”Análise de filmes: Cines Cultura e Lumière”

 

Autores: CARDOSO, F.F.F.; NOGUEIRA, L. (orientador)

 

Endereços eletrônicos: fellipeffernandes@yahoo.com.br

                                         lisandro@cultura.com.br

 

Cadastro no PROBEC: Facomb-29

 

Palavras-chave: Cinema, Comunicação, Análise e Debate.

 

Área de Conhecimento: Ciências Sociais e Aplicadas

 

 

 

Justificativa:

 

Queremos propor um trabalho em sintonia entre a Faculdade de Comunicação e a Pro-Reitoria de Extensão e Cultura para levar à sociedade goianiense, que carece de trabalhos na área de Comunicação e Cinema, os conhecimentos obtidos pelos participantes deste projeto em relação às discussões sobre os filmes a serem analisados no Cine Cultura e no Cine Lumière, orientados pelo professor Lisandro Nogueira, doutor na área de Cinema.

 

 

Objetivos:

 

O nosso objetivo é, baseados nos fundamentos teóricos orientados pelo professor, promover debates com a sociedade a cerca dos filmes em cartaz nos dois cines. Assim, poderemos fomentar tanto a nosso estudo, quanto os argumentos da visão que o espectador teve ao assistir o filme em sessão prévia a estes debates, sempre levando em consideração a vertente escolhida para o trabalho: esclarecimentos dos recursos cinematográficos usados.

 

 

Metodologia/Procedimentos:

 

            1- Estudos teóricos orientados pelo professor que dizem respeito à percepção e entendimento do Cinema;

            2- Assistir a filmes, em cartaz nos cines Cultura e Lumière, que permitam a aplicação desses estudos;

            3- Participantes analisam o filme;

            4- Professor orientador faz suas considerações;

            5- Reavaliação das análises;

            6- Participantes promovem debates com a sociedade por meio da produção de textos que são publicados no mural montado na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia e em jornais da cidade.

 

 

 

Público Alvo:

 

 Sociedade em geral, compreendendo a comunidade universitária.

             Estima-se que dez mil pessoas estejam em contato com o projeto.

 

 

Local de execução:

 

Os filmes são vistos ou no Cine Cultura ou no Cine Lumière. Os textos são publicados no mural montado na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia e em jornais da cidade como o “Folha do Cerrado”, por exemplo.

 

 

Resultados parciais:

 

            Nestes primeiros meses, o projeto “Análise de filmes: Cines Cultura e Lumière” teve seu início e veio se desenvolvendo com satisfação, apesar de alguns problemas estruturais, já contornados.

Como proposto, o objetivo do nosso projeto é levar à sociedade goianiense, bem como à universitária, os conhecimentos em cinema obtidos por nós, participantes deste trabalho, sob orientação do professor Lisandro Nogueira, o que estamos conseguindo de fato.

Nesses primeiros meses, foram quatro filmes analisados sob a orientação de nosso professor. Num primeiro momento, tentamos cumprir a promessa de promover debates nos próprios cinemas em que os filmes estivessem em cartaz. No entanto, encontramos barreiras quanto à produção desses eventos impostas pelas empresas que cuidam das salas.

Para que isso fosse contornado, empenhamo-nos na montagem de um mural na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia que abrigaria as produções do projeto. Ali, foram publicados nossos textos com as análises dos filmes que fizemos ao longo desse período. Dessa maneira, nosso projeto pode atingir o objetivo de interagir com a comunidade universitária.

O público externo não foi esquecido e teve acesso à nossa produção. O jornal mensal “Folha do Cerrado” publica os textos do bolsista deste projeto há dois meses. O jornal tem circulação em cidades como Cidade de Goiás, Pirinópolis, Caldas Novas, Corumbá, São Miguel do Araguaia, Goiânia, entre outras.

As ações deste projeto foram sendo cumpridas, na medida do possível, dentro do cronograma previsto. Porém, fomos obrigados algumas vezes a fugir do programa estabelecido por fatores que não estavam ao nosso alcance, como filmes que não chegavam à Goiânia nas datas marcadas e o próprio período de férias.

 

 

Fonte de financiamento:

 

            Bolsa oferecida pelo PROBEC e recursos próprios.