GRUPO DE MÚSICA ELETROACÚSTICA

Projeto de Extensão

Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida, EMAC-UFG – coordenador

Profa. Ms. Ana Lúcia Fontenele, EMAC-UFG

Marcelo Birck – mestrando, EMAC-UFG

Paulo Guicheney – mestrando, EMAC-UFG

Cristiano Severo Figueiró – mestrando, EMAC-UFG

André Luiz Gomes Machado – graduando, EMAC-UFG, bolsa PROEC

Silvio Cardoso Albino – graduando, EMAC-UFG

 

Laboratórios de Pesquisa Sonora

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

www.musica.ufg.br/lpqs

anselmo@musica.ufg.br

 

palavras-chave: Música Eletroacústica, Composição Musical, Música e Novas Tecnologias, Música Computacional.

 

 

APRESENTAÇÃO

 

 

A música eletroacústica surgiu como uma conseqüência da junção de procedimentos composicionais da música concreta e da música eletrônica. As bases sonoras eletrônicas e acústicas definiram o termo – música eletroacústica. Em meados da década de 1950, compositores que haviam realizado obras no Estúdio da Rádio de Colônia (Alemanha), o berço da música eletrônica, sentiram necessidade de incorporar sons de fontes acústicas em suas composições, utilizando inicialmente os sons da voz. Tal tendência se confirmou nas obras: Gesang der Jünglinge (1955-1956) de Stockhausen e Thema (Ommaggio a Joyce) (1957) de Luciano Berio, consideradas as obras primas do início da música eletroacústica. Sob um outro ponto de vista a música eletroacústica é caracterizada por uma nova sensibilidade no "fazer musical". Os seus elementos constitutivos não se baseiam nos mecanismos utilizados na música tonal, como relação de alturas e harmônicas entre outras. Basicamente, essa música lida com o "som em si", com as suas características tímbricas. O que importa é o som por ele mesmo, as suas associações com outros sons e a construção temporal desse novo discurso musical.

Justificativa

 

Os Laboratórios de Pesquisa Sonora (LPqS) foram implantados  na EMAC-UFG com recursos SESU-MEC, atendendo atividades de natureza didática, pesquisa e extensão. Nossas atividades laboratoriais envolvem a produção artística, tanto  no âmbito da graduação em Composição, como na linha de pesquisa Composição e Novas Tecnologias do Mestrado em Música.

 

Objetivos

O Grupo de Música Eletroacústica foi criado com os seguintes objetivos:

-         Formar uma equipe dedicada à música eletroacústica, sua prática composicional, sua performance e sua divulgação;

-         Elaborar um repertório de obras eletroacústicas a partir das composições da equipe e de compositores consagrados;

-          Realizar concertos de música eletroacústica na EMAC-UFG e outros locais.

-         Promover a interação entre graduação e mestrado através da criação e produção artística contemporânea em torno da estética eletroacústica.

-         contribuir com a formação de público para este tipo de estética.

 

PRODUÇÃO

 

Os componentes do Grupo de Música Eletroacústica possuem projetos de pesquisa (incluindo mestrado, PIBIC e Projeto Final de Curso) envolvidos com a linha de pesquisa do LPqS - Composição e Novas Tecnologias. Esses projetos incluem uma produção artística. O grupo se mobiliza para solucionar os problemas técnicos e estéticos, organizando os meios de difusão dessa produção. Listamos abaixo os concertos realizados:

 

CONCERTO DE MUSICA ELETROACUSTICA-II Seminário de Pesquisa em Música EMAC/UFG,

Local:   AUDITORIO EMAC-UFG

Data: 22/06/02

 

CONCERTO - Grupo de Música Eletroacústica

Evento: Projeto Música na Escola de Música

Local:   Auditório  EMAC-UFG

Data: 20/11/02

 

CONCERTO - Grupo de Música Eletroacústica

Evento: Goiânia Festum Fluxorum

Local:   Auditório  EMAC-UFG

Data: 5/07/03

 

concerto didático na programação da série Música na Escola de Música

Local:   AUDITORIO EMAC-UFG

Data: 20/08/2003.

 

concerto - III Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical

Local:   AUDITORIO EMAC-UFG

Data: 04/09/2003

 

CONCERTO DE MUSICA ELETROACUSTICA E CENA

XV BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Obra: SEMENTES – Ana Lúcia Fontenele

Local:   Sala Baden Powel - RJ

Data: 11/11/2003

 

concerto - IV Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical

Local:   AUDITORIO EMAC-UFG

Data: 27/08/2004

 

Nossos planos futuros envolvem a continuação de novos concertos e a interação com outras unidades da UFG. Temos em vista a elaboração de programas radiofônicos para a Rádio Universitária e a execução de concertos no Planetário da UFG.

 

Com esse projeto nos tornamos o único grupo específico de Música Contemporânea de Goiás, projetando nossa universidade no cenário nacional numa atividade onde somente grandes universidades atuam – USP, UNICAMP, UNESP e UFMG. Com as atividades do Grupo de Música Eletroacústica completa-se um ciclo virtuoso que consolida nossos laboratórios com centro de referência nacional em música eletroacústica. A eleição de nosso coordenador como vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (www.sbme.com.br) confirma tal fato.