TÍTULO : DIFERENTES OLHARES SOBRE UM MESMO OBJETO : A AVALIAÇÃO EM FOCO
AUTOR : DANTAS, Paula F. M.
INSTITUIÇÃO DE VÍNCULO : UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
E-MAIL : pauladantas007@hotmail.com
PALAVRAS-CHAVE
: AVALIAÇÃO, ELABORAÇÃO, CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO, REFLEXÃO.
INTRODUÇÃO
O
ato de avaliar tem desempenhado um papel importante na vida do homem e isso
acontece desde o nascimento. A primeira avaliação a que somos submetidos é a
nota de Apgar que é dada aos bebês após os cinco primeiros minutos de vida e
que representa em uma escala de 0 a 10 seu estado geral de saúde: tonicidade
muscular, respiração, batimentos cardíacos, reflexos, entre outras
características.
Portanto
é nesse sentido que desde o início de minha atuação como professora de língua
inglesa tenho observado a importância do ato de avaliar na vida das pessoas e
estudar o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem é,certamente,
resultado dessa inquietação. A avaliação envolve dois personagens (professores
e alunos) que têm na prova o seu objeto de mediação. O momento de elaboração de
uma prova representa uma tarefa árdua para os professores, pois envolve tempo e
muita reflexão acerca do conteúdo a ser avaliado.O aluno, por sua vez,
encontra-se em situação muito semelhante àquela do professor no sentido de
ficar apreensivo e muitas vezes inseguro sobre como se dá o processo avaliativo
representado, algumas vezes, por uma única prova ao final de um curso ou
disciplina.
Face
ao que foi exposto procurarei desenvolver o trabalho que aqui se inicia,
analisando uma prova escrita da disciplina Língua Inglesa III aplicada ao final
do primeiro semestre de 2004 em uma Instituição de Ensino Superior privada.
Para tanto, a análise irá abranger a prova após sua aplicação e questionários
entregues à professora e a três de suas alunas com a finalidade de identificar
possíveis conflitos existentes entre o que a professora pretendeu avaliar e o
que as alunas perceberam dessa avaliação.
METODOLOGIA
De
acordo com o que foi citado anteriormente, a finalidade dessa pesquisa foi
verificar a ocorrência de possíveis conflitos percebidos nesse “intervalo” ou
“lacuna” que representa a intenção do professor, em relação à avaliação, e o
que seu aluno percebe desse momento avaliativo. Para tanto, foram analisadas 18
provas escritas de alunos matriculados na disciplina Língua Inglesa IV do curso
Secretariado Executivo Bilíngüe em uma Instituição de Ensino Superior Privada.A
coleta desse material se deu ao final do primeiro semestre de 2004. Foram
entregues quatro questionários, sendo um para a professora da turma e do total
de dezoito alunos, três de prontificaram em responder o questionário logo após
a realização da prova analisada.
Partindo
dessa explicitação, essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que
busca explicar um determinado fenômeno através da exploração de uma unidade de
estudo, no caso a avaliação. Segundo Johnson (1992), um estudo de caso é
definido em termos da unidade de análise que pode ser um aluno, um professor,
uma turma, uma escola, uma comunidade, por exemplo.
RESULTADO
E DISCUSSÃO
Foram
aplicados questionários tanto à professora como a suas alunas. As questões do
questionário são explicitadas a seguir.
A
- Questionário aplicado à professora :
1
– O que você pretendeu avaliar ao elaborar essa prova ?
2
– Como você se sente em relação à elaboração de uma prova ?
3
– Nessa avaliação especificamente, qual questão(ou questões) você achou que
seus alunos teriam mais dificuldade ao responder. Por que ?
4
– Qual questão você achou que seus alunos teriam mais facilidade? Por que ?
5
– Como você atribui os critérios de pontuação ?
B
- Questionário aplicado às alunas :
1
– Como você se sente em relação à avaliação?
2
– O que você acredita que sua professora pretendeu avaliar nessa prova?
3
– Qual questão você encontrou maior dificuldade? Por que ?
4
– Qual questão você achou mais fácil ? Por que ?
5
– O que você acha dos critérios de pontuação adotados por sua professora nessa
avaliação especificamente ?
Durante
a análise dos questionários acima descritos e das 18 provas aplicadas pôde-se
observar a presença de conflitos nas respostas da professora e de suas alunas.
Todavia, os conflitos percebidos ocorreram muito mais ao nível de suas crenças
pessoais acerca da avaliação do que propriamente entre o que a professora
pretendeu avaliar e o que suas alunas
perceberam da avaliação.
CONCLUSÃO
Várias
são as considerações a serem feitas após a efetivação dessa pesquisa. Vale
ressaltar a importância da democracia do aprender que segundo Pedro Demo leva a
uma verdadeira relação pedagógica entre avaliador e avaliado. Assim, cabe nesse
momento a primeira sugestão para pesquisas futuras : acompanhar todo o processo
avaliativo, desde o momento da confecção da prova, distribuição de pontuação,
correção e entrega da prova para os alunos acompanhada de comentários da
professora e sugestões (das duas partes) para se entender as bases do contexto
avaliativo como um todo, como processo e não como momentos estanques.
Uma
outra sugestão diz respeito à importância de se incutir no professor, a sua
participação em seminários, mesas redondas, painéis de discussão sobre a
avaliação. Assim, o professor estará melhor preparado e consciente dos caminhos
a serem percorridos nesse processo avaliativo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHAVES,
Sandramara Matias. A avaliação escolar como uma referência para a reflexão
na e sobre a prática docente no ensino superior e seus efeitos na aprendizagem.
Projeto de Pesquisa, 1998.p.01-28
DE SORDI, Mara Regina
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inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos e
CASTANHO Maria Eugênia L. M. (Orgs). Pedagogia Universitária : a aula em
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JOHNSON,
D. Approaches to Research in Second Language Learning. New
York,Longman,1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus
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São Paulo, Cortez, 2002.
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