Preparação pré-vestibular: Mais que uma atitude solidária, uma forma de ensinar cidadania e inclusão social.

Numero do cadastro: CAJ-138

Palavras Chaves: Educação, Vestibular, Cidadania.

Área de conhecimento: Ciências sociais e aplicadas

 

 

Justificativa

O processo de seleção das Universidades Públicas tem sido, normalmente, excludente de grande parte da população brasileira, uma vez que o conhecimento exigido dos alunos que pretendem concorrer ao vestibular não se apresenta condizente com o nível de ensino que é ministrado nas escolas públicas do Brasil, assim sendo, movimentos que permitam a igualdade de condições entre a população de baixa renda e a de maior renda, no que se refere ao ingresso na Universidade, devem ser estimulados e criados em todas as esferas do governo, para se evitar que sejam dados privilégios à população mais rica, através de avaliações não condizentes com a realidade do ensino nas escolas públicas. Contidos nesta filosofia, a população acadêmica da UFG/Jataí (corpo docente e discente), realizou em 2003 um projeto de extensão voltado à preparação de alunos carentes para o processo do vestibular 2004 da UFG, que resultou no curso pré-vestibular ATITUDE, o qual tem aumentado suas atividades no ano de 2004, sem que a filosofia inicial seja perdida. Aulas gratuitas, foram ministradas por alunos da UFG/Jataí, supervisionados pelos professores, com o objetivo de conscientizar os acadêmicos da importância de ações sociais. O projeto baseou-se, portanto, no processo de conscientização do acadêmico, do seu poder como agente transformador da realidade em que vive, através de conversas em sala de aula e extra-sala, além de esclarecer a importância da participação político-social de cada um, permitindo assim a formação de cidadãos comprometidos com a mudança da realidade social, conforme prega a LDB/1996.

 

Objetivos

 

-Promover a preparação de pessoas carentes principalmente para o processo de seleção da Universidade Federal de Goiás.

-Permitir o desenvolvimento da conscientização política e social dos alunos do CAJ-UFG.

-Desenvolver a cidadania nos alunos e acadêmicos participantes do projeto.

-Conscientizar a população de baixa renda da importância da educação superior como meio digno da melhoria da qualidade de vida.

 

Metodologia

 

O Curso Pré-vestibular ATITUDE iniciou suas atividades, sendo estas divididas em três etapas principais. A primeira correspondeu à definição de um período de inscrição para que a comunidade pudesse se inscrever para pleitear uma vaga no cursinho. A segunda etapa constituiu a seleção dos alunos, a qual apresentava critérios definidos pelo grupo de alunos e professores participantes do projeto, estes tinham como premissa selecionar os alunos com menor poder aquisitivo, maior disposição para o estudo e vontade de vencer os obstáculos que por ventura pudessem aparecer ao longo do caminho até a universidades. Neste processo para o período noturno houve 300 inscritos, selecionou-se 70 alunos (25% do total), estabelecido, inicialmente como o máximo para que se pudesse ter um curso de qualidade, para o período vespertino houve 200 inscritos, selecionou-se 55 alunos. A terceira etapa correspondeu às aulas propriamente dita, as quais são ministradas diariamente, Para o período noturno das 19:00 às 23:00 horas,de segunda a sexta-feira, aos sábados das 14:00 às 18:00 horas, para o período vespertino das 14:00 ás 17:00 Horas, de Segunda a Sexta, aos sábados das 08:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 Horas, todas as aulas são ministrada pêlos alunos, sob supervisão dos professores do CAJ. As aulas, o material didático fornecido aos alunos, bem como as técnicas de ensino e organização do conteúdo foram elaboradas pelos acadêmicos, que se dividiram nas atividades de coordenação e docência das diferentes disciplinas.

 

Público alvo

População carente de jataí que está concluindo ou já concluiu o segundo grau, totalizando 125 pessoas atendidas.

Acadêmicos do Campus Avançado de Jataí dos cursos de licenciatura e bacharelado, totalizando 45 alunos.

 

Local de execução

Salas do Campus Avançado de Jataí, disponibilizadas pela direção.

 

Resultados

Como resultado obtido, tivemos uma motivação generalizada por parte dos acadêmicos do CAJ, os quais se prontificaram a ministrar aulas gratuitamente, como também pôde ser notada nos alunos do cursinho preparatório para o vestibular. Além disso pessoas da comunidade jataiense, que há muitos anos não estudavam tiveram uma participação satisfatória no decorrer das atividades do projeto. Há de se considerar o desempenho satisfatório destes no processo de seleção da UFG (2003), onde 60% dos concluintes foram aprovados na primeira fase do vestibular, sendo que 42,5 destes também foram aprovados na segunda fase do processo de seleção para ingresso nos cursos do CAJ/UFG.Os resultados satisfatórios obtidos no primeiro ano, fizeram com que os professores que ministraram aulas no ano de 2003 fossem procurados pêlos Cursos preparatórios para vestibular, os quais prestam serviço aos diversos cursos pré vestibulares de Jataí, o que demonstra a importância deste projeto também para a colocação profissional destes alunos.

Um outro ponto a se destacar no projeto no ano de 2004, diz respeito à alta procura dos acadêmicos do CAJ pôr vagas para ministrarem aulas junto ao Cursinho ATITUDE, onde o quadro de professores inicialmente de 25 passou neste ano para 42, graças a possibilidade das licenciaturas poderem participar do projeto.

Além dos resultados satisfatórios, quanto à formação pessoal, deve ressaltar a iniciativa dos alunos de introduzirem, no processo de seleção, uma taxa para a o processo seletivo do Cursinho Atitude, a qual correspondia a dois quilos de alimentos não perecíveis, a qual foi entregue as instituições filantrópicas da cidade, prova de que mais do um projeto social, esse se configura como um projeto que pretende ensinar cidadania aos alunos do CAJ, pela observação dos problemas da comunidade em que estão inseridos, bem como da tomada de atitude para solucioná-los. Pretende-se, portanto, com este projeto, transformar os alunos participantes, em pessoas conscientes dos problemas sociais brasileiros, bem como dotá-los de meios e subsídios para que estes possam agir como cidadãos capazes de transformar a sociedade em que vivem.