Área de Conhecimento:Ciências Sociais e Aplicadas
Justificativa
A biblioteca universitária, como integrante de uma instituição superior, tem por finalidade oferecer e apoiar o desenvolvimento de programas de ensino, pesquisa e extensão. Se uma biblioteca é importante para o ensino em geral, no ensino superior seu papel é proeminente em virtude do valor da própria universidade, pois nenhuma outra instituição ultrapassa em magnitude a contribuição universitária, a qual torna possível o avanço tecnológico e científico que se registra atualmente em todos os campos do conhecimento.
A política moderna de preservação dos acervos se desenvolve em busca do maior prolongamento possível da vida útil de documentos, orientando-se pelas causas de deterioração destes suportes. Já se sabe que existem fatores ambientais e humanos no ato de depredação dos acervos. Neste sentido, as bibliotecas têm investigado os padrões de conduta de seus usuários na utilização dos documentos visando preservar o acervo através da conscientização dos usuários no uso e manuseio dos diversos tipos de materiais.
A diminuição dos recursos para aquisição de material nas bibliotecas universitárias aumenta a preocupação com a política de preservação e conservação dos acervos. As bibliotecas da UFG sofrem permanentemente com a depredação de seus acervos, dispendendo um alto valor em recursos financeiros na recuperação e reposição do patrimônio. E é visando colaborar com a política de preservação e conservação dos acervos que a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), em parceria com a Biblioteca Central, propõe este projeto.
Objetivo geral
Promover ações para a conscientização da necessidade de preservar os acervos das bibliotecas Central, Setorial Campus 1 e Setorial do Cepae, tendo em vista que as três bibliotecas recebem usuários da comunidade da UFG e em geral (sociedade goianiense, visitantes de outros Estados e do interior de Goiás).
Objetivos específicos
- realizar um estudo local dos tipos e fatores causadores da depredação dos acervos;
- realizar campanhas de conscientização dos usuários quanto à depredação dos acervos;
- desenvolver ações em conjunto com as outras atividades, serviços e projetos da Biblioteca a fim de diminuir a depredação do acervo.
Metodologia
O projeto será coordenado por um docente da Facomb e sub-coordenado pela Biblioteca Central. Também haverá participação dos alunos do segundo ano de Biblioteconomia da UFG. Em conjunto serão realizadas as seguintes ações:
- realizar um estudo sobre as possíveis causas e os tipos de depredação dos acervos das bibliotecas da UFG;
- participar do Projeto Bibliotecas às 12 horas com atividades relacionadas à promoção da preservação do acervo;
- elaborar material impresso, audiovisual e atividades culturais como, por exemplo, teatro, visando despertar os usuários para a importância da preservação do acervo;
- participar das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB);
- promover atividades nos espaços abertos da UFG e em salas de aula;
realizar atividades na Escola Estadual Waldemar Mundim, no Conjunto Itatiaia
Descrição geral do público alvo: usuários das bibliotecas da UFG, alunos da Escola Estadual Waldemar Mundim e do Cepae/UFG.