Universidade Federal de Goiás

Escola de Música e Artes Cênicas

Curso de Música-Bacharelado-Piano

 

 

Resumo Expandido do PROLICEN/2004

 

Título: A avaliação da performance musical: um estudo do processo de avaliação do ensino de instrumentos musicais

Nome dos autores: Ana Rita Oliari Emrich e Lúcia Silva Barrenechea (orientadora)

Unidade acadêmica: EMAC

e-mail: aroe@terra.com.br e lucia.barrenechea@brturbo.com

Palavras-Chave: ensino da performance musical, avaliação

 

 

Justificativa

A universidade prepara, nos seus cursos de licenciatura, e mais especificamente, nos cursos de licenciatura em música, professores que estão habilitados a lecionar em escolas de ensino regular. O aluno do curso de licenciatura em instrumento musical passa pelo processo de avaliação de sua competência como performer, onde espera-se que este aluno demonstre a assimilação do mínimo necessário (Luckesi, 1994) para que ele possa exercer o fazer musical de maneira coerente, satisfatória e artística. A partir da aquisição de tal competência, o licenciado será capaz de atuar na área de ensino de seu instrumento musical. A avaliação a qual o aluno de instrumento é submetido durante a realização de seu curso de licenciatura pode e provavelmente irá definir os parâmetros que este indivíduo adotará como professor, ao lidar com a avaliação de seus alunos. Luckesi acredita que é importante que exista a definição do quê se avalia e como se avalia; o processo de avaliação deve estar comprometido com a concepção pedagógica adotada por determinada instituição (Luckesi, 1994). Em relação ao ensino de um instrumento musical, surgem questionamentos sobre como fazer com que a avaliação se constitua num processo coerente e válido no binômio ensino-aprendizagem, uma vez que a música consiste num fazer artístico, portanto de difícil mensuração. Hentschke (1991) afirma que como o ensino de música é curricular, a avaliação torna-se um procedimento inevitável, porém, há que se discutir como fazer com que esse momento do processo de aprendizagem proporcione uma “possibilidade de auto-compreensão” ao aluno (Luckesi, 1994). Ao investigar a visão de avaliação do professor de instrumento musical de uma instituição de ensino superior, espera-se identificar seu impacto na prática pedagógica do licenciando em música.

 

Objetivos

1) Investigar a concepção do processo de avaliação da performance musical dos professores de instrumento musical da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG que atuam no curso de Licenciatura em Educação Musical – Habilitação/Instrumento Musical;

2) Identificar a recepção, por parte dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Musical – Habilitação/Instrumento Musical, do processo avaliativo da Performance Musical ao qual são submetidos na instituição;

3) Determinar o impacto dessa recepção na prática pedagógica dos licenciandos.

 

Metodologia

Este projeto se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, que envolve o método fenomenológico, e está dividido em cinco etapas:

1a etapa: levantamento bibliográfico e documental: coleta de artigos de periódicos, livros, programas e planos de cursos;

2a etapa: análise dos dados bibliográficos e documentais;

3a etapa: realização de entrevistas com alunos e professores de instrumento musical da EMAC-UFG;

4a etapa: análise das entrevistas;

5a etapa: redação do trabalho.

 

 

Resultados e Discussão

Até o momento está sendo realizado o levantamento bibliográfico sobre o processo avaliativo no ensino da performance musical. Também serão aplicados questionários em alunos e professores do curso de licenciatura em instrumento musical, com o intuito de recolher dados sobre a visão de cada indivíduo sobre sua relação com o processo avaliativo com o qual está envolvido. Espera-se que o produto final deste trabalho ofereça um quadro mais claro do processo de avaliação da performance musical na universidade, promovendo uma melhor compreensão do impacto desse fenômeno na formação dos professores de instrumentos musicais nas escolas de música de nível fundamental e médio. Este trabalho deverá ser finalizado até dezembro de 2004, de acordo com o edital de concessão de bolsa PROLICEN.

 

Referências Bibliográficas

 

BASTIEN, James W. How to teach piano successfully. 3a ed. San Diego: Kjos, 1988.

 

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2002.

 

HENTSCHKE, Liane. Avaliação do conhecimento Musical dos Alunos: Opção ou Necessidade? In: III ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, Salvador, 1991. Anais do III Encontro Anual da ABEM. Salvador: ABEM, 1992. p. 45-60.

 

HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara, org. Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2001.

 

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 15a ed. São Paulo: Cortez, 1994.

 

MARTINS, José do Prado. Didática geral. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1993.

 

UZLER, Marienne; GORDON, Stewart e MACH, Elyse. The Well-Tempered Keyboard Teacher. New York: Schirmer, 1991.