AS MANIFESTAÇÕES DO ESPORTE ESCOLAR:JOGOS ESTUDANTIS DO
ESTADO DE GOIÁS, RENDIMENTO, CORPO E EDUCAÇÃO
JORGE, A. C.
Acadêmico do
curso de Educação Física – UFG
LAZZAROTTI
FILHO, A.
Professor FEF – UFG
Palavras-chave: Esporte
escolar, educação física.
Justificativa
Na
sociedade moderna é cada dia maior o reconhecimento e a importância do esporte,
basta observamos sua presença dentro da indústria cultural e veremos como ele
está no cotidiano das pessoas – este contato acontece de várias maneiras como,
meios de comunicação, roupas, calçados e etc. Para Lucena, devemos “Perceber mais o esporte como um dos
principais meios de identificação coletiva na nossa sociedade, um dos poucos
elementos capazes de dar identidade a um grupo, uma cidade ou até um Estado”.(2001,
p.135). Por isso pensamos que estudar o esporte escolar é compreender a própria
educação escolar.
Dentro
da escola o fenômeno esportivo se manifesta de várias maneiras, mas,
principalmente nas aulas de Educação Física, já que ele (esporte) é um dos
conteúdos desta disciplina – porém não o único. Kunz nos diz que “O conceito de esporte que se vincula hoje à
Educação Física é um conceito restrito, pois se refere apenas ao esporte que
tem como conteúdo o treino, a competição, o atleta e o rendimento esportivo
(...)” (2001, p.63). Daí a necessidade de conhecer os Jogos Estudantis do
Estado de Goiás (JEEGO’s), para a partir deste identificar
sua base pedagógica e seu papel educativo. Porém, o objetivo deste trabalho não
é somente conhecer os JEEGO’s, mas sim, compreendê-lo mediante sua relação
entre o esporte olímpico, indústria cultural e os ambientes educacionais, pois,
a partir desta compreensão poderemos contribuir com a prática dos professores
de Educação Física.
Metodologia
Para
a materialização de nossos objetivos, optamos por fazer uma pesquisa de campo
com caráter qualitativo. Para tanto, foi
escolhida como locús da pesquisa uma escola pública
da cidade de Goiânia onde acompanharemos os
treinamentos e os jogos das equipes no JEEGO’s. Para a coleta de dados
utilizaremos alguns instrumentos, que já foram construídos, como, roteiro de
observação de treinamentos e roteiro de observação dos jogos, a partir deles
serão construídos relatórios que servirão de base para nossa analise. Também já
foi construído roteiro para entrevista com professores/treinadores
e alunos/atletas.
Os
resultados serão analisados qualitativamente, através de categorias analíticas
formadas com base nos dados coletados via instrumentos: roteiros de observação,
entrevistas e análise de conteúdo. Utilizaremos este tipo de análise, pois
segundo Minayo, “As categorias podem ser estabelecidas (...) a partir da coleta
de dados. (...) [pois] são mais específicas e mais concretas” (2003, p.70).
Procuraremos lidar com a dimensão tensa entre particularidade e universalidade,
seja pelo fato de que o estudo de um campo permite, no aprofundamento de seu
dinamismo e por sua representatividade, algum grau de apreensão do todo.
Conclusão
Até
o momento não foi possível fazer nenhuma conclusão, pois o trabalho ainda esta
na fase de coletas de dados iniciais. Este certo atraso se deve a dois
problemas que aconteceram no decorrer da pesquisa, o primeiro a desistência da
escola escolhida a poucos dias do inicio da primeira fase dos jogos, então
fomos obrigados a procurar outra equipe de treinamento para acompanharmos nos
jogos, e o segundo problema foi um atraso na segunda fase dos jogos. No
entanto, apesar do atraso estaremos cumprindo nosso cronograma inicial.
Referências bibliográficas
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do
esporte. Ijuí: UNIJUÌ, 2001.
LUCENA,
R. F. O esporte na cidade: aspectos do
esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001.
MINAYO, M. C.
de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.
Petrópolis: Vozes, 1994.