar uma aproximação entre a produção científica nas universidades e os professores do Ensino Fundamental que ainda não ultrapassaram, em sua maioria, o senso comum.

Segundo Vesentini (1993), o professor nunca pode ser um mero seguidor do livro didático, ele tem que ser intelectual, pensar, refletir e se posicionar criticamente com o intuito de contribuir na construção da cidadania. O livro didático pode e deve ser usado, mas com critério. Ele é apenas um instrumento como o vídeo, a fotografia, os mapas, os jornais, as revistas, a televisão, entre outros. Para isto, o professor necessita se informar e se atualizar, ser uma pessoa que pensa, reflita e tenha espírito crítico.

                        Entretanto, constata-se que a realidade da escola pública brasileira não está adequada às necessidades dos estudantes, obrigando os professores a buscarem novas metodologias, tentando suprir as deficiências existentes. Os professores dispõem, apenas do livro didático como instrumento para ministrar suas aulas e, no caso específico das séries iniciais do Ensino Fundamental, grande parcela sequer possuem o livro didático. Nota-se que é preciso ensinar uma geografia que considere o homem como sujeito e não como objeto do processo histórico, isto é, que não separe a sociedade da natureza e não perca a dimensão da totalidade social. Que esses sujeitos sociais estejam comprometidos com a construção de uma sociedade melhor, conhecedores da realidade vivida, reconhecendo assim, o processo histórico e as possibilidades de mudanças a partir das leituras do território.

 

Metodologia

           

            O presente projeto surgiu da constatação dos professores do Ensino Fundamental de que a qualidade do ensino de geografia, especificamente acerca da produção do espaço em Goiás e em Catalão e região possui deficiências. Para tanto, o projeto está sendo desenvolvido em três etapas integradas, a saber: está sendo realizado um levantamento bibliográfico a partir da literatura regional, monografias, teses, entre outras obras que tratam da produção do espaço em Goiás com ênfase no município de Catalão (GO) e na região Sudeste de Goiás. Após o levantamento do material pesquisado e catalogado, numa segunda etapa, estamos procedendo à seleção dos materiais didático-pedagógicos, sua organização, constituindo um banco de dados que será disponibilizado à rede escolar. Assim, as informações anteriormente descritas tornarão possível a produção de materiais didáticos nas modalidades de textos, gráficos, tabelas e outros, tendo por finalidade auxiliar o processo de ensino- aprendizagem na rede escolar. Por fim, será realizada a publicação final dos materiais didáticos e do banco de dados, sistematizando a produção geográfica em Goiás e em Catalão, sendo disponibilizado as escolas na forma impressa e digital.

           

Considerações

 

O projeto em questão está em andamento e ainda não possui resultados conclusivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

 

  

ALMEIDA, R. D; PASSINI, E. J. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1989. 90 p.

 

CALLAI, H. C. O ensino em estudos sociais. 2. ed. Ijuí-RS: Unijuí, 2002.

 

OLIVEIRA. J. B. A; GUIMARÃES, S. D; BOMÊNY, H. M. B. A política do livro didático. São Paulo: SUMMUS, 1984. 139 p.

 

OLIVEIRA, L. DEL RIO, V. (Orgs.) Percepção e representação do espaço geográfico. In___ Percepção ambiental: a experiência brasileira, São Carlos. 2. ed. 1999 p. 187-212.

 

REZENDE, M. S. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino. São Paulo: Loyola, 1996. 181p.

 

VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 1989. p. 201.

 

 

 

 

Fonte de financiamento

 

Prolicen