Imagens da Cultura Corporal

Número do cadastro: FEF- 33

Palavras – chave: Educação, registro, novas tecnologias e banco de dados

Área do conhecimento: Ciências humanas / Educação/ Comunicação

Justificativa:  A Faculdade de Educação Física vem desenvolvendo atividades inovadoras no campo da cultura corporal que na sua maioria possuem como única forma de registro a escrita. Com o avanço das novas tecnologias, outras formas de expressões da linguagem vem se apresentando, as quais necessitam de um tratamento adequado. O projeto Imagens da Cultura Corporal se constitui como veículo de registro e armazenamento dessas atividades.

O uso das novas tecnologias na educação tem sido uma prática que tem contribuído com a aprendizagem. Numa instituição formadora como a UFG devemos nos preocupar em formar professores/profissionais que saibam lidar com essas novas tecnologias e estejam preparados para sua inovação constante e para a velocidade das informações, que devem ser avaliadas, filtradas, pensadas e organizadas para fins pedagógicos. No que tange a educação física as imagens utilizadas para estudos sempre estiveram relacionadas ao funcionamento do corpo, principalmente aspectos biológicos e aspecto anatômico. Neste projeto tentamos ampliar esta utilização da imagem das corporais pela educação física, passando pelo aspecto cultura, de expressão gestualidade, movimento, estética e outros

 

Objetivos: registrar, armazenar e criar experiências pedagógicas com imagens da cultura corporal com o uso de novas tecnologias.

Metodologia/Procedimentos: 1) Estudo teórico-prático das novas tecnologias e metodologias de ensino.2) Registrar através de fotos e filmes digitais pr´ticas corporais desenvolvidas pela Faculdade de Educação Física e CEPAE, através dos seus projetos de ensino, extensão e pesquisas. 3) Pesquisa e registro de imagens por temática como esportes, lutas, danças, brincadeiras, jogos, treinamentos, circo etc. 4) Armazenamento em CD por temática, data, evento, atividade etc. 5) Realização de oficinas pedagógicas para uso de novas tecnologias. 6) Seleção e exposição de fotos para a universidade e comunidade em geral.

População-Alvo (caracterização e número): alunos, professores e funcionários da faculdade de educação física e comunidade em geral, com um total esperado de 200 pessoas da comunidade interna e 200 pessoas da comunidade externa

Local de Execução: Faculdade de Educação Física, campos estágios da didática e prática de ensino, locais da cidade onde ocorram práticas corporais (teatro, escolas, academias, parques)

Resultados (finais ou parciais): O projeto está em andamento. Até o momento foram registradas várias práticas incluindo a festa junina da unidade, o Congresso Goiano de Ciências do Esporte, o Festival de Artes e Seminário de Educação Estética (realizado pelo CEFET-GO) e outras práticas da faculdade, estando previsto outros registros dentro e fora da faculdade. Formando assim o banco de dados do projeto em CD rom. Foi realizado no mês de agosto, uma oficina com alunos da unidade, com objetivo que estes alunos possam usar as tecnologias apresentadas (câmera fotográfica digital, computador e datashow) com fins pedagógicos. Na oficina foram discutidos as mudanças na educação, o uso da imagem e técnicas de fotografias. Os alunos receberam como desafio um trabalho prático usando estas tecnologias e teorias, que será apresentado no final de outubro na unidade. Cada trabalho teve o tema escolhido pelos alunos, fotos e montagem também de autoria deles, sob orientação e auxilio teórico e técnico dos dois professores responsáveis e da bolsista. Utilizando instrumentos da unidade. Estes trabalhos também integrarão o banco de dados do projeto.

Fonte de financiamento: não houve