A PRODUÇÃO GEOGRÁFICA SOBRE GOIÂNIA

 

Hérica Ozana da Silva[1]

hericaozana@yahoo.com.br

Eliana Marta B. de Morais[2]

eliana@iesa.ufg.br

 

 

Numero do cadastro:082104

 

Palavras-chave: professores/ ensino

 

Área do conhecimento: Educação

 

Resumo:

 

O ensino de geografia visa compreender as relações socioeconômicas que permeiam o espaço geográfico no intuito de contribuir com a formação de cidadãos críticos que possam, além de compreender, transformar essas relações. É tarefa do professor auxiliar o aluno na construção desse conhecimento e é a partir do local de sua vivência que o aluno entenderá as relações contraditórias expressas através do modo de produção.

Objetivando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Goiânia, a presente pesquisa em andamento, com o apoio dos pesquisadores que atuam junto ao NEAP (Núcleo de Estudos e Apoio ao Professor de Geografia), objetiva elaborar uma apostila com trabalhos produzidos no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (monografias, dissertações, teses realizadas por professores do IESA/UFG e artigos do Boletim Goiano de Geografia) que abordem temas relativos à Goiânia. Considerando que, para entender o global é necessário compreender o local esse material contribuirá para que professores e alunos discutam mais os problemas e as situações de sua cidade e de seu bairro de vivência.

Além dos trabalhos levantados foi produzido e está sendo aplicado juntamente com o NEAP um questionário que servirá de subsídio paras as próximas etapas da pesquisa.

 

Justificativa:

 

As principais discussões sobre docência, nas diferentes áreas da educação, têm apontado a necessidade de superar a dicotomia existente entre teoria x pratica, ensino x pesquisa, ensino superior x ensino básico (Diniz, 2000).

Os caminhos indicados para superar esse binômio, segundo Pimenta (1997) têm direcionado à valorização da pesquisa na pratica diária dos professores, isto é, o professor pesquisador que reflete na ação, sobre a ação e sobre a reflexão na ação, bem como a formação continuada destes.

       

É visando ultrapassar, ao menos em parte, essa problemática que a presente pesquisa, tendo como apoio o NEAP (Núcleo de Estudos e Apoio ao Professor de Geografia) pretende contribuir com a formação dos professores de geografia da rede municipal de ensino de Goiânia, ao divulgar a produção geográfica sobre este município, através da elaboração de apostilas e da organização de palestras e oficinas sobre os temas, criando a possibilidade de uma maior interação entre os profissionais do ensino básico e do ensino superior.

É nesse intuito que busca-se discutir a cidade, por ser um tema importante e presente na formação dos alunos do ensino fundamental. Sabendo-se que esses alunos vivem na cidade de Goiânia, portanto vivenciam seus problemas e contradições, tornando, dessa forma, indispensável que temas relativos à esta cidade sejam abordados em sala de aula.

É conhecendo o lugar em que vivem que os alunos começam a pensar e desenvolver uma consciência crítica de fatos que são pertinentes não só a cidade de Goiânia, mas a todas as cidades contemporâneas.

Os professores de geografia nem sempre tem acesso a materiais que colaboram com suas reflexões sobre a cidade em que vivem e trabalham. A divulgação dos trabalhos produzidos sobre Goiânia torna-se uma forma de contribuir com a formação desses professores e conseqüentemente de seus alunos, além de possibilitar que a universidade possa contribuir diretamente com a comunidade apresentando propostas de atuação para auxiliá-los a compreender melhor a cidade onde vivem e trabalham.

 

Objetivos:

 

Geral:

·              Divulgar a produção geográfica sobre Goiânia junto aos professores que trabalham com a disciplina de geografia na rede municipal de ensino de Goiânia. 

 

Específicos:

·              Identificar e sistematizar os temas que versam sobre Goiânia através de um levantamento nas dissertações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em geografia no IESA/UFG, nas monografias de final de curso desenvolvidas no bacharelado do IESA/UFG, nas publicações do Boletim Goiano de Geografia, bem como nas dissertações e teses realizadas por professores do curso de geografia do IESA/UFG.

·              Elaborar apostilas com bibliografia comentada de temas desenvolvidos sobre Goiânia.

·              Organizar um ciclo de palestras e/ou oficinas sobre Goiânia com alguns autores das obras divulgadas junto aos professores que trabalham com a disciplina de geografia na rede municipal de ensino de Goiânia.

 

Metodologia/Procedimentos:

 

·              Realizar revisão bibliográfica sobre cidade, urbano e Goiânia.

·              Contactar as escolas e os professores que trabalham com a disciplina de geografia na rede municipal de ensino de Goiânia, para divulgar a apostila produzida bem como para identificar os temas que possuem interesse em particular de palestras e/ou oficina.

·              Divulgar junto aos professores a apostila com bibliografia comentada retratando os trabalhos realizados sobre Goiânia.

·              Aplicar e tabular os dados de um questionário aplicado aos professores para identificar os temas que eles possuem interesse em participar de palestras e/ou oficinas.

·              Organizar um ciclo de palestras e/ou oficinas nas dependências do IESA/UFG;

 

População-Alvo:

Professores de geografia da rede municipal de ensino de Goiânia.

 

Local de Execução:

·              Escolas da rede municipal de ensino de Goiânia.

·              Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG.

 

Resultados Parciais:

 

As atividades do projeto estão sendo realizadas desde maio de 2004, com a carga horária de 12 horas semanais. Inicialmente foram levantados e elaborados resumos dos trabalhos produzidos no IESA, que abordam temas diversos relativos à cidade de Goiânia.

No Boletim Goiano de Geografia foram encontrados dez artigos; das dissertações defendidas no mestrado em geografia do IESA quatorze; e na Secretaria do IESA, que tinham sido catalogadas sete monografias de fim de curso que possuíam temas relativos a Goiânia.Esse levantamento servirá para confecção final da apostila.

Juntamente com o NEAP foi elaborado e está sendo aplicado um questionário. Os dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação indicam cento e oitenta e dois professores de geografia dos quais quarenta e cinco já responderam o questionário. Portanto, algumas considerações sobre as áreas de interesse no que tange aos temas da oficina já podem der evidenciados. Esse questionário é um subsidio para a confecção e divulgação das apostilas e para a realização das palestras e/ou oficinas.

 

 

Referências Bibliográficas

DINIZ, Júlio E. Pereira. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: DINIZ, Júlio E. Pereira. Formação de professores, pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

 

PIMENTA, Selma G. A didática como mediação da construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa na licenciatura. In: ANDRÉ, Marli Elisa D. A.; OLIVEIRA, Maria Rita N. T. (orgs.). Alternativas no ensino de didática. Campinas: Papirus, 1997

 



[1] Graduanda do 4º ano de licenciatura do Curso de Geografia - IESA/UFG

[2] Professora do Curso de Geografia do IESA/UFG