CONTROLE DA RAIVA ANIMAL NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS, BRASIL

 

SOUZA, A. M.1; JAYME, V. S.2; TOMAZ, L. A. G.3; REGO, J. S.4; WUTKE, R.M. M.5; MACHADO, C. A. B.6; SOUZA, F. A.7; SOUZA, A. C. G.8; SOUZA, M. M.9

 

1airesms@vet.ufg.br; 2valeria.mg@uol.com.br;

3leonardo.tomaz@bol.com.br; 4jaimeccz@hotmail.com

 

NÚMERO DE CADASTRO: EV-13

 

PALAVRAS-CHAVE: Raiva, controle, sanidade, saúde pública.

 

ÁREA DO CONHECIMENTO: Sanidade Animal.

 

JUSTIFICATIVA

 

A raiva é uma doença infecciosa aguda, cujo agente, o Lyssavirus, afeta o Sistema Nervoso Central (SNC), causando um quadro de encefalite. Constitui-se em uma zoonose de grande importância, com sério impactos sanitários, econômicos e sociais, representando um ainda sério problema de Saúde Pública em diversas regiões. Pode acometer todas as espécies de mamíferos incluindo o homem, com letalidade de 100%. No Brasil, a espécie canina representa a principal fonte de infecção no meio urbano, seguido pelos quirópteros, que têm assumido crescente papel na epidemiologia da enfermidade. Desde setembro de 1978, é realizada em Aparecida de Goiânia, a Campanha de Vacinação Anti-Rábica Canina, utilizando postos fixos, através da parceria da Escola de Veterinária/UFG (EV/UFG) com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, envolvendo membros da comunidade e acadêmicos de Medicina Veterinária da EV/UFG. Esta atividade tem como um de seus objetivos, envolver os segmentos: ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Goiás, com o intuito de controlar a Raiva Animal no Município de Aparecida de Goiânia, promovendo a integração Universidade X Comunidade.

 

OBJETIVOS

 

Analisar a evolução temporal dos diagnósticos positivos da raiva animal em Aparecida de Goiânia, Goiás; descrever e avaliar as medidas de controle da raiva animal adotadas no município.

 

METODOLOGIA

 

Foram utilizados os registros do Centro de Zoonoses local, referentes aos resultados dos exames laboratoriais, vacinação canina e felina, captura de animais errantes e ações de educação em saúde, na série cronológica 1993-2003, os quais foram tabulados e analisados.

 

 

 

POPULAÇÃO ALVO

 

A população é estimada em 400.000 habitantes, sendo aproximadamente 399.997 (99,75%) na área urbana e 1002 (0,25%) na área rural. (CENSO 2002). Há uma superpopulação de cães estimada em 77.000 animais e um rebanho em torno de 20.000 bovinos.

 

LOCAL DE EXECUÇÃO

 

O município de Aparecida de Goiânia, Goiás, ocupa uma área de 290,1 km2, sendo 176,7 km2 de área urbana, compostas por 229 bairros com ocupação de cerca de 32 % dos lotes cadastrados e 68 % de lotes vagos; e 113,3 km2 de áreas rurais das quais 40,6 Km2 compõem a área da Reserva Ecológica da Serra da Areia.

 

RESULTADOS PARCIAIS

 

A análise dos percentuais de diagnósticos positivos anuais demonstrou tendência descendente do número e do percentual de diagnósticos positivos, demonstradas nas FIGURAS 1 e 2. Tal comportamento sinaliza para a eficácia das atividades desenvolvidas, dentre elas: educação sanitária, vacinação (FIGURA 3), captura de cães (FIGURA 4) e vigilância epidemiológica. Tais medidas foram incrementadas no decorrer do período trabalhado e reduziram significativamente os índices iniciais de positividade, culminando com a ausência de casos confirmados nos três últimos anos de estudo.