AS MANIFESTAÇÕES DO ESPORTE ESCOLAR:JOGOS ESTUDANTIS DO ESTADO DE GOIÁS, RENDIMENTO, CORPO E EDUCAÇÃO

 

JORGE, A. C.

Acadêmico do curso de Educação Física – UFG

antoniochadud@bol.com.br

LAZZAROTTI FILHO, A.

Professor FEF – UFG

guego@fef.ufg.br

Palavras-chave: Esporte escolar, educação física.

 

Justificativa

 

Na sociedade moderna é cada dia maior o reconhecimento e a importância do esporte, basta observamos sua presença dentro da indústria cultural e veremos como ele está no cotidiano das pessoas – este contato acontece de várias maneiras como, meios de comunicação, roupas, calçados e etc. Para Lucena, devemos “Perceber mais o esporte como um dos principais meios de identificação coletiva na nossa sociedade, um dos poucos elementos capazes de dar identidade a um grupo, uma cidade ou até um Estado”.(2001, p.135). Por isso pensamos que estudar o esporte escolar é compreender a própria educação escolar.

Dentro da escola o fenômeno esportivo se manifesta de várias maneiras, mas, principalmente nas aulas de Educação Física, já que ele (esporte) é um dos conteúdos desta disciplina – porém não o único. Kunz nos diz que “O conceito de esporte que se vincula hoje à Educação Física é um conceito restrito, pois se refere apenas ao esporte que tem como conteúdo o treino, a competição, o atleta e o rendimento esportivo (...)” (2001, p.63). Daí a necessidade de conhecer os Jogos Estudantis do Estado de Goiás (JEEGO’s), para a partir deste identificar sua base pedagógica e seu papel educativo. Porém, o objetivo deste trabalho não é somente conhecer os JEEGO’s, mas sim, compreendê-lo mediante sua relação entre o esporte olímpico, indústria cultural e os ambientes educacionais, pois, a partir desta compreensão poderemos contribuir com a prática dos professores de Educação Física.

 

Metodologia

 

Para a materialização de nossos objetivos, optamos por fazer uma pesquisa de campo com caráter qualitativo. Para tanto, foi escolhida como locús da pesquisa uma escola pública da cidade de Goiânia onde acompanharemos os treinamentos e os jogos das equipes no JEEGO’s. Para a coleta de dados utilizaremos alguns instrumentos, que já foram construídos, como, roteiro de observação de treinamentos e roteiro de observação dos jogos, a partir deles serão construídos relatórios que servirão de base para nossa analise. Também já foi construído roteiro para entrevista com professores/treinadores e alunos/atletas.

Os resultados serão analisados qualitativamente, através de categorias analíticas formadas com base nos dados coletados via instrumentos: roteiros de observação, entrevistas e análise de conteúdo. Utilizaremos este tipo de análise, pois segundo Minayo, “As categorias podem ser estabelecidas (...) a partir da coleta de dados. (...) [pois] são mais específicas e mais concretas” (2003, p.70). Procuraremos lidar com a dimensão tensa entre particularidade e universalidade, seja pelo fato de que o estudo de um campo permite, no aprofundamento de seu dinamismo e por sua representatividade, algum grau de apreensão do todo.

 

Conclusão

 

Até o momento não foi possível fazer nenhuma conclusão, pois o trabalho ainda esta na fase de coletas de dados iniciais. Este certo atraso se deve a dois problemas que aconteceram no decorrer da pesquisa, o primeiro a desistência da escola escolhida a poucos dias do inicio da primeira fase dos jogos, então fomos obrigados a procurar outra equipe de treinamento para acompanharmos nos jogos, e o segundo problema foi um atraso na segunda fase dos jogos. No entanto, apesar do atraso estaremos cumprindo nosso cronograma inicial.

 

Referências bibliográficas

 

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÌ, 2001.

 

LUCENA, R. F. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001.

 

MINAYO, M. C. de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.