1-Nome: Tratamento e Proservação de Pacientes Especiais Adultos em Prótese Parcial Removível.
2-Número de cadastro: FO-17.
3-Palavras-Chave
Prótese Parcial Removível
Pacientes Especiais
Higiene Oral
Desdentados Parciais
4-Área do conhecimento
Ciências da Saúde
5-Justificativas:
O atendimento a essas pessoas exige ações mais específicas, o que inexiste em nossa faculdade, assim o propósito desse projeto é continuar a promoção do tratamento adequado e mais humano a essas pessoas, bem como estabelecer o controle posterior à instalação da prótese e proporcionar melhorias na saúde e qualidade de vida dos pacientes.
6-Objetivos:
O Projeto tem como finalidade principal uma atuação tanto a nível coletivo com ações educativo-preventivas com a finalidade de esclarecer ao publico medidas preventivas a respeito do câncer bucal, trauma de acidentes (automobilísticos, esportivos...), e uma atuação a nível individual, restabelecendo tanto a função quanto a estética das pessoas acometidas por algum tipo de deformidade facial. Ações como essas somente terão efeitos a partir do momento em que se desenvolva a concepção de multiplicadores de informação frente ao público esperado, fazendo com que todos atuem individualmente como sujeitos capazes de multiplicar os conhecimentos no ambiente próprio de cada um. O atendimento a essas pessoas exige ações mais específicas, o que inexiste em nossa faculdade, assim o propósito desse projeto é continuar a promoção do tratamento adequado e mais humano a essas pessoas, bem como estabelecer o controle posterior à instalação da prótese e proporcionar melhorias na saúde e qualidade de vida dos pacientes.
7-Metodologia ( procedimentos, estratégias e ações):
Ações a serem desenvolvidas:
O projeto visa, principalmente, a uma atuação tanto a nível coletivo com ações educativo-preventivas com a finalidade de esclarecer ao público medidas preventivas a respeito do câncer bucal, como traumas de acidentes (automobilísticos, esportivos e etc...), e uma atuação a nível individual, restabelecendo tanto a função como a estética das pessoas acometidas por algum tipo de deformidade facial. Medidas como a nossa somente terá efeito a partir do momento que atuarmos com a concepção de multiplicadores de informação frente ao nosso público esperado, fazendo com que todos atuem individualmente como sujeitos capazes de multiplicar os conhecimentos no ambiente próprio de cada um. Com isso tanto o câncer; traumas e outras patologias capazes de causar deformidades faciais poderão ter seus índices reduzidos. Reinteramos então a necessidade e compromisso de promovermos um acompanhamento educativo-preventivo dos pacientes tratados com Prótese Parcial Removível na FO-UFG, através de consultas clínicas, palestras e orientação pessoal aos pacientes, na forma de um trabalho educativo e motivação dos pacientes em relação a higienização bucal, adaptabilidade aos aparelhos protéticos e demais patologias relacionadas ao uso incorreto das próteses.
Serão todos os pacientes atendidos na FO-UFG, que receberam tratamento com prótese parcial removível, e que apresentem alguma deformidade facial.
Também serão contemplados outros pacientes com a confecção de Próteses Parciais Removíveis Especiais oriundos da comunidade em geral, mas devidamente guiados pelo serviço de triagem dessa faculdade, que necessitem de confecção e/ou controle de suas próteses parciais removíveis especiais e educativo-preventivas posterior.
8-Publico Alvo: 120
Comunidade interna: 60
Comunidade externa: 80
9-Descrição do público alvo:
O público esperado possui faixa etária entre 20 e 70 anos de idade, que necessitem de prótese parcial removível especial, tendo em média o 1º grau completo, de baixa renda residindo em bairros da periferia da cidade, geralmente providos de saneamento básico, para o qual esperamos cerca de 120 pacientes oriundos da faculdade ou da comunidade externa. O principal problema dessas pessoas, além da discriminação, é a impossibilidade de um convívio social pela perda de estrutura biológica que as patologias bucais podem ocasionar. Sendo assim sentimos a obrigação de colaborarmos com essa causa atuando a nível coletivo com o intuito de prevenirmos o câncer bucal dentre outras enfermidades que possam causar deformidades faciais, e também a nível individual com o restabelecimento físico e emocional com próteses especiais que poderão trazer uma vida menos problemática e com mais saúde.
10-Local de Execução
Faculdade de Odontologia
11-Resultados (finais ou parciais)
Reabilitação oral
8 casos concluídos
15 em andamento
Pacientes da parte educativa preventiva
23 do projeto
12 de outras clínicas da faculdade
12-Fonte de financiamento
Não há financiamento.