PROJETO DE ATENDIMENTO AO IDOSO – PAI

 

Número do cadastro :08-03-002

 

Palavras-Chave (No máximo quatro): Envelhecimento, qualidade de vida, atividade física, educação.

 

Área do conhecimento: Popular

 

JUSTIFICATIVA

 

Nosso projeto vem de encontro com a Política Nacional do Idoso que objetiva criar condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática, ações voltadas, não apenas para os que estão velhos, mas também para aqueles que vão envelhecer, bem como lista as competências das várias áreas e seus respectivos órgãos. A implantação dessa lei estimulou a articulação dos ministérios setoriais para o lançamento, em 1997, de um Plano de Ação Governamental para Integração da Política Nacional do Idoso. São nove os órgãos que compõem este Plano: Ministérios da Previdência e Assistência Social, da Educação, da Justiça, Cultura, do Trabalho e Emprego, da Saúde, do Esporte e Turismo, Transporte, Planejamento e Orçamento e Gestão.

Pretendemos através do presente projeto desenvolver um trabalho de assistência social ao idoso, tendo em vista que segundo pesquisas já consultadas esta é uma população com evidências de aumento progressivo nas próximas décadas, levando em conta que o idoso é aquela pessoa que se encontra com 65 anos de idade ou mais.

De acordo com MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO em minuta enviada para discussão em dezembro de 1997,  as projeções populacionais para a população brasileira, indicam que a proporção de idosos, maiores de 65 anos passará, de 4,83% da população (7 milhões), conforme o senso de 1991, para 5,12% no ano 2000 (9 milhões). Estima-se que até o ano 2025 teremos cerca de 16 milhões de pessoas com mais de 65 anos correspondendo a 7,64% da população estimada em 212 milhões de pessoas para aquele ano onde o Brasil se encontrará em 6º lugar no conjunto dos países com população mais idosa

O crescimento desta taxa de longevidade se deve a alguns fatores como o grande desenvolvimento da medicina neste século principalmente no que se refere a prevenção de doenças. A melhoria na alimentação e outros como a queda na taxa de fecundidade observada nos últimos 30 anos o que por sua vez pode gerar um aumento maior da população idosa em relação à população mais jovem e economicamente ativa.

A atividade física pode ser uma grande aliada no que se refere a soluções imediatas para esta demanda social. Cada vez mais estudos vêm evidenciando a atividade física como recurso importante para amenizar a degeneração provocada pelo envelhecimento, possibilitando ao idoso manter uma qualidade de vida ativa.

Segundo Okuma (1988), estudos em gerontologia têm demonstrado que a atividade física junto com hereditariedade, alimentação adequada e hábitos de vida apropriados, podem melhorar muito a Qualidade de vida dos idosos. Embora existem questionamentos em relação ao papel da atividade física no processo de envelhecimento, já há muitos dados que configuram seu benefício incontestável para aqueles que a praticam, em relação a saúde física, mental, psicológica e social.

            A atuação junto a idosos é um novo espaço que se abre para atuação do professor de educação física e a abertura de projetos de extensão traz a possibilidade do aluno atuar no processo de ensino.

Para Moreira (2003), o ensino é uma profissão na qual a prática oportuniza a aquisição de um conhecimento específico, ligado a ação, somente possível de ser aprendido na e pela prática reflexiva que se constitui um processo privilegiado, capaz de facilitar ao professor partir da análise crítica de suas atividades. Partindo deste pressuposto acreditamos na necessidade de olharmos para nossos alunos, não apenas como alunos e sim como futuros professores proporcionando a aquisição de conhecimentos que estejam diretamente ligados a uma prática reflexiva, permitindo uma análise tanto dos conteúdos ministrados no curso como uma análise crítica de suas próprias ações.

O conhecimento se concretiza no processo de conhecer, sendo importante a experiência vivida em torno do conhecimento que propicie uma leitura crítica da realidade. Verificando a importância da experiência vivida e procurando romper com a dicotomia teoria e prática, buscamos através desta atividade de extensão proporcionar uma oportunidade de vivência prática dos conhecimentos adquiridos e situações que permitam sistematizações de novos conhecimentos.

Como pudemos verificar, os desafios trazidos pelo envelhecimento da população têm diversas dimensões e dificuldades, sendo assim, nada é mais justo do que garantir ao idoso a sua integração na comunidade.                                   

OBJETIVOS

 

Trabalhar com a extensão universitária junto a um grupo de idosos buscando integrar o Campus Avançado de Jataí à comunidade, proporcionando conhecimento e o aperfeiçoamento aos alunos do curso de Educação Física.

Procurar contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos do Condomínio Vila Vida e demais idosos da comunidade que freqüentam esta instituição através de um programa de atividade física diversificado;

Buscar implantar uma mudança de hábitos e valores em relação ao corpo e propiciar benefícios físicos, psicológicos e sociais ao idoso, retardando o desenvolvimento de doenças crônicas que acometem a população idosa, melhorando a auto estima dos indivíduos, oferecendo a estes a oportunidade de uma vida mais ativa.

Propiciar embasamento teórico e prático tanto para o corpo discente como docente do curso, instigando constante reflexões sobre o trabalho desenvolvido no projeto, bem como sobre os conteúdos ministrados no curso, verificando se estes oferecem subsídios teóricos que instrumentalizam os alunos para o trabalho com o grupo de idosos.

Oportunizar ao aluno do curso de Educação Física atuar como professor, colocando-o de frente com situações e problemas a serem pensados e  refletidos.

 

METODOLOGIA

 

O projeto será realizado no Condomínio Vila Vida às terças e quintas feiras das 15 às 16 horas, atendendo cerca de 40 idosos residentes no condomínio e demais membros da sociedade que se interessarem por ingressar no projeto. Nestes dias serão executadas atividades diversificadas como dança, natação, hidroginástica, jogos recreativos e ginástica.

            A cada dois meses haverá realização de palestras pelos próprios monitores ou por convidados sobre temas diversificados como: atividade física e saúde, obesidade, diabetes, osteoporose, dentre outros.

            Junto ao grupo de idosos será estabelecido um cronograma de passeios em locais turísticos da cidade como: lagos, clubes, pesque-pague e museus estes passeios ocorreram uma vez por mês, com apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Jataí que irá ceder um ônibus para o deslocamento dos idosos.

            No decorrer do ano serão executadas reuniões quinzenais junto aos monitores do projeto, para avaliação do projeto, estudo de bibliografias, discussões sobre o desenvolvimento do trabalho e levantamento de problemas que possam gerar pesquisas dentro do projeto.

            Em uma última etapa serão analisadas as avaliações feitas durante o desenvolvimento do projeto, para uma conclusão dos objetivos e estabelecimento de um relatório final.

 

 Descrição geral do público alvo: Idosos do município de Jataí-GO

Público total esperado: na comunidade interna: 05  na comunidade externa: 75

Local de realização do projeto: CONDOMÍNIO VILA VIDA

 

RESULTADOS PARCIAIS

 

O projeto Pai, implantado no ano de 1998 no CAJ, vem realizando um trabalho de atendimento junto a grupo de idosos. As metas colocadas durante o ano de 2004, estão sendo implementadas e algumas já foram atingidas, uma vez que conseguimos aproximar mais a Universidade da comunidade idosa do município de Jataí. As atividades realizadas pelos monitores do projeto vêm conseguindo bons resultados no que diz respeito à contribuição na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Além disso, vem implantando mudança de hábitos e valores no que diz respeito a prática de atividade física por pessoas acima de 60 anos de idade. Todas as ações propostas estão sendo executadas até o presente momento. Houve algumas alterações no cronograma, entretanto não atrapalharam o desenvolvimento do projeto, uma vez que estas alterações foram realizadas em função de necessidades visualizadas pelo grupo de professores e monitores que estão atuando no projeto.