Titulo do projeto: Liga da Mama – uma nova tecnologia de humanização do atendimento

Número do Cadastro: FM - 34

Palavras-Chave: Câncer, Mama, Prevenção, Educação

Área do conhecimento: Saúde

 

Justificativa:

O câncer de mama representa um grave problema de saúde pública em todo o mundo, pela sua alta incidência, morbidade, mortalidade e pelo seu elevado custo no tratamento. Ele é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, sendo que as estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes em suas taxas de incidência ajustadas por idade nos registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2000, foram registradas 8.390 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Dos 402.190 novos casos de câncer com previsão de serem diagnosticados em 2003, o câncer de mama será o segundo mais incidente entre a população feminina, sendo responsável por 41.610 novos casos e 9.335 óbitos. Os dados do Registro de Câncer de Base Populacional da Cidade de Goiânia revelam que, de 1988 a 1997, o coeficiente de incidência do câncer de mama em mulheres, padronizado pela população mundial, passou de 32,26 por cem mil para 39,34 por cem mil, 22% de variação percentual relativa. Esta tendência foi considerada estatisticamente significante. Acredita-se que esse aumento na incidência seja decorrente de um maior aprimoramento do diagnóstico do câncer, e das mudanças no estilo de vida e na história reprodutiva das mulheres em todo o mundo, em especial nos países em desenvolvimento, mudando a prevalência de fatores de risco já conhecidos para o câncer de mama. Além disso, pode-se notar o aumento da prevalência de fatores como o envelhecimento da população, antecipação da menarca, atraso na idade da primeira gestação, diminuição no número de gestações e no tempo de amamentação. As ações da liga, além de atendimento da população nas campanhas, do crescimento dos acadêmicos, da integração das diversas áreas de sua abrangência (medicina, enfermagem e psicologia), estendem-se à comunidade na comunicação e explicação sobre o Câncer de Mama. Desta maneira, foram realizadas palestras para as pacientes com ênfase na explicação do auto-exame e medidas de prevenção do Câncer de mama, como a realização de exames periódicos. Para isso, foram utilizados os materiais já existentes na liga (Banner e mamas-amigas) e foi confeccionado um CD multimídia para uma explicação mais dinâmica. Aperfeiçoar esse CD passa agora, a ser um dos objetivos da liga. Afinal, a liga busca sempre, maneiras alternativas, com o uso de novas tecnologias, uma forma mais humana, consistente e fácil de falar com as mulheres sobre o Câncer de mama, sua prevenção e tratamento. Trazer a mulher para essa realidade, mostrando imagens e frases de efeito, ajuda em todo o processo terapêutico. Além disso, existe um intuito de desenvolver um programa autoexplicativo que possa ser utilizado com facilidade em escolas, associações e em reuniões com as próprias pacientes, para o melhor entendimento do auto-exame e a prevenção do Câncer de Mama.

 

 

 

Objetivos:

1.      Aperfeiçoamento do CD multimídia para nova dinâmica educativa e preventiva.

2.      Capacitação dos acadêmicos de medicina, enfermagem e psicologia em relação às doenças da mama.

3.      Aumentar o interesse da comunidade acadêmica na UFG para as doenças da mama.

4.      Divulgar informações de câncer da mama para a comunidade externa.

5.      Auxiliar na Educação continuada de profissionais da área de saúde para melhor atendimento em relação às doenças da mama.

6.      Formação de um Grupo de Pesquisa.

7.      Auxiliar e melhorar o atendimento do Programa de Mastologia do HC/UFG.

8.      Auxiliar na humanização do atendimento às portadoras de câncer de mama no HC/UFG.

 

Metodologia/Procedimentos

As atividades da liga da mama são divididas em: área de ensino, pesquisa, extensão e ambulatorial. A área de ensino é responsável por ministrar aulas teóricas aos acadêmicos integrantes da liga. A área de pesquisa promove a realização de pesquisas científicas envolvendo epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento das diversas doenças mamárias e assuntos relacionados. As atividades da área de extensão compreendem: campanhas públicas (ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina, encontro das ligas acadêmicas, AIAS – Ação integradora dos acadêmicos da saúde, Peito aberto, Beijo pela Vida), palestras educativas (sala de espera), além de assistência social às portadoras de câncer de mama (visita domiciliar). A liga funciona em conjunto com a APCAM (Associação dos Portadores de Câncer de Mama), com o grupo de serviço social do programa de mastologia HC/UFG, com a secretaria municipal de saúde e o centro acadêmico XXI de Abril. O atendimento ambulatorial é realizado semanalmente pelos membros da liga no serviço de mastologia/HC em dias e horários previamente estabelecidos, acompanhados da equipe multidisciplinar do serviço. Também é feito atendimento em CAIS em datas pré-estabelecidas (campanhas). Há atividades na condução do pré-operatório, participação no centro cirúrgico como observador ou mesmo no campo operatório e também no pós-operatório imediato, respeitando a disponibilidade da equipe e a graduação do acadêmico nas disciplinas relacionadas. Os acadêmicos possuem algumas atividades em comum como aulas teóricas, ações nas campanhas e educação das pacientes tanto na sala de espera do serviço de Mastologia/HC quanto nas campanhas, e áreas separadas como as consultas de acordo com o curso da graduação. O CD é utilizado em todas as áreas da liga, desde o seu aperfeiçoamento (pesquisa e aprendizado dos acadêmicos), até na sua exposição para a comunidade (extensão, ensino) e na sala de espera (ambulatório e campanhas) humanizando o atendimento. Combinando as diversas atuações da liga chega-se a uma carga horária total destinada de 200 horas. Para acompanhar a evolução da liga da mama, utilizam-se alguns indicadores: 1 - avaliação do grau de aprendizado dos acadêmicos de medicina, por freqüência, interesse e prova. 2 - verificar a satisfação das mulheres atendidas nas campanhas através de questionários qualitativos aplicados pelo grupo de psicologia do programa de Mastologia. 3 - avaliação dos alunos em relação aos casos atendidos, através da habilidade na discussão de casos clínicos. 4 - Aumento no número de atendimentos do programa de Mastologia, verificado por estatística mensal. 5 - satisfação das pacientes atendidas pelo programa de Mastologia, verificado por questionários qualitativos aplicados pelas psicólogas do programa de Mastologia. 6 - verificação da satisfação e número de visitas da “Home page” da Liga da Mama. 7 - número de trabalhos científicos apresentados em eventos e publicados.

 

População-Alvo

Caracterização: A população feminina adulta e profissionais de saúde que lidam com a prevenção e tratamento das doenças mamárias, envolvendo também acadêmicos e professores. Público total esperado: 35 (na comunidade interna), 20.000 (na comunidade externa).

 

Local de Execução:

Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas/UFG, Hospitais de cidades do interior de Goiás (ex: Rio Verde) e CAIS da cidade de Goiânia. Além de ações em congressos (ECAM, AIAS, Encontro das Ligas), parques (ex: Vaca Brava)  feiras, escolas, associações de bairro, igrejas da cidade de Goiânia.

 

Resultados parciais:

O curso anual da liga teve um público de 140 acadêmicos em 2002 e de 203 acadêmicos em 2003 com a participação de 8 professores da área médica no total, o que demonstra um crescimento de 45% de interesse do público. Os alunos apresentam uma crescente melhora na discussão dos casos clínicos, a medida que assistem as aulas teóricas. A liga foi contemplada em 2004 com uma bolsa do PROEC - Pró-reitoria de Extensão da UFG - Universidade Federal de Góias,  e ainda com bolsa PIBIC e PIVIC. Está com 5 projetos científicos em andamento em conjunto com o programa de mastologia/HC. Em um levantamento de 10 meses do serviço de mastologia/HC, foram prestadas 4720 consultas médicas, 1667 consultas de enfermagem e 1100 consultas de psicologia, as quais boa parte acompanhada pelos alunos da liga. Nas últimas campanhas promovidas (peito aberto) foram atendidas 964 pacientes no CAIS Pedro Ludovico, CAIS Amendoeiras e Centro de Referência de Goiânia sendo que 46 mulheres foram encaminhadas ao serviço do HC para seguimento. No último AIAS e encontro das ligas foram atendidas 450 mulheres, na campanha de Prevenção do Câncer em Rio Verde-GO 140 mulheres foram orientadas e atendidas, já na campanha Beijo pela Vida, em parceria com a AVON, foram atendidas também 165 mulheres e encaminhadas 11, totalizando um atendimento de 1719 pacientes fora do ambulatório do HC.  Os resultados do uso do CD ainda são parciais, sua utilização esteve restrita a campanha (Rio Verde), onde teve grande aceitação do público alvo. Suas futuras aplicações serão realizadas assim que estiver completamente aperfeiçoado. A home-page da liga foi criada, tendo seu acesso restrito aos membros, sendo utilizada para comunicação interna (professores e alunos), envio de trabalhos, artigos e fotos das campanhas. Praticamente 100% dos pacientes aprovam a atitude dos estudantes, e inclusive sugerem que o aumento do número de atividades como as campanhas, ou que tenham uma maior duração.

 

Fonte de financiamento: Não há órgãos de financiamento para esse projeto.