Título: Preparação docente para a abordagem do Transtorno de Deficit de Atenção, Hiperatividade /impulsividade

Autora:  Adriana Parada

Orientador: Paulo César Veiga Jardim
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação

E-mail do aluno: aparada@ih.com.br

 

PALAVRAS CHAVES

Inclusão; TDAH/I;  Educação; Atenção.

 

JUSTIFICATIVA/REFERENCIAL TEÓRICO:

 

O TDAH/I é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. (GREVET, 2003, p.446).

A classificação internacional das doenças, conhecida como DSM-IV   exige a presença de uma lista de para que o diagnóstico seja estabelecido em crianças, adolescentes ou adultos. A partir destes critérios, são identificados três tipos de apresentações do TDAH: subtipos desatento, hiperativo e combinado - desatento e hiperativo. (DSM-IV, 1994, 314.01).

A persistência deste quadro ao longo da vida adulta ocorre em torno de 50% dos indivíduos diagnosticados como TDAH na sua infância. (BROWN, 2000, p.123) Chama-se atenção para o fato de que 90% das pessoas que apresentam tal transtorno na infância podem permanecer com os sintomas isolados de desatenção na vida adulta,  sem preencherem, entretanto, todos os critérios exigidos pelo DSM-IV para o diagnóstico (BIEDERMAN, 2000, p. 816-8).

Os indivíduos portadores de TDAH/I apresentam alterações específicas na função executiva da cognição, que coordena a memória imediata, a memória imediata verbal, a auto-regulação dos afetos e permite a reconstituição e análise do próprio comportamento. Alterações nesta função podem acarretar um menor controle dos impulsos, dificuldades para a retenção de informações, respostas verbais inadequadas e problemas na resposta motora a estímulos. Alguns autores consideram a Função Executiva (FE) como o maestro na sinfonia mental do indivíduo. (BIEDERMAN, 1992 p. 997).

Qualquer pessoa pode apresentar algum grau de alteração da FE, representando, entretanto, o TDAH/I o extremo de um comportamento e de um mau funcionamento da FE. Os portadores de TDAH apresentam grande número de problemas na área dos processos de ensino/aprendizado, o que acarreta dificuldades na aquisição de novos conteúdos. (BARKLEY, 1998, p.218).

O comportamento do portador de TDAH/I se caracteriza por alterações da atenção, da impulsividade e da velocidade da atividade física e mental, descrevendo o chamado  trio de base alterada. (SILVA, 2003, p.32).

A família identifica o comportamento diferenciado da criança e aprende a lidar com ele. As manifestações explícitas e incômodas desses problemas se dão, geralmente, na escola, onde a dificuldade de concentração da atenção compromete o aprendizado e as relações interpessoais. (PEREIRA, 2002, w).

Os professores não estão preparados para lidar com tais problemas e se impacientam com os alunos, queixando-se, freqüentemente, de que são crianças que vivem no mundo da lua. (MATTOS, 2001, p.17)

A produção de  material informativo é  destinado a melhorar a articulação entre os cursos de formação docente e a educação básica, oferecendo-lhes suporte para o conhecimento dos indicadores do TDAH/I, para a sua melhor abordagem em sala de aula e para o devido encaminhamento dos casos para ações terapêuticas.

 

Metodologia:

        Um levantamento bibliográfico orientou a produção do material no relativo ao seu conteúdo específico. Consultorias e trabalho em equipes suportaram a proposta pedagógica na formulação dos documentos. Ensaios específicos estão sendo realizados e devem selecionar as melhores alternativas na forma de comunicação dos textos. A validação do material didático produzido está sendo testada em estudo piloto. A divulgação do trabalho, a cargo da autoria do projeto, será feita através da transferência do material para a biblioteca da Faculdade de Educação, para sua utilização em larga escala. O conteúdo dos documentos busca abordar, em profundidade diferenciada para cada grupo, aspectos referentes ao reconhecimento da presença dos indicadores do problema; à importância do diagnóstico especializado com abordagem multidisciplinar; às formas adequadas no trato das manifestações do problema nos âmbitos familiar, social e escolar; aos procedimentos, recursos e intervenções metodológicas que se ajustem ao funcionamento de conduta e ao estilo de aprendizagem próprios desses indivíduos em situação de ensino-aprendizagem escolar; às indicações para referência oportuna dos casos, buscando acompanhamento  especializado.

 

Análise dos Dados:

O projeto segue um cronograma específico. Serão apresentados três produtos já validados:

a. Web Site (http://www.medicina.ufg.br/tdah) com finalidade informativa sobre TDAH/I;

b. Reprodução de cartilha impressa sobre TDAH/I  em formato multimídia.

c. Desenvolvimento de aula em formato multimídia para o treinamento de 166 pesquisadores /alunos em projeto específico.[*]

 

Conclusões:

Projeto em andamento.

 


Referências Bibliográficas:

 

BARKLEY Russell A. Attention Déficit Hyperactivity Disorder: a handbook for diagnosis and treatment, 2nd. Edition, New York, The Guilford Press. (1998).

 

BIEDERMAN, Jerry; FARAONE, Mike. LAPEY K. Comorbidity of dianoseis. In: Attention-deficit hyperactivity disorder. Acad Child Adolesc Psychiatry 35(8):997-1008. (1996).

 

BIEDERMAN, Jerry; FARAONE, Mike. Age-dependent decline of Symptoms of attention deficit hyperactivity disorder: impact of remission definition and symptom type. Am J Psychiatry. May;157(5):816-8. (2000)

 

BROWN, Thomas E. Attention-deficit disorders and comorbidities in children, adolescents, and adults. Washington, DC: American Psychiatric Press, Inc. (2000)

 

DSM-IV. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - Fourth Edition , published by the American Psychiatric Association, Washington D.C.,  the main diagnostic reference of Mental Health professionals in the United States of América, 1994.

 

GREVET, Eugenio H; ABREU,Paulo B; SHANSIS, Flávio. Proposta de uma abordagem

psicoeducacional em grupos para pacientes adultos com Transtorno de Déficit de Atenção /Hiperatividade. Revista de psiquiatria do Rio Grande do Sul, 25'(3): 446-452, set./dez. 2003

 

MATTOS, Paulo.  No Mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Lemos Editorial, 2001.

 

PEREIRA, Rafael A.  A via Crucis do TDAH Infantil – Associação Brasileira de Déficit de Atenção, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: www.tdah.org.br/reportagem02.php?id=3 Acesso em 12 mai.2004.

 

SILVA, Ana B B. Mentes Inquietas – entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas, 7ª. Edição, Ed. NAPEDES, Rio de Janeiro. 2003

 

 

Fonte de Financiamento: PROLICEN



[*] Alunos dos cursos de Medicina/UFG, Psicologia/UCG e Fonoaudilogia/UCG em projeto de pesquisa coordenado por  Maria das Graças Brasil na região Leste de Goiânia para a identificação de escolares que ingressam no sistema forma de ensino com dificuldades comportamentais e de aprendizagem compatíveis com TDAH/I.