Projeto de Extensão: Curso

 

 

Título: Prática de Ensino e Formação Continuada de Professores

Número de Cadastro: FE-05

Autores(as): LIPOVETSKY, N. (coord.); ROSA, D. E. G.; CHAVES, S. M.; RODRIGUES, M. E. de C.; ALMEIDA, D. B. de; SOUSA, L. F. E. C. P. de; SOUZA, R. C. C. R. de; GUIMARÃES, V. S.

E-mail: noemianet@uol.com.br

Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores

Área de conhecimento: Educação

 

JUSTIFICATIVA

            O Projeto “Prática de Ensino e Formação Continuada de Professores”, foi desenvolvido pela primeira vez em 1995 e, em 2004, está sendo reeditado pela décima vez consecutiva. Contudo, precisa ser compreendido como um projeto em progressivo processo de renovação. Não só pelo caráter do “sempre inusitado”, próprio dos processos educativos, mas também por passar, a cada ano, a contar com novos alunos e incorporar outras escolas públicas (campos de estágio), assim como seus respectivos professores.

            A avaliação deste projeto nos anos anteriores, por parte das escolas envolvidas, pelas Secretarias de Educação, pelos professores de Didática e Prática de Ensino e alunos do 3º ano de Pedagogia, tem sido bastante positiva, no sentido de que a formação realizada por seu intermédio vem provocando maior empenho dos(as) professores(as) envolvidos(as) em romper com tradições cristalizadas na prática docente. Haja vista que os professores participantes passam a adotar práticas numa perspectiva mais avançada, a partir da reflexão sobre seu fazer-pensar, com maior consciência da intencionalidade educativa, concretizada na reconstrução do Projeto Político Pedagógico da cada unidade escolar.

            É fato que um bom curso de formação inicial se mostra como uma das condições necessárias para o bom desempenho profissional do professor. Porém, inexiste qualificação profissional como aquisição para toda vida. Com esse entendimento e frente aos processos acelerados de mudanças científicas, tecnológicas, sociais e políticas, a validade e a atualidade dos cursos de formação – considerados sob o aspecto do conjunto de conhecimentos específicos – têm assumido duração cada dia mais curta (Paiva, 1990)[1]. Assim, este projeto está voltado para a formação continuada em serviço. Nos últimos anos essa modalidade de formação profissional está sendo amplamente reconhecida pelas instâncias governamentais, as quais têm destinado recursos e programas para formação continuada.[2]

            Sem a pretensão de erigir a formação continuada em panacéia da formação profissional, pode-se dizer que a qualificação e a desqualificação profissionais estão ligadas, não só a bons cursos de formação inicial, mas à vinculação ou não do professor a processos consistentes e significativos de atualização.

              Um dos aspectos desta reflexão é saber até onde os aportes teórico-práticos que constituem o núcleo do curso de formação inicial, contribuem para explicar a complexidade e fornecer diretrizes para a singularidade das situações do trabalho docente.

               Nesses últimos nove anos, o desenvolvimento deste projeto possibilitou-nos efetivar a reflexão sobre a prática docente juntamente com os professores e outros sujeitos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental para crianças, bem como na Educação de Jovens e Adultos.  Neste processo, o olhar sobre a nossa própria prática, em cursos de formação inicial  e continuada de professores, também é elucidado.

 

OBJETIVOS

            Buscar a melhoria da formação dos profissionais (professores, coordenadores, diretores) das escolas públicas (estaduais e municipais).

            Propiciar aos envolvidos, apoio e espaço institucionais para reflexão sobre os fundamentos da didática frente às necessidades do cotidiano da sala de aula e da escola.

            Possibilitar a melhoria do trabalho do professor, por meio da discussão, dos relatos de experiência de trabalho e de outras práticas reflexivas.

            Contribuir para que todos os envolvidos no projeto compreendam a formação profissional como um processo sempre inacabado e de responsabilidade individual e coletiva.

 

METODOLOGIA

Este projeto vem desenvolvendo a formação continuada de professores e do corpo técnico-pedagógico das Escolas Públicas da cidade de Goiânia, nas quais o Estágio Supervisionado do 3º ano do Curso de Pedagogia é realizado.

Como uma das formas de viabilizar a extensão universitária – explicitando o compromisso político da Univerrsidade com a formação também continuada de professores – evidencia-se a busca da unidade entre o ensino e a pesquisa, o que ocorre neste projeto, a medida que se tem a escola (e os processos de ensino ali desenvolvidos) como espaço de investigação e de ação para a formação inicial e continuada de professores.

Por se tratar de um projeto de extensão de caráter coletivo, estão envolvidos no seu desenvolvimento, Professores e demais Profissionais das escolas-campo, Professores de Didática e Prática de Ensino (Estágio-Supervisionado), alunos(as) do 3º ano do Curso de Pedagogia da FE/UFG[3] e Professores convidados da FE/UFG ou de outras instituições. O trabalho de formação continuada ocorre de modo que, em cada uma das escolas-campo, há sempre a participação dos Professores de Didática e Prática de Ensino, bem como de outros professores que assumem o desenvolvimento e a avaliação das atividades de extensão ali realizadas. As atividades de extensão ocorem com a partipação dos Professores de Didática e Prática de Ensino em horários diferentes do estágio de sua turma, de acordo com o prévio entendimento com os grupos das escolas-campo.

Nesse sentido, densenvolve-se com o corpo docente das escolas-campo atividades de reflexão, a partir de relatos de experiências das práticas pedagógicas, acompanhadas de estudos, leituras, debates, exposições e seminários, cujos temas são levantados nas escoas-campo, os quais passam a compor o programa trabalhado junto às instituições envolvidas. Efetiva-se ainda a elaboração de projetos de ensino e produção de relatórios analíticos.

Do ponto de vista operacional, o desenvolvimento deste projeto se constitui basicamente, na criação de espaços para reflexão coletiva nas escolas-campo, visando redimencionar o pensamento e a prática docente. Buscar-se também o intercâmbio entre as escolas participantes do projeto, por meio de encontros para realização de palestras, estudos e debates conjuntos efetivados na Faculdade de Educação da UFG.

 

POPULAÇÃO-ALVO / LOCAL DE EXECUÇÃO/ RESULTADOS PARCIAIS

            Professores, orientadores e outros profissionais (Diretores, Bibliotecários, etc.) que atuam nas escolas públicas (Estaduais e Municipais) de Ensino Fundamental da cidade de Goiânia. O número de escolas atingidas, nesses nove anos de realização do projeto, tem variado entre 6 e 8. A cada ano, são contemplados, em média, de 90 a 100 profissionais do Ensino Fundamental e por extensão, cerca de 1.200 alunos desse nível de ensino.

 

 

           



[1]PAIVA, Vanilda. Final do século: desafios e educação na América Latina.São Paulo: Cortez, 1990.

[2] Por exemplo: os recursos do FUNDEF e programas – cantinho da Leitura e PCNs em Ação.

[3] A presença dos alunos e de seus respectivos Professores-supervisores nas escolas-campo faz-se imprescindível para efetivação do presente projeto, haja vista que ela possibilita a liberação dos professores dessas escolas de suas salas de aula para participarem das atividades de extensão. Liberação que ocorre no momento em que os alunos-estagiários estão realizando a regência.