LIGA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL

 INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E SERVIÇO

 

NAZARENO, L. S.; BITENCOURT, A. R; MOREIRA, H. G.; JARDIM, P. C. B. V.; MONEGO, E. T.; SOUZA,  W. K. S. B.

Liga de Hipertensão Arterial (LHA) –FM/FEN/FANUT/HC-UFG, Goiânia-Goiás.

 

Palavras chave: Hipertensão Arterial; Prevenção; Interação ensino-pesquisa-serviço, Equipe multiprofissional.

 

Área do conhecimento: medicina

 

Justificativa e objetivos: A LHA é atividade de ensino, pesquisa e extensão consolidada, em atividade desde 1990, com uma produção científica reconhecida e divulgada nacional e internacionalmente. Dentre seus objetivos estão: promover a saúde de pacientes portadores de hipertensão e seus familiares; definir, como filosofia de trabalho a ação integrada em equipe multidisciplinar; implementar um programa de atendimento visando a  assistência de portadores de fatores de risco para doenças cardiovasculares, incluindo: hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias, tabagismo e alcoolismo2; promover atividades de educação em saúde coletiva e individualmente; produzir material educativo; oferecer treinamento em serviço para profissionais da área da saúde; garantir estágio curricular para acadêmicos da área da saúde; garantir a viabilização da produção de conhecimento sobre as doenças cardiovasculares de modo contínuo e integrado.

 

Metodologia (Procedimentos, Estratégias e Ações): Assistência: atendimento individual e coletivo a portadores de hipertensão em ambulatórios para consultas médicas, de enfermagem e de nutrição3. Ensino: acolhimento, orientação e supervisão de acadêmicos de graduação em medicina, enfermagem e nutrição/UFG; fisioterapia e enfermagem/UCG; residentes de cardiologia e clínica médica/HC/UFG; servidores da rede pública estadual e municipal de saúde. Extensão: participação em campanhas educativas e atividades de prevenção de Fatores de Risco Cardiovascular em diversos espaços e instituições. Bolsistas: acompanhamento de alunos para estágio voluntário dos cursos de medicina, enfermagem e nutrição/UFG. Produção científica: revisão bibliográfica, elaboração e execução de projetos de pesquisa, organização de bancos de dados para análise e discussão, produção de trabalhos para eventos e periódicos. Caminhadas: realizadas no primeiro sábado de cada mês no Jardim Zoológico de Goiânia. Atividades educativas: Clube do Hipertenso, para pacientes e familiares, sempre na primeira e terceira quarta-feira de cada mês. Clubinho do Hipertenso: na primeira sexta-feira do mês.

 

Público Alvo: portadores de hipertensão arterial e seus familiares. Público total esperado: na comunidade interna: 1800 pacientes; na comunidade externa: 10.000.

 

Locais de realização do projeto: Hospital das Clínicas (sede da LHA/UFG), em escolas, empresas, shopping centers, igrejas ou quaisquer outros lugares onde haja o interesse de desenvolver atividades educativas visando a melhoria da qualidade de vida.

 

Resultados: A LHA – UFG encerrou o ano 2003 com 1437 pacientes em arquivo ativo, com 95 pacientes em abandono e 36 em arquivo morto. Foram realizadas 137 consultas médicas de primeira vez, 1850 de retorno e 569 consultas médicas de projetos de pesquisa. Realizaram -se 1610 consultas de enfermagem, 1210 de nutrição, 256 de psicologia e 130 consultas de Síndrome Metabólica. A LHA – UFG realizou 215 Monitorizações Ambulatoriais da Pressão Arterial, 3 visitas domiciliares, 378 testes de glicemia capilar (HGT) e 22 reuniões do Clube do Hipertenso. Em 2003 a LHA – UFG obteve como participantes de estágio curricular 08 alunos do 4o ano e 12 do 5o ano do curso de Nutrição, 32 alunos do 4o ano do curso de Enfermagem/UFG e 03 do 5o ano do curso de Enfermagem e de fisioterapia/UCG. Em estágio de pós-graduação contou com 02 Residentes em Cardiologia e 12 Residentes em Clínica Médica. Como voluntários foram 11 acadêmicos de Medicina, Enfermagem e de Nutrição/UFG selecionados através de consulta pública e currículo escola, 02 psicólogas, 01 professor de educação física, 01 musicoterapeuta. Neste ano a LHA – UFG obteve 04 bolsas dos programas PIBIC/PRPPG, 02 dos programas PROEC/UFG e 01 do PROCOM/UFG. Realizou 07 projetos de extensão e 23 atividades de interação com a comunidade. Obteve 12 trabalhos publicados como resumo nos seguintes eventos: XI CONGRESSO DA SOCEIDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 2003, NATAL (RN); EIGHTEENTH ANNUAL SCIENTIFIC MEETING OF AMERICAN SOCIETY OF HYPERTENSION, 2003, New York), 02 artigos completos publicados em periódicos, a saber: MONEGO, Estelamaris Tronco. FOME:COME VENCER ESTE DESAFIO? (editorial). Revista de Extensão e Cultura, Goiânia (GO), v. 5, n. 1, p. 5.2003; e, BARROSO, Weimar K S; JARDIM, Paulo César Veiga; JARDIM, Thiago S V; SOUZA, Claudio T S; MAGALHÃES, Alessandro L A; IBRAHIM, Fuad M; COUTO, Priscila V O; SILVEIRA, Andreia; MONEGO, Estelamaris Tronco. HIPERTENSO DIABÉTICO. DIRETRIZES DE ATUAÇÃO E SUAS DIFICULDADES. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo (SP), v. 81, n. 2, p. 137-142, 2003. Obteve também 01 capítulo de livro publicado: MONEGO, Estelamaris Tronco. O SABOR DA RELAÇÃO NUTRICIONISTA - PACIENTE. In: BRANCO, Rita Francis Gonzalez Y Rodrigues. (Org.). A RELAÇÃO COM O PACIENTE. TEORIA, ENSINO E PRÁTICA. Rio de Janeiro, 2003, p. 309-313. Em 2003 a LHA – UFG participou de 5 bancas e orientações de trabalhos e desenvolveu 22 projetos de pesquisa, alguns já concluídos e outros que ainda estão por concluir. Neste ano a LHA – UFG contava com 02 profissionais cursando doutorado (FSP/USP e convênio UNB-UFG-UFMS) e 01 cursando mestrado (convênio UNB-UFG-UFMS).

 

Conclusão: Dentre as ações que devem ser implantadas estão: Assistência: implantação do modelo de consulta coletiva (ambulatório de nutrição), com vistas a ampliar a demanda no serviço; encaminhamento dos pacientes cujo endereço esteja situado em distrito sanitário em que o Programa de Hipertensão esteja funcionando com resolutividade; implantação de ambulatórios de sub-especialidades (idoso e de  síndrome metabólica); referência de pacientes, cuja PA esteja sob controle, para serviços resolutivos da sua área de abrangência; implantação da triagem para pacientes interessados em ingressar na LHA através de formulário preenchido em momento anterior à pré-consulta; construção de um modelo de formulário e estabelecimento de critérios para realização rotineira de visitas domiciliares. Ensino: a implantação do estágio curricular para o curso de Medicina, com o ingresso de alunos do sexto ano em forma de rodízio mensal; promoção de sessões de estudo semanais, com vistas a verticalizar os conhecimentos da equipe em tópicos sobre doenças cardiovasculares; estabelecimento de um programa de ensino semestral a ser desenvolvido com os alunos da graduação. Extensão: junto às escolas do Projeto CARMEN; implementação das atividades de parceria com empresas e instituições cujos trabalhadores situem-se em grupos de risco para DCV; manutenção da integração com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.Pesquisa: Continuação das atividades do projeto UFG/FUNAPE – FASE II; acompanhamento dos pacientes obesos em uso de orlistat; continuação dos projetos em parceria com a indústria farmacêutica. Outras atividades: Manutenção da integração com as ligas da Região Centro-Oeste (RCO) e do Brasil; construir um cadastro dos programas de hipertensão na RCO, através da instituição de um formulário; manter o vínculo com o Comitê de Reorganização das Ações para Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellittus, parceria com SES-GO e Ministério da Saúde.

 

Órgão financiador: PROEC