Noções da Dinâmica Climática para o Ensino Fundamental (5ª e 6ª série) da Rede Pública de Ensino – Goiânia-GO

Número do cadastro: IESA-6

Instituto de Estudos Sócio-Ambientais

Morais, J. M. de jumm32@hotmail.com

 Luiz, G. C. gislaine@iesa.ufg.br

 

 

Palavras-chave: ensino, climatologia, meio ambiente e sociedade

Área do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

 

Justificativa:

            A questão das mudanças e da variabilidade climática tem sido um dos temas de maior relevância nas discussões atuais sobre os destinos da humanidade. No crescimento de uma cidade, por exemplo, há alterações dos componentes atmosféricos através da alteração do balanço de energia. As conseqüências são traduzidas no comportamento dos elementos atmosféricos, desencadeando alterações em determinados parâmetros, tais como precipitação, temperatura e umidade relativa do ar.

Nesse sentido, o estudo da climatologia, nas últimas décadas, tem despertado interesse seja pela importância do clima para a sociedade através da agricultura, lazer, vestuário, construção, etc; seja pela dinâmica com os demais sistemas que compõem o quadro natural do planeta, permitindo garantir, inclusive, a manutenção das atuais condições do meio ambiente; e conseqüentemente, assegurando manutenção da biodiversidade e a paisagem natural.

            No contexto da Geografia, a climatologia, enquanto conteúdo ministrado no ensino fundamental, apresenta relevância, pois permite estabelecer correlações acerca da dinâmica dos fatores e elementos atmosféricos e suas implicações junto às questões ambientais, principalmente quando se coloca em nível global.

Além de estabelecer correlações entre clima e questões ambientais, a climatologia permite que o aluno estabeleça relação entre mudança climática e os impactos à sociedade.

Assim, compreendendo a dinâmica climática o aluno é levado a perceber, dentre outros aspectos, a importância do clima para dinâmica agrícola; as conseqüências socioeconômicas e ambientais mediante variações nos parâmetros climáticos como temperatura, precipitação, umidade relativa do ar. Em outra perspectiva, também é permitido que o aluno entenda como que a atuação da sociedade, através da modificação do espaço natural, poder estar contribuindo para alterações na dinâmica do clima e as conseqüências socioambientais.

No entanto, apesar da relevância do tema, o clima enquanto conteúdo ministrado no ensino fundamental é apresentado como fator natural estático e sua compreensão torna-se bastante abstrata. Os alunos, principalmente da 5 ª e 6 ª séries, não conseguem, diante do nível de abstração, compreenderem os conceitos inerentes aos estudos da climatologia que acabam, muitas vezes, por serem simplesmente memorizados. Desta forma, não conseguem fazer nenhuma correlação entre clima e recursos naturais e clima e sociedade.

 

Objetivo:

            Diante das dificuldades dos professores em trabalhar com o conteúdo de climatologia, muitos deles ainda leigos devido à formação acadêmica, o projeto tem por finalidade oferecer aos estudantes das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Goiás, através da teoria e da prática, subsídios para melhor compreensão acerca dos conceitos de climatologia, especificamente clima e tempo; assim, como compreender melhor a relação entre alteração da superfície e modificações dos parâmetros atmosféricos.

Assim, objetiva-se trabalhar com suporte teórico acerca da dinâmica climática, fatores e elementos responsáveis pela variação espaço-temporal do clima, considerando para tanto a dinâmica da sociedade. Por outro lado, através da prática com aulas de campo com equipamentos que permitam mensurar os elementos atmosféricos, temperatura e umidade relativa do ar, melhor compreensão acerca dos conceitos teóricos abordados em sala de aula.

Além de trabalhar com os alunos os conceitos inerentes ao conteúdo teórico do conteúdo de climatologia; bem como a prática através de leituras com instrumentos que mensuram o comportamento da atmosfera, esse projeto também visa maior integração e aproximação dos professores do ensino fundamental da rede pública de ensino com os professores da Universidade Federal de Goiás.

 

 Metodologia:

            O projeto visa trabalhar com os principais conceitos teóricos referentes à compreensão dos fatores e elementos responsáveis pela dinâmica do clima, em forma de palestras, utilizando-se para tanto recursos visuais, através de palestras.

 Viabilizar-se-á também atividade prática, a ser realizada no Campus II da UFG, utilizando-se de psicomêtros para mensurar diferentes valores de temperatura e umidade do ar, conforme o uso do solo.

            O projeto será desenvolvido em três etapas:

- 1ª etapa - acompanhamento teórico e prático do monitor, seleção das escolas da Rede Pública de Ensino de Goiânia, divulgação do projeto e convite às escolas, preparação e elaboração de questionários;

- 2ª etapa - palestras, atividades de prática e aplicação dos questionários aos alunos e professores, objetivando avaliar e analisar a contribuição do projeto para melhor aproveitamento e compreensão do conteúdo abordado e discutido em sala de aula. ]de prática para a compreensão do conteúdo);

- 3ª etapa - organização e tabulação dos questionários e elaboração do relatório final.

 

População alvo:

            O projeto esta sendo desenvolvido junto as Escolas da Rede Pública Estadual do Estado de Goiás, no município de Goiânia, contemplando especificamente alunos 5ª e 6ª séries do ensino fundamental.

Inicialmente o projeto visou abranger um total de 800 alunos da rede pública de ensino, entretanto durante o desenvolvimento não foi possível alcançar o número proposto, mas estamos contando com a participação de aproximadamente 200 alunos.

 

Local de execução:

            O desenvolvimento do projeto está sendo realizado no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais e pátio da Universidade Federal de Goiás. 

Resultados parciais:

            A primeira etapa do projeto foi realizada, quais sejam: preparação do monitor e palestra, seleção das escolas, divulgação do projeto e encaminhamento de carta-convite às mesmas, elaboração de questionários.

Finalizada a primeira etapa, o projeto passa então a sua segunda etapa a qual inclui a visitação dos grupos de estudantes à UFG, sendo ministrada palestra e atividades de campo. Nesta etapa do desenvolvimento do projeto houve pequeno problema e a palestra teve que ser repensada e melhor estrutura visando melhor atingir o público alvo. Foi repensado principalmente a linguagem e os recursos visuais utilizadas na palestra, reduzindo o tempo de permanência dos alunos em ambiente fechado e tentando privilegiar a atividade de campo. Esses aspectos foram revistos diante do comportamento da primeira turma a participar no projeto. Os alunos demonstraram interesse, entretanto, pela faixa etária não foi possível prender a atenção pelo tempo necessário proposto para a realização da palestra.

Um problema que encontramos no desenvolvimento deste projeto diz respeito ao atraso das turmas para inicio das atividades propostas. Por outro lado, o público alvo estimado inicialmente em 800 alunos, não foi possível alcançar, pois algumas escolas não conseguiram, apesar do interesse, a participação dos seus alunos, mediante dificuldade em viabilizar o transporte para os alunos.

            O desenvolvimento do projeto ainda encontra-se na fase dois (2), ou seja, estamos ainda recebendo os alunos das escolas públicas de Goiânia para as atividades propostas e, estamos, aguardando maior número de visitas para inciarmos à tabulação dos questionários e elaborar relatório final, apresentando os resultados do desenvolvimento desta proposta de projeto de extensão da UFG.

 

Bibliografia:

 ASSAD, E.D. et. Al. Veranicos na região dos cerrados brasileiros: freqüência e probalidade de ocorrência. In: ASSAD, E.D. (Org.). Chuvas nos Cerrados: análise e espacialização. Embrapa-CPAC. Brasília, 1994. p.43-48.

AYOADE, J.O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1991.

CASSEIT, Valter. Os ventos de Goiânia-Go. In: Revista Brasileira de Geofísica. Vol.11(2), 1993. p.215-221.

______. Ambiente e apropriação do relevo. São Paulo: Contexto, 1991. (Coleção ensaios).

CONTI, José Bueno. Mudanças Climáticas. In: Variabilidade Climáticas e Mudanças Climáticas: Implicações ambientais e socioeconômicas. SAN’TANNA NETO & ZAVATINNI (organizadores). Maringá: Eduem, 2000. P.17-28.

FONZAR, Benedita Catharina. Mudanças climáticas na cidade de Goiânia. In: Boletim Climatológico. Presidente Prudente: FCT/UNESP, ano 2, número 3, 1997, p. 247-250.