Título do Projeto
ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Número do Cadastro
IME 10
Palavras-Chave
Educação Matemática, Educação Básica, Formação Continuada de Professores
Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra / Educação
Justificativa
O ensino de matemática vem sendo discutido de maneira contundente nos meios acadêmicos, porém, as soluções encontradas para minimizar a evasão e a repetência nas diferentes séries do ensino fundamental e médio, não estão sendo definitivas. Além do fato de que o número de professores licenciados em matemática não atinge um índice satisfatório com relação à demanda crescente de alunos – permitindo que profissionais de outras áreas atuem também nesta esfera, os professores de matemática sofrem os problemas inerentes à sua profissão, como é o caso da desmotivação causada pelas condições precárias de trabalho, a falta de qualificação e a baixa remuneração salarial. Estes fatores juntos, fazem com que este profissional, muitas vezes, não queira rever a sua prática e são poucos os que se despertam para a necessidade de acompanhar as transformações tanto sociais quanto profissionais. Porém, é necessário que nós, atuantes do meio acadêmico, responsáveis pela pesquisa e também pela formação destes profissionais, pensemos em caminhos que proporcionem ao professor condições digna de trabalho e para os profissionais já atuantes – subentenda professores graduados e leigos -, condições de atualizarem seus conhecimentos e se tornarem capazes de conviver com a realidade vigente em nossa sociedade assumindo o papel requerido pela escola, pelos órgãos competentes de ensino e mesmo pela construção de uma postura diferenciada da relação professor-aluno. Especialistas são unânimes ao afirmarem que para identificarmos as empresas que estarão presentes e atuantes no mercado nos próximos anos, precisamos olhar quais destas são criativas, ousadas e inovadoras. E os profissionais criativos serão os mais disputados pelo mercado, pois eles farão a diferença num cenário onde será preciso ter competência, coragem e , acima de tudo, grandes idéias. A educação não foge a esse cenário, portanto os professores precisam urgentemente desenvolver a criatividade para que possam dar as respostas tão necessárias na busca do sucesso em sua prática docente. E para isso precisam contar com o apoio contínuo das pesquisas desenvolvidas nos centros específicos e também se sentirem co-participantes desse processo produzindo, pesquisando e desenvolvendo a habilidade e a confiança na renovação da sua própria criatividade. Nos últimos anos, temos observado uma crescente preocupação, por parte das escolas e professores de várias regiões do nosso estado, com relação ao aperfeiçoamento da sua prática e capacitação profissional. Neste sentido, o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) tem procurado cumprir com o seu papel atuante na pesquisa na área de Educação Matemática oferecendo o que de mais recente se produz no meio acadêmico para contribuir com o desenvolvimento da formação continuada desses profissionais. Considerando o êxito deste projeto através dos cursos que vêem sendo ministrados desde 1994, buscamos atender professores da rede pública e particular de ensino além dos professores das escolas que participam como campo para o estágio supervisionado para os alunos da licenciatura do Instituto de Matemática e Estatística (IME), continuamos este projeto de atualização de professores mesmo cientes das dificuldades financeiras, pois temos como meta trabalhar no sentido de integrar a UFG à comunidade de professores e profissionais da Educação Matemática do estado de Goiás que tanto precisa da nossa contribuição para que possam superar a prática repetitiva e acrítica que assola a nossa educação.
Objetivo
Proporcionar aprimoramento de professores de matemática do ensino fundamental e médio através da atualização de conhecimentos de matemática e de metodologia de ensino de matemática.
Metodologia / Procedimentos
A partir de nossa experiência no LEMAT ao longo doa anos e do desenvolvimento de vários projetos pedagógicos tais como o projeto Colméia e o de Assessoramento a professores de matemática, selecionamos conteúdos citado por essa clientela e propomos oficinas, palestras e cursos para suprir pontos críticos no ensino e na aprendizagem da matemática. Tais atividades servirão como uma experiência piloto para que futuramente se constituam em cursos para formação de professores graduados e leigos de matemática. Assim, nos propomos a planejar e desenvolver estas atividades testa-las e, a partir da avaliação destas experiências, reelaborar as atividades que se fizerem necessárias de modo a adequar às necessidades da nossa clientela.
População-Alvo
Professores graduados e leigos da rede pública e particular de ensino do estado de Goiás. São esperados em média cerca de 150 inscritos.
Local de execução
Salas e laboratórios do Instituto de Matemática e Estatística.
Resultados
Estamos em processo de execução das atividades.
Fonte de financiamento
Contamos com a bolsa da PROEC para aluno da graduação que auxilia no desenvolvimento do projeto.