Título do Projeto: Galileu – Um Curso de Matemática.

Número do Cadastro: CAC – 17.

 

Autoras: BORGES, M. (mborges@innet.psi.br)

                MACEDO, S. S. (sdasilvamacedo@yahoo.com.br)

 

Palavras-Chave: Matemática, Curso.

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra.

 

Justificativa:

O projeto Galileu - Curso de Matemática surgiu inicialmente, com o objetivo de propiciar aos alunos do quarto ano do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Catalão (CAC), experiências efetivas em sala de aula, devido à dificuldade encontrada pelos professores da disciplina Metodologia e Conteúdo do Ensino de Matemática em estabelecer estágios em escolas das redes pública e particular de ensino. Através das aulas ministradas no curso Galileu, constatou-se que se tratava de uma alternativa produtiva, interessante não somente aos ministrantes do curso, mas também à clientela discente e aos participantes da comunidade. Contudo, a realidade vivenciada pelos estagiários neste curso era diferenciada, não correspondendo totalmente à realidade em escolas de ensino fundamental e médio. Tal fato fez com que o Curso de Matemática do CAC optasse novamente pelos estágios nas escolas, procurando ações para viabilizá-los.

            Todavia, ao observar os alunos egressos do Curso de Matemática do Campus de Catalão, constatou-se que uma parcela significativa dos mesmos apresentava uma defasagem em alguns conteúdos advinda de um ensino de matemática deficiente. Falta aos alunos, a oportunidade de aprender alguns tópicos de matemática, constantes das ementas das disciplinas do ensino médio.

            Assim, a partir da experiência produtiva do Curso Galileu, surgiu a idéia de utilizá-lo como alternativa para proporcionar, tanto às pessoas que concluíram o ensino fundamental quanto aos alunos do Curso de Matemática do CAC, o acesso ao estudo de determinados tópicos de matemática a nível do ensino médio, além de contribuir para o desempenho dos interessados em prestar vestibulares (mesmo não se tratando de um curso pré-vestibular) e tornar mais produtivas as disciplinas ministradas em cursos superiores. É importante salientar que algumas mudanças foram implementadas em relação ao projeto inicial, a principal delas é a participação de alunos do segundo e terceiro anos do Curso de Matemática.

            Este projeto visa proporcionar resultados satisfatórios a todos os que com ele estejam envolvidos. Está articulado ao ensino, uma vez que os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática participantes do projeto, estarão adquirindo experiência para atuação em sua provável profissão. Além disso, a experiência adquirida pelos alunos, através da integração e responsabilidades designadas na execução do projeto, pode contribuir para a formação profissional e pessoal dos mesmos. Está articulado com a pesquisa, através da busca de metodologias adequadas e acessíveis para abordagem dos conteúdos.

Finalmente, entendendo que a compreensão da Matemática se estende além do ambiente de estudo, estimulada mediante suas aplicações perceptíveis no cotidiano, ao estender a oportunidade de estudá-la às pessoas da comunidade, mesmo aquelas não diretamente interessadas em ingressar em cursos superiores, acredita-se estar contribuindo também para a ampliação de seus conhecimentos. Portanto, o projeto Galileu – Um Curso de Matemática serve ainda como ponte entre a universidade e a comunidade, o que é fundamental para complementar o verdadeiro exercício da instituição universitária, caracterizando a extensão.

 

Objetivos:

O projeto de extensão "Galileu - Um Curso de Matemática" tem como Objetivo Geral possibilitar o acesso da comunidade a um ensino que possa amenizar deficiências em alguns conteúdos de matemática do ensino médio, principalmente da rede pública, e teve como Objetivos específicos:

·        Estreitar relações entre Universidade e Comunidade;

·        Proporcionar aos futuros licenciados em Matemática uma efetiva experiência na prática do magistério;

·        Promover a integração entre os alunos participantes do projeto, contribuindo em sua formação pessoal e profissional;

·        Elaborar material didático;

·        Desenvolver metodologias para o ensino da matemática;

·        Desenvolver relações entre o concreto e o abstrato, tornando a Matemática mais visível na realidade;

·        Ensinar tópicos de Matemática, a saber: Trigonometria e Geometria Plana e Espacial;

·        Contribuir para a aprendizagem de outros conteúdos que estejam ligados aos conteúdos de Trigonometria e Geometria abordados;

·        Buscar o aluno do ensino médio e demais membros da comunidade para o convívio acadêmico.

 

Metodologia/Procedimentos:

            O projeto é constituído basicamente de duas fases. A primeira fase, desenvolvida no primeiro semestre do corrente ano, consiste na preparação do curso, sob orientação da professora coordenadora (a participação de outros professores do Curso de Matemática pode ser prevista no projeto). Os alunos participantes do projeto, separados em dois grupos, a saber: Trigonometria e Geometria (plana e espacial), planejaram as aulas do curso. Além dessas atividades, a aluna bolsista desenvolveu pesquisas, através da internet, de consultas bibliográficas e de monografias do LEMAT (IME/UFG), sobre metodologias e novas tecnologias para o ensino destes tópicos de matemática, estudando a viabilidade de uso e repassando aos outros integrantes do projeto para análise e implementação.

Em seguida, paralelamente às atividades que já estavam sendo desenvolvidas, iniciou-se um ciclo de seminários (apresentações orais) sobre os conteúdos, onde os alunos estiveram sendo preparados para ministrar as aulas. Nas aulas expositivas, destacaram-se aspectos didáticos e pedagógicos, sendo que os alunos foram estimulados a empregar metodologias adequadas para introduzir e desenvolver conteúdos específicos. Tais ações forneceram conteúdos para a confecção do material didático - apostila contendo a teoria básica, exercícios resolvidos e propostos, totalizando 90 páginas – e material concreto. Nesta ação, a aluna bolsista e os outros participantes interessados tiveram a oportunidade de aprender a utilizar softwares adequados para digitar textos matemáticos, além de outros softwares para confecção de figuras geométricas. Efetivadas as inscrições, iniciou a segunda fase do projeto, consistindo nas aulas do curso Galileu, com início a partir do segundo semestre.

 

População-Alvo (caracterização e número):

As aulas ministradas no curso Galileu se destinam a pessoas que concluíram o ensino fundamental - portanto, pessoas que já concluíram ou estejam cursando o ensino médio - e ainda, alunos do Curso de Matemática e de outros cursos do Campus de Catalão. Conforme previsto no projeto, foram estabelecidas 80 vagas sendo todas preenchidas. Dentre os inscritos, constatou-se a presença de pessoas residentes na cidade de Catalão e também de cidades circunvizinhas como, Davinópolis, Cumari, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Pires Belo e Goiandira.

 

Local de Execução:

Curso de Matemática do Campus de Catalão - UFG.

 

Resultados Parciais:

No tempo transcorrido, de acordo com as ações desenvolvidas, pode-se ressaltar que os objetivos do projeto estão sendo alcançados através das experiências positivas obtidas nas duas fases do projeto: aspectos metodológicos e recursos didáticos no ensino de geometria e trigonometria, elaboração do material didático, destacando a confecção de poliedros para a geometria e ainda, a produção e digitação da apostila com o conteúdo das aulas.

O curso Galileu se apresenta como mais uma oportunidade de estudo de uma parte da matemática que, em geral, os estudantes têm dificuldades: a trigonometria. Os alunos que participam do projeto constataram uma melhoria no entendimento e na compreensão de vários tópicos de geometria e trigonometria que foram abordados, contribuindo assim para a aprendizagem de outros conteúdos interligados.

O estudo do conteúdo programático, bem como a implementação didática, muitas vezes, proporciona aos alunos uma interação com um tema de outra parte da matemática e até mesmo, de outra área do conhecimento. Constata-se que o planejamento é uma tentativa de antecipar situações-problema e conseqüentemente, suas possíveis soluções. O planejamento e a execução de aulas expositivas preparatórias para o curso despertou entre os futuros licenciados questões do tipo: Como implementar ações e desenvolver estratégias para tornar o ensino de matemática mais acessível? Como desenvolver relações adequadas entre o concreto e o abstrato, apresentando quando possível, aplicações práticas para os conteúdos abordados? Ao mesmo tempo, como otimizar o ensino de matemática quando existe um programa a ser cumprido?

Tais questões sobre ensino-aprendizagem se mostram relevantes para um estudante que até então, muitas vezes preocupava-se apenas com o que estudar, nas disciplinas da graduação, e agora se pergunta, visionando seu futuro inerente: como ensinar? Discussões como essas suscitam nos alunos uma necessidade de descobrir e de apresentar a importância da matemática no dia a dia, de encontrar meios eficientes para que o ensino e a aprendizagem no âmbito escolar atinjam esse objetivo. Não se pode esquecer, no entanto, que para a aprendizagem efetiva é fundamental um conhecimento teórico sobre os conceitos matemáticos envolvidos, o qual se adquire com estudo e dedicação. Nesse sentido, as ações desenvolvidas no projeto contribuem, a partir das experiências constatadas, para o início da formação profissional dos alunos executores do projeto, bem como, na formação de um cidadão que busca sempre o aperfeiçoamento.

 

Fonte de financiamento:

O projeto é contemplado com uma bolsa do PROBEC.