NOVAS PERSPECTIVAS NA INICIAÇÃO ESPORTIVA DO VOLEIBOL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

Nº Cadastro/PROEC: FEF-23

Palavras Chaves: Princípios Educacionais – Aprendizagem – Voleibol – Cidadania.

 

AREA DE CONHECIMENTO: Ciências Humanas – Educação – Cultura – Saúde.

 

JUSTIFICATIVA:

            Buscando concretizar seus objetivos e metas comuns dentro do seu papel no desenvolvimento de programas educacionais e pedagógicos, a FEF/UFG tem contribuído com suas ações para a melhoria da qualidade de vida social, cultural política do cidadão goianiense, implementando atividades esportivas de cunho didático pedagógicas junto a população de crianças e adolescentes.

            Nestas atividades, serão desenvolvidas e priorizadas as ações educativas, pedagógicas e até mesmo culturais, as quais se estruturam pelo princípio da formação continuada com vistas a ampliação do bem estar coletivo e a qualidade de vida das pessoas. Sob estas orientação a FEF/UFG oferece a comunidade goianiense mais esta proposta, onde os interesses e finalidades sociais, somados aos compromissos institucionais centralizam o fazer educativo enquanto diretriz das atividades pedagógicas para a formação equilibrada da infância e adolescência.

 

 

OBJETIVOS:

  1. Desenvolver um programa de atividades vinculadas ao desenvolvimento e a aprendizagem esportiva articulado com a área de formação educacional e da saúde, direcionado às crianças e adolescentes de baixo poder sócio econômico provenientes da periferia da cidade de Goiânia, com vistas à formação da cidadania social.
  2. Oferecer campo de atuação aos acadêmicos da FEF/UFG, preferencialmente aos do 3º e 4º anos; esta opção justifica-se pelo fato de já terem cursado a disciplina Voleibol no 2º ano, o que facilitará aos monitores desenvolverem os conteúdos a serem trabalhados.
  3. Promover ações esportivas buscando oferecer às crianças e adolescentes a possibilidade de desenvolver e aprimorar suas capacidades orgânicas, técnicas e relacionais inerentes à prática da cultura esportiva.

 

 

MÉTODOS/ PROCEDIMENTOS:

           

No trato com a pratica esportiva, a perspectiva metodológica a ser usada deve centra-se na prática do Aprender Jogando, tendo como prática o ponto de partida para futuras e permanentes elaborações conceituais metodológicas.

            A estratégia pedagógica: O tempo pedagógico coloca como condição a exigência de todas as crianças deverão participar durante todo ano, em todas as atividades semanais do projeto, sendo que os monitores desenvolverão suas cargas horárias em turnos opostos ao de sua atividade acadêmica.

            A avaliação da evolução dos participantes e dos conteúdos será de forma continuada no transcorrer do processo.

 

POPULAÇÃO ALVO (Características e número):

           

Este projeto destina-se às crianças e adolescentes de ambos os sexos, preferencialmente moradores próximos ao Campus II(Samambaia), entendendo-se que esta preferência justifica-se por:

1.      Facilitar o deslocamento(ida e volta) da casa do aluno(a) ao local das aulas, minimizando despesas com transporte:

2.      Oportuniza a crianças e adolescentes de baixa condição sócia econômica destacando-se os efeitos benéficos da prática esportiva direcionada e com orientação responsável.

3.      Publico esperado: 25 (vinte e cinco) externo e 15(quinze) da comunidade interna.

 

 

LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO:

 

            No campus Samambaia, no ginásio coberto das dependências físicas da FEF/UFG. Este projeto realiza-se  nas 2ª e 4ª feiras, das 13:30 às 15:00, fora do horário das aulas da graduação. Informamos ainda que o monitor selecionado estuda no período na FEF/UFG no período matutino.

 

RESULTADOS (PARCIAIS):

 

1.      Foi observadas nos alunos/atletas uma melhor e maior aprendizagem após dois meses e meio de execução do projeto no primeiro semestre, mesmo considerando este ser um processo lento e gradual para alguns integrantes.

2.      Paralelamente a este fato, aconteceu um estreitamento do convívio dentro e fora da quadra entre os alunos(as), conforme depoimentos dos pais dos atletas;

3.      No encerramento das atividades do primeiro semestre, foi realizado o Iº Festival de Voleibol do projeto em questão, com uma significativa participação dos pais dos alunos(as);

4.      Para o segundo semestre novas inscrições foram realizadas, o que de certa forma demonstra o interesse  pelo projeto.

 

FONTES DE FINANCIAMENTO:

           

                        Não existem fontes de financiamento neste projeto, o qual foi contemplado com uma bolsa da PROBEC, destinada ao monitor supracitado. As instalações físicas bem como os matérias didáticos pedagógicos são da FEF/UFG.