1. Título:

 

Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais

 

 

  1. Nome dos Autores:

 

MORAIS, A. G.

FRAGA, C.

CARVALHO, R. A.

SILVA, R.B.

PASSOS, C.S. (orientador)

 

 

  1. Endereço eletrônico: galeriadafav@fav.ufg.br

 

 

  1. Palavras-chave:

 

Exposição, arte-contemporânea, galeria.

 

 

  1. Justificativa:

 

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais atua como laboratório estético cujos objetivos são compromissados com a divulgação das artes visuais, a formação estética e cultural dos indivíduos. A programação da Galeria é definida por um conselho curatorial e consultivo, formado por professores da Faculdade de Artes Visuais, que seleciona entre as propostas enviadas à Galeria quais devem ser exibidas, responsabilizando-se pela manutenção da qualidade da programação.

Os recursos humanos da galeria são compostos por um coordenador representado por um professor da unidade; uma museóloga cedida pelo Centro de Informação e Documentação Arquivística da UFG; uma estagiária cedida pela Secretaria Municipal de Cultura; dois estudantes bolsistas da PROEC.

A Galeria inaugurará a exposição “Objetos e Outros Objetos” no dia 21 de outubro. Esta exposição integra o projeto de intercâmbio entre as Universidades Federais de Minas Gerais e de Goiás. “Objetos e Outros Objetos” contará com a participação de oito artistas plásticos, professores da Escola de Belas Artes da UFMG, curadoria de Mário Azevedo e coordenação de Carlos Sena Passos.

Objetos e Outros Objetos centra-se na pesquisa dos possíveis desdobramentos da produção artística e dos motes da cultura brasileira, em busca de uma outra ótica para o domínio das artes. Os artistas-expositores buscam, por meio desta exposição, desenvolver reflexões baseadas em experimentações e pesquisas, com o intuito de alargar a produção artística dos mesmos.

A realização desta exposição dentro da programação do I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG objetiva apresentar, por meio do relato de seus alunos bolsistas, todo o trabalho realizado para a concretização das exposições empreendidas pela Galeria.

 


6. Objetivos:

 

A Galeria tem como objetivos gerais estabelecer-se como espaço para divulgação das artes visuais, contribuir para formação estética e cultural dos indivíduos, preservar, ampliar e divulgar o acervo da FAV/UFG. Visa ainda incentivar a pesquisa em artes visuais e promover ações educativas visando a formação em artes.

A realização da exposição “Objetos e Outros Objetos” visa estabelecer um intercâmbio cultural entre a comunidade artística de Minas Gerais e Goiás.

 

 

  1. Metodologia:

 

Para a realização da exposição “Objetos e Outros Objetos” serão desenvolvidos trabalhos de produção – contato com artistas, confecção de material impresso, divulgação via correio e mídia impressa, pelos alunos bolsistas. E ainda agendamento de visitas com escolas da rede pública e particular da cidade de Goiânia.

As visitas agendadas são acompanhadas pelos bolsistas que desempenham a função de mediadores e desenvolvem ações-educativas junto ao público visitante.

 

 

8.      Público alvo:

 

Artistas, arte-educadores, estudantes de artes, estudantes em geral, comunidade acadêmica e comunidade me geral.

 

 

9.      Resultados finais ou preliminares:

 

O trabalho de produção da exposição encontra-se em andamento, estão sendo realizados os contatos com os artistas-expositores, a confecção do material impresso, assim como textos explicativos referentes à proposta da exposição, elaboração de dados curriculares dos artistas participantes. E ainda a elaboração das ações a serem desenvolvidas no período da exposição.