Rastreamento do Câncer do Colo do Útero no Município de

Bela Vista-GO

 

Número do cadastro: FF 27

 

Palavra-Chave: Prevenção, Rastreamento, Exame de Papanicolaou, Câncer cervical

 

Área do Conhecimento: Ciências da Saúde

 

Justificativa: 

 

Embora o Brasil tenha sido um dos primeiros países no mundo a introduzir a citologia de Papanicolaou para a detecção precoce do câncer de colo uterino, esta doença continua a ser um sério problema de saúde pública.  Dentre todos os tipos de câncer, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100%, quando diagnosticado precocemente e podendo ser tratado em nível ambulatorial em cerca de 80% dos casos. Muitas vezes, quase sempre por vergonha, falta de acesso aos serviços, preconceito ou medo de realizarem os exames ginecológicos de rotina, as mulheres colocam a saúde e a vida em risco. O câncer de colo do útero é responsável pela morte de milhares de mulheres em todo o mundo, devendo ser devidamente prevenido e controlado. Entretanto, se não tratado em tempo hábil, pode estender-se para todo o útero e outros órgãos. Atinge predominantemente mulheres na faixa de 35 a 50 anos; porém, há muitos relatos de casos em pacientes com cerca de 20 anos. Naquelas com mais de 50 anos, é absolutamente necessária à realização regular dos exames.

No sistema atual, mais de 70% das pacientes diagnosticadas com câncer de colo do útero apresentam a doença em estágio avançado já na primeira consulta, o que limita, em muito, a possibilidade de cura. De todas as mortes por câncer em mulheres brasileiras da faixa etária entre 35 e 49 anos, 15% morrem devido ao câncer de colo do útero.

Os profissionais de saúde de todo o Brasil devem ser preparados para atender com atenção, respeito e eficiência estas mulheres, e sua participação é mais do que importante. Por isso, conta-se com seu cuidadoso e eficiente trabalho para que possa detectar, em tempo, os eventuais problemas que podem tirar a vida de uma pessoa. Para isso, deve ser preenchido corretamente os dados da paciente constantes do formulário de requisição, pois serão fundamentais para a busca das pacientes com exames alterados; realizar a leitura dos exames com bastante atenção e procurar cumprir, rigorosamente, os prazos de entrega dos resultados. O sucesso deste trabalho dependerá diretamente da participação de todos os profissionais envolvidos nesta área.

A detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres assintomáticas (rastreamento) por meio do exame citopatológico (Papanicolaou) permite a detecção das lesões precursoras e da doença em estágios iniciais, antes mesmo do aparecimento dos sintomas. Sua sensibilidade (capacidade de detectar os casos verdadeiramente positivos) e especificidade (capacidade do teste em detectar os verdadeiros negativos) são de aproximadamente 80%.

Espera-se que os resultados deste trabalho possam colaborar no sentido de sensibilizar os profissionais de saúde, bem como colaborar com a qualificação e capacitação dos mesmos.  Conseqüentemente, um maior número de mulheres poderão ser esclarecidas da importância do Exame de Papanicolaou na prevenção do câncer do colo do útero, bem como aderirem ao programa e participarem da realização dos exames citopatológicos.

 

Objetivos:

 

  - Orientar a população feminina do Município de Bela Vista-GO sobre a importância do exame citopatológico (Papanicolaou);

 - Realizar o exame citopatológico, em especial das mulheres que nunca o fizeram ou das mulheres que realizaram o exame há cinco anos ou mais;

 - Orientar os agentes de saúde sobre exame citopatológico na prevenção do câncer do colo do útero, e a importância de seu papel junto à comunidade, no sentido de divulgar, informar, orientar e incentivar as mulheres na realização do exame de prevenção;

 - Atualizar, capacitar e qualificar os profissionais responsáveis pela coleta do exame citopatológico no rastreamento do câncer do colo do útero.

 

Metodologia:

 

Inicialmente aulas teóricas serão ministradas aos profissionais de saúde no sentido de atualizar, capacitar e qualificar na área de prevenção do câncer do colo do útero. A equipe (agentes de saúde, enfermeiros e médicos do programa da Saúde da Família) será treinada de como orientar as mulheres em relação ao preenchimento de um questionário- conhecimento, atitude e prática do Exame de Papanicolaou (em anexo), e principalmente esclarecer todas as dúvidas sobre o exame de prevenção. Em seguida, as coletas serão realizadas pelos profissionais devidamente treinados e habilitados da Secretaria Municipal de Saúde de Bela Vista e da Faculdade de Farmácia. Os exames serão encaminhados para Laboratório Rômulo Rocha e realizados pelos profissionais especialistas em citologia clínica. Os resultados dos exames (laudos citopatológicos) serão enviados à Secretária de Saúde de Bela vista-GO, onde serão encaminhados às Unidades de Saúde ou a Coordenadora do Programa da Saúde da Família para que possam ser entregues às mulheres. As Mulheres que tiverem seus resultados suspeitos e positivos serão orientadas e encaminhadas para o tratamento e cuidados específicos.

 

População - alvo: agentes de saúde, enfermeiros , médicos e população feminina da zona rural do Município de Bela Vista-GO

 

Comunidade interna: 20

 

Comunidade externa: 600

 

Local de execução: Secretaria Municipal de Bela Vista – Programa de Saúde da Família (PSF) e  zona rural.

 

Fonte de financiamento: Todas as despesas serão da responsabilidade da Secretaria Municipal de Bela Vista-GO