AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DOS CICLOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O CICLO II NA ESCOLA MUNICIPAL BRICE FRANCISCO CORDEIRO

SANTOS, A. P. G.

Acadêmica do curso de Educação Física – UFG

pliee@pop.com.br

RODRIGUES, A. T.

Professora Ms. FEF – UFG

ateodoro@fef.ufg.br

 

 

Palavras-chave: ciclo de desenvolvimento humano, avaliação, educação física.

 

Justificativa/Referencial teórico

Este trabalho surgiu da dificuldade com a qual me deparei na questão da avaliação nas aulas de Educação Física, devido à experiência que tive como professora desta disciplina.

Entendendo que a avaliação é um dos elementos importantes na escola (pressupõe-se também que na escola ciclada), pois é um elemento integrante que norteia novas ações, verifiquei a necessidade de estar aprofundando este estudo.  Parto da hipótese de que a avaliação da aprendizagem em Educação Física no sistema de ciclos se pauta na memória, e vêm priorizando objetivos relacionados aos aspectos de valores, habilidades e comportamento, em detrimento do conhecimento sistematizado da cultura corporal.

Outro motivo que estimulou a pesquisar esta realidade, é que a escola por ciclos, que vem sendo implantada na Rede Municipal de Goiânia, é um processo novo e complexo que vem trazendo dificuldades para o cotidiano dos professores, principalmente no que concerne à avaliação, além de ser um campo importante de atuação dos profissionais de Educação Física.

Enquanto objetivo geral este estudo pretende identificar e analisar as práticas e concepções de avaliação utilizadas pela professora de Educação Física da Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro no Ciclo II, e contribuir com a construção de uma proposta de avaliação na perspectiva do Ciclo de Desenvolvimento Humano.

            No que se refere aos objetivos específicos primeiro, identificar junto com a professora as mudanças quanto à avaliação da aprendizagem do sistema seriado para o sistema de ciclo; segundo, contribuir com a construção de uma proposta de avaliação da aprendizagem em Educação Física, com a elaboração de materiais e instrumentos pedagógicos de avaliação, a partir da pesquisa-ação; terceiro, contribuir com a tomada de consciência sobre a relação avaliação/objetivo/conteúdo/método da Educação Física no Ciclo de Desenvolvimento Humano.

 

Os Ciclos de Formação constituem uma nova concepção de escola para o ensino fundamental, na medida em que encara a aprendizagem como um direito da cidadania, propõem o agrupamento dos estudantes onde as crianças e adolescentes são reunidos pelas suas fases de formação: infância (6 a 8 anos), pré-adolescência (9 a 11 anos) e adolescência (12  a 14 anos) (KRUG, 2002, p. 17).

 

O objeto de estudo da pesquisa é a avaliação em Educação Física na escola por ciclos.  Desta maneira, sem negar as práticas e saberes dos professores, pretendo colaborar com os mesmos no que se refere à avaliação na escola por ciclos, e com isso contribuir com um processo de transformação no quadro do sistema educacional.

               O marco referencial de análise desta pesquisa localiza-se no campo das teorias progressistas da educação. Portanto, os referenciais teóricos que darão suporte à pesquisa serão: Arroyo e Freitas na área da Educação; Coletivo de Autores, Kunz e NEPECC/UFU na área de Educação Física; e Thiollent no que diz respeito ao método de pesquisa.

 

Metodologia

O método de pesquisa que estou utilizando é a pesquisa-ação, tendo em vista que a finalidade desta proposta de estudo visa contribuir com a superação dos problemas relacionados às práticas avaliativas em educação física no contexto de uma escola municipal, considerando que:

 

A pesquisa-ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1985, p. 14).

 

Nesse sentido a presente proposta está percorrendo as seguintes fases: a primeira (fase exploratória) consiste no diagnóstico da situação, definição dos problemas prioritários no que se refere à avaliação no ciclo e nas aulas de educação física. A segunda corresponde ao planejamento coletivo da ação para sistematizar uma proposta de avaliação em educação física no ciclo II, elaboração de materiais e instrumentos pedagógicos. A terceira fase consiste na implementação da proposta, juntamente com a professora. E por último, avaliação e divulgação dos resultados.

            Com este método de pesquisa estaremos realizando uma reflexão sobre o interesse e expectativas dos sujeitos, dos objetivos, métodos e instrumentos propostos, valorizando o questionamento e a argumentação do coletivo pesquisado.

Os instrumentos de pesquisa que estão sendo ou serão utilizados são: observação, entrevista, questionário, análise de documentos, seminário de discussão, planos de ação para implementar a proposta, pesquisa bibliográfica e leitura/fichamento de referenciais teóricos.

 

Análise de dados

            Neste momento poderei apresentar apenas resultados parciais, pois este trabalho encontra-se em andamento e só será concluído em novembro deste ano.

            Como já foi descrito na metodologia, a pesquisa está dividida em quatro fases distintas. A fase exploratória se deu no sentido de fazer uma visita à escola, conhecer a mesma no aspecto estrutural, social, político, econômico e pedagógico, e explicar o projeto para o diretor, coordenadora e professora.

            Ao pesquisar a realidade da escola nos seus diferentes aspectos verifiquei que a mesma não possui o Projeto Político-Pedagógico (PPP), mas apenas o plano gestor. Assim, pude observar que os objetivos do plano gestor contemplam concepções progressistas de educação, dando ênfase a uma formação ampla do educando no contexto de sua realidade, buscando transformá-la. No entanto, não explicita um referencial teórico como eixo norteador.

            Posteriormente, fiz o diagnóstico com os alunos abrangendo perguntas objetivas e subjetivas, relacionadas a aspectos culturais e sociais, para que desta maneira pudéssemos compreender a realidade de cada indivíduo.  Logo após a análise dos dados, pude construir uma tabela com a identificação sócio-cultural dos alunos. Paralelamente, realizei a entrevista com a professora e com a coordenadora.

Segundo a professora, no sistema seriado tudo era muito individualista, já no sistema de ciclo há uma interdisciplinaridade e um trabalho coletivo entre o corpo docente. Com respeito à avaliação diz que não mudou praticamente nada, só no momento final da mesma (ficha descritiva). Ela se utiliza da observação das aulas, de conversa, de anotações feitas pelos alunos como instrumento para avaliar.

O planejamento coletivo da ação foi realizado juntamente com a professora de educação física. Após, mostrar a tabela de identificação sócio-cultural dos alunos para a mesma, tabela essa que nos que norteou os passos da pesquisa, definimos que o conteúdo a ser ministrado durante minha intervenção seria ginástica, somando um total de 15 aulas. A partir disso, foi construído o plano de ensino.

            Para a implementar a proposta (3ª fase) foi construído um plano de ensino com o conteúdo ginástica, partindo de uma proposta do grupo NEPECC/UFU que conta com a utilização de uma série de “instrumentos de mediação comunicativa”.

            Além de vários instrumentos de avaliação venho utilizando de uma câmera para filmar as aulas. Este fato tem me ajudado no momento de avaliar os alunos.

 

Conclusões

Neste momento, após uma breve análise, podemos chegar apenas a algumas considerações, devido ao fato do trabalho estar em andamento.

A hipótese de que a avaliação da aprendizagem em educação física no sistema de ciclos se pauta na memória, e vêm priorizando objetivos relacionados aos aspectos de valores, habilidades e comportamento, em detrimento do conhecimento sistematizado da cultura corporal, se confirma a cada momento; e isso acontece devido à resistência dos professores e à falta de conhecimento dos mesmos a respeito do assunto.

Verificamos que muitas mudanças se deram quanto à avaliação da aprendizagem do sistema seriado para o de ciclo. A avaliação no sistema de ciclos é processual, contínua, participativa, diagnóstica e investigativa; é também descritiva e aborda os seguintes aspectos: socialização, participação, envolvimento e iniciativa, aspectos cognitivos, aspectos de suas responsabilidades e cooperação, aspectos de suas potencialidades.

Outro ponto importante é a relação avaliação/objetivos/conteúdo/método. A avaliação reflete a unidade objetivos/conteúdo/método. Então ao modificar a forma de avaliar modifica-se também os outros itens, pois eles estão intimamente ligados entre si. Vemos que no ciclo esta mudança aconteceu, mas o que verificamos é que parte do corpo docente da escola ainda não compreende esta relação.

É interessante destacar que o método da pesquisa-ação que tem como maior característica o envolvimento colaborativo dos sujeitos pesquisados tem sido efetivado, pois a coordenadora, professora e os alunos tem participado ativamente das fases já percorridas.

 

Referências Bibliográficas

KRUG, Andréa. Ciclos de formação: uma proposta transformadora. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez e Autores associados, 1985.