Prevalência de parasitoses intestinais em crianças com idade entre 6-12 anos do conjunto habitacional Estrela D`Alva, Jataí-GO

CAJ-140

SIQUEIRA, I.S.2, FONTANA, V.L.D.S.1, PRADO, L..F.2, RESENDE, L.C.3, JUNIOR, S.A.R.4, BALDO,  J5.

 

1-       Professora do Curso de Medicina Veterinária do CAJ/CCAB/UFG-cassiovera@ibest.com.br

2-       Acadêmicas do Curso de Biologia do CAJ/CCAB/UFG-irivonesiqueira@ibest.com.br

3-     Bioquímico do Lab. de Análises Clínicas Vera Cruz

4-     Técnico de laboratório do Lab. Análises Clínicas do CCAB/CAJ/UFG

5-     Médico Pediatra

 Palavras chaves: parasitoses intestinais, helmintos/protozoários, profilaxia, cisticercose/teníase

 

Área de conhecimento: Doenças parasitárias

 

Justificativa

 

 

Boa parte das manifestações relacionadas às parasitoses decorre de competições por comida entre parasita e o hospedeiro, perda gastrointestinal de sangue e proteína ou obstrução intestinal. A prevalência das parasitoses intestinais é influenciada por más condições sanitárias e de higiene, idade, características e números do parasita, clima quente e úmido e presença de animais transmissores. As parasitoses intestinais, principalmente as de caráter cosmopolita, ocorrem com maior frequência onde as condições sanitárias são mais precárias. Segundo Pellon, A. B. & Texeira, I. (1953), Magalhães, et al. (1955), Correia, et al. (1982), Lanfredi, R. M. & Ferreira, M. C. (1987), Siqueira Filho, J. B & Figueiredo, P. Z.(1989), a prevalência destaca-se em crianças na fase escolar e nas diversas regiões do Brasil. Segundo dados da O.M.S. estimam que principalmente nas zonas temperadas e nos trópicos, há cerca de 200 milhões de pessoas infectadas por Giardia lamblia, devido a resistência do parasita às condições ambientais. Entre as parasitoses transmitidas por alimentos, com maior repercussão econômica, social e sanitária que ocorrem nos países da America Latina se inclui o complexo teníase-cisticercose (Katz, D. E. & Taylor, D. N., 2001)

Os nematódeos Ancylostoma e Necator são a segunda parasitose intestinal mais comum, perdendo apenas para ascaridíase. O quadro clínico clássico da infestação por nematódeos é o da criança com síndrome anêmica ferropriva muitas vezes refratária à suplementação dietética com ferro. Este cortejo clínico pode acompanhar-se de complicações cardíacas e pulmonares. O prejuízo da função absortiva do trato gastrointestinal pode resultar em comprometimento do desenvolvimento pôndero-estatural da criança daí a importância do diagnóstico e tratamento adequado. Algumas crianças podem apresentar pontos de dermatite nos locais de penetração das larvas na pele (Siqueira Filho, J. B. & Figueiredo, P. Z., 1989).

Diante da situação acima citada e também considerando o baixo investimento em saneamento básico por parte das autoridades governamentais, fazendo com que grande parte da população viva sob condições favoráveis ao desencadeamento de parasitoses intestinais, a não existência atualmente de levantamento sobre parasitoses intestinais em crianças principalmente na idade escolar em Jataí e ser uma área muito carente econômica e socialmente, necessitando de ação social, o presente projeto de extensão teve como objetivos: estimar a prevalência de parasitoses intestinais em crianças com idade entre 6-12 anos; estabelecer a porcentagem de ocorrência entre helmintos e protozoários, através de exames parasitológicos de fezes, com crianças entre 6-12 anos.

 

Metodologia

 

 

Para a realização do projeto de extensão, foi aplicado primeiramente um questionário com a finalidade de identificação dos indivíduos participantes, hábitos de higiene e alimentar, presença de animais domésticos na residência, entre outros Após aplicação desse questionário foram coletadas amostras semanalmente de fezes de crianças entre 6 – 12 anos de idade. As amostras de fezes coletadas foram conservadas em refrigeração. Com as fezes coletadas, foram realizados os métodos de enriquecimento por sedimentação expontânea (Hoffman, et al., 1934) e centrifugação-flutuação em sulfato de zinco 33% (Faust, et al., 1939). A pesquisa de larvas baseará no hidro-termotropismo positivo (Método de Baermann - modificado 1984). Em resultados positivos do exame parasitológico de fezes, foi prescrito o medicamento adequado pelo Dr. José Baldo (CRM-GO 3685) e foram feitas palestras com recomendações sanitárias pertinentes, visando melhorias na qualidade de vida da população jataiense.

 

População Alvo

 

            Crianças com idade entre 6 – 12 anos, residentes no conjunto habitacional Estrela D´Alva, Jataí/GO.

 

Resultados Preliminares

 

 

            Dos 112 exames realizados 55 (49,1%) mostraram-se positivos para um ou mais parasitos intestinais.

            Não se considerando os protozoários comensais, verificou-se que o parasito mais frequente foi Entamoeba histolytica incidindo em 24 (31,6%) dos indivíduos (Tabela 1).

 

Tabela 1 Prevalência das espécies de parasitas intestinais em crianças de 06-12 anos pertencentes ao Bairro estrela D’Alva  , Município de Jataí-GO

Espécies de parasitos

Nº de indivíduos parasitados

Percentagem(%)

Entamoeba histolytica

24

31,6

Entamoeba coli

23

30,26

Giardia lablia

19

25,00

Endolimax nana

3

3,94

Ascaris lumbricoides

2

2,63

Hymenolepis nana

2

2,63

Enterobius vermiculares

2

2,63

Strongiloides stercoralis

1

1,31

 

 

Conclusões

 

            A falta de dados dos inquéritos coprológicos nos Estados Brasileiros tem acarretado distorções estatísticas, não possibilitando a mensuração e visualização da magnitude das doenças causadas por parasitos intestinais. As condições sócio-econômicas e sanitárias do Bairro Estrela D’Alva no Município de Jataí-GO são precárias e certamente estão repercutindo nos achados de parasitas encontrados. Assim sendo, medidas profiláticas que venham a ser desenvolvidas visando o controle dessas doenças que não considerarem as condições sócio-econômicas e sanitárias, fatalmente não terão sucesso.

 

 

Referências Bibliográficas

 

 

CORREIA, M. A.; SANTOS, M. A.; PEREIRA, M. J. Ocorrência de parasitas intestinais em escolares da Escola estadual do 1º grau Dom Abel, em Goiânia. 1978. Ver. Pat. Trop. V. 11, p. 15-21, 1982.

KATZ, D. E.; TAYLOR, D. N. Parasitic infections of the gastrointestinal tract. Gastroenterol. Clin. North. Am., v. 30,, p. 797-815, 2001.

LANFREDI, R. M. & FERREIRA, M. C. Inquérito coproparasitológico em escolares de Três Poços, Volta Redonda-RJ. X Congresso Soc. Bras. Parasit., 1987.

MAGALHÃES, A. E. A.; REGO, S. F. M.; SIQUEIRA, A. F.Resultados de um inquérito sobre enteroparasitoses em uma fazenda do município de Ribeirão Preto. Fol.Clin. e Biol., v. 23, p. 133-148, 1955.

SIQUEIRA FILHO, J. B.; FIGUEIREDO, P. Z. Prevalência de parasitoses intestinais em escolares de 7 a 14 anos de idade, no município de Terezinha piauí. XXV Cong. Soc. Med. Trop., 1989.

 

 

Este projeto conta com auxílio financeiro e uma bolsa de pesquisa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Município de Jataí-GO, para a acadêmica do Curso de Ciências Biológicas do CCAB/CAJ/UFG, Lorena Ferreira Prado