Nome do Projeto:
Atendimento ambulatorial a pacientes portadores de doença periodontal avançada - Tratamento da Periodontite Agressiva
Número do Cadastro: FO –16
Periodontite Agresiva |
Doença Periodontal |
Tratamento Periodontal |
|
Área do Conhecimento:
Ciências da Saúde
Objetivos:
Este projeto tem como objetivo geral oferecer tratamento da doença periodontal avançada à comunidade que procura a Faculdade de Odontologia gratuitamente e também oferecer aos participantes do projeto a oportunidade diagnosticar e tratar formas agressivas de doença periodontal. Como aluno bolsista, tenho por objetivo trabalhar em prol deste objetivo, organizando o atendimento e desenvolvendo o projeto.
Justificativa:
Este projeto de extensão justifica-se pela alta e significativa prevalência, severidade e extensão da doença periodontal em nossa população. Apesar da compreensão dos eventos patológicos relacionados à doença terem melhorado nas últimas décadas, existe uma desmedida necessidade de tratamento na comunidade.
A doença periodontal avançada constitui um critério de exclusão para o tratamento nas clínicas de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, uma vez que o grau de complexidade e a demanda de tempo que envolve o tratamento, fazem com que este esteja no limite da atuação do especialista.
Considerando o fato de que não há unidades de referência para o tratamento destes casos no serviço público da região metropolitana de Goiânia, torna-se limitada a oportunidade de tratamento para a comunidade.
Por outro lado, no decorrer deste projeto, os alunos e estagiários que manifestam interesse em aumentar os conhecimentos acerca da doença periodontal e vivenciar as práticas que envolvem o tratamento e controle das formas avançadas, podem ter esta oportunidade em atividades extracurriculares.
Metodologia:
As atividades e estratégias envolvem ações promocionais e educativas que serão descritas de acordo com as fases do projeto:
1. Após ao recadastramento do projeto e realização da reunião inicial do projeto, os pacientes serão chamados e triados utilizando um exame periodontal simplificado, o PSR ( Periodontal Screening e Recording), no qual os casos de Doença periodontal avançada se enquadrarão entre os escores 3 e 4 (ver tabela abaixo). Neste momento, os pacientes do ano de 2003 que se encontram na lista de espera e aqueles que foram triados e não atendidos serão os primeiros a serem chamados.
A sondagem será realizada com uma sonda WHO de maneira circunferencial, anotando-se os maiores valores observados em cada sextante.
Código 0 (Saúde Periodontal) – Não há sangramento à sondagem, nem presença de cálculo ou margens irregulares de restaurações;
Código 1 (Gengivite) – Sangramento à sondagem e ausência de cálculo ou margens irregulares de restaurações;
Código 2 (Gengivite ou periodontite leve) – Pode ou não ocorrer sangramento a sondagem. Presença de cálculo e/ou margens defeituosas de restaurações. A profundidade de sondagem é inferior ou igual a 3,5mm
Código 3 (Periodontite moderada) – Profundidade de sondagem entre 3,5 e 5,5mm. Inclui mensuração de perda de inserção, mobilidade dental, envolvimento de furca, discrepâncias oclusais, alterações mucogengivais e exame radiográfico de sextante em questão.
Código 4 (Periodontite Severa) – Profundidade de sondagem acima de 5,5 mm. Inclui mapeamento periodontal de todos os sextantes.
2. Os pacientes triados serão em seguida submetidos a uma anamnese, com questões relacionadas à saúde geral e odontológica. Estes dados serão coletados em ficha clínica própria elaborada pelo projeto.
3. Os pacientes aceitos para tratamento passarão por exame clínico e radiográfico para compor o diagnóstico e plano de tratamento
4. Quando necessário, outros exames complementares e/ou pareceres de outros profissionais poderão ser solicitados
5. O plano de tratamento deverá ser explicado ao paciente para que este manifeste de livre e espontânea vontade a sua concordância
6. Em seguida, será realizada a terapia periodontal básica e cirúrgica aplicada a cada caso
7. Atividades Educativas serão realizadas com todos os pacientes, abordando aspectos sobre saúde geral e bucal.
8. Após o término desta fase, o paciente entra em manutenção e controle, para que os resultados sejam mantidos e avaliados.
O projeto já apresenta uma lista de espera de 25 pessoas referentes ao ano de 2003, além de 21 pacientes em tratamento, totalizando já inicialmente cerca de 46 pacientes. Além disso, o projeto de extensão de periodontia está se tornando referência no tratamento da periodontite agressiva, recebendo pacientes encaminhados de vários profissionais e localidades.
Durante o desenrolar das atividades serão realizadas reuniões de estudo, nas quais haverá discussão de casos clínicos, artigos e auto-avaliação dos trabalhos realizados. Dessa maneira, poderemos avaliar o andamento do mesmo e buscar soluções em busca da excelência no atendimento.
Descrição geral do público alvo: O projeto tem por finalidade atender a população que procura tratamento periodontal nas clínicas da FO/UFG e que não se enquadram nos critérios de seleção das clínicas da graduação. Além de pacientes que sofrem de periodontite agressiva e não encontram tratamento na rede pública.
Público total esperado: na comunidade externa: 60 pacientes
Local de realização do projeto: Faculdade de Odontologia, Clínica de Periodontia – Ambulatório II, 2º andar.
Resultados parciais:
Durante o ano de 2004 o projeto de extensão já atendeu um total de 42 pacientes, sendo que 24 destes ainda estão em tratamento efetivo, 06 já concluíram seu tratamento, 11 não encaixaram ou desistiram do tratamento. A lista de espera para tratamento ainda se mantém grande, contando hoje com 20 pacientes. Devido a dificuldade no tratamento desse tipo de patologia, os números isolados não demonstram a importância destes resultados. Avaliando-se a precariedade no atendimento público à esta doença e as dificuldades inerentes ao tratamento temos atingido um resultado expressivo
No curso do projeto, adicionamos também a reabilitação protética aos pacientes que apresentam perdas dentárias devido a doença periodontal, conseguindo dessa forma finalizar o tratamento dos pacientes.
Podemos concluir que os objetivos deste projeto estão sendo cumpridos. Hoje, o paciente que era excluído do tratamento da graduação devido ao suas peculiaridades recebe tratamento gratuito e de qualidade, restabelecendo sua saúde bucal.
Fontes de financiamento
nenhuma