TÍTULO : DIFERENTES OLHARES SOBRE UM MESMO OBJETO : A AVALIAÇÃO EM FOCO

           

 

            AUTOR : DANTAS, Paula F. M.

 

            INSTITUIÇÃO DE VÍNCULO : UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

 

            E-MAIL : pauladantas007@hotmail.com

 

PALAVRAS-CHAVE : AVALIAÇÃO, ELABORAÇÃO, CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO, REFLEXÃO.

 

 

INTRODUÇÃO

 

O ato de avaliar tem desempenhado um papel importante na vida do homem e isso acontece desde o nascimento. A primeira avaliação a que somos submetidos é a nota de Apgar que é dada aos bebês após os cinco primeiros minutos de vida e que representa em uma escala de 0 a 10 seu estado geral de saúde: tonicidade muscular, respiração, batimentos cardíacos, reflexos, entre outras características.

Portanto é nesse sentido que desde o início de minha atuação como professora de língua inglesa tenho observado a importância do ato de avaliar na vida das pessoas e estudar o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem é,certamente, resultado dessa inquietação. A avaliação envolve dois personagens (professores e alunos) que têm na prova o seu objeto de mediação. O momento de elaboração de uma prova representa uma tarefa árdua para os professores, pois envolve tempo e muita reflexão acerca do conteúdo a ser avaliado.O aluno, por sua vez, encontra-se em situação muito semelhante àquela do professor no sentido de ficar apreensivo e muitas vezes inseguro sobre como se dá o processo avaliativo representado, algumas vezes, por uma única prova ao final de um curso ou disciplina.

Face ao que foi exposto procurarei desenvolver o trabalho que aqui se inicia, analisando uma prova escrita da disciplina Língua Inglesa III aplicada ao final do primeiro semestre de 2004 em uma Instituição de Ensino Superior privada. Para tanto, a análise irá abranger a prova após sua aplicação e questionários entregues à professora e a três de suas alunas com a finalidade de identificar possíveis conflitos existentes entre o que a professora pretendeu avaliar e o que as alunas perceberam dessa avaliação.

 

METODOLOGIA

 

De acordo com o que foi citado anteriormente, a finalidade dessa pesquisa foi verificar a ocorrência de possíveis conflitos percebidos nesse “intervalo” ou “lacuna” que representa a intenção do professor, em relação à avaliação, e o que seu aluno percebe desse momento avaliativo. Para tanto, foram analisadas 18 provas escritas de alunos matriculados na disciplina Língua Inglesa IV do curso Secretariado Executivo Bilíngüe em uma Instituição de Ensino Superior Privada.A coleta desse material se deu ao final do primeiro semestre de 2004. Foram entregues quatro questionários, sendo um para a professora da turma e do total de dezoito alunos, três de prontificaram em responder o questionário logo após a realização da prova analisada.

Partindo dessa explicitação, essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que busca explicar um determinado fenômeno através da exploração de uma unidade de estudo, no caso a avaliação. Segundo Johnson (1992), um estudo de caso é definido em termos da unidade de análise que pode ser um aluno, um professor, uma turma, uma escola, uma comunidade, por exemplo.

 

RESULTADO E DISCUSSÃO

 

Foram aplicados questionários tanto à professora como a suas alunas. As questões do questionário são explicitadas a seguir.

 

A - Questionário aplicado à professora :

1 – O que você pretendeu avaliar ao elaborar essa prova ?

2 – Como você se sente em relação à elaboração de uma prova ?

3 – Nessa avaliação especificamente, qual questão(ou questões) você achou que seus alunos teriam mais dificuldade ao responder. Por que ?

4 – Qual questão você achou que seus alunos teriam mais facilidade? Por que ?

5 – Como você atribui os critérios de pontuação ?

 

B - Questionário aplicado às alunas :

1 – Como você se sente em relação à avaliação?

2 – O que você acredita que sua professora pretendeu avaliar nessa prova?

3 – Qual questão você encontrou maior dificuldade? Por que ?

4 – Qual questão você achou mais fácil ? Por que ?

5 – O que você acha dos critérios de pontuação adotados por sua professora nessa avaliação especificamente ?

 

Durante a análise dos questionários acima descritos e das 18 provas aplicadas pôde-se observar a presença de conflitos nas respostas da professora e de suas alunas. Todavia, os conflitos percebidos ocorreram muito mais ao nível de suas crenças pessoais acerca da avaliação do que propriamente entre o que a professora pretendeu avaliar e o que suas  alunas perceberam da avaliação.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Várias são as considerações a serem feitas após a efetivação dessa pesquisa. Vale ressaltar a importância da democracia do aprender que segundo Pedro Demo leva a uma verdadeira relação pedagógica entre avaliador e avaliado. Assim, cabe nesse momento a primeira sugestão para pesquisas futuras : acompanhar todo o processo avaliativo, desde o momento da confecção da prova, distribuição de pontuação, correção e entrega da prova para os alunos acompanhada de comentários da professora e sugestões (das duas partes) para se entender as bases do contexto avaliativo como um todo, como processo e não como momentos estanques.

Uma outra sugestão diz respeito à importância de se incutir no professor, a sua participação em seminários, mesas redondas, painéis de discussão sobre a avaliação. Assim, o professor estará melhor preparado e consciente dos caminhos a serem percorridos nesse processo avaliativo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

                      CHAVES, Sandramara Matias. A avaliação escolar como uma referência para a reflexão na e sobre a prática docente no ensino superior e seus efeitos na aprendizagem. Projeto de Pesquisa, 1998.p.01-28

 

                      DE SORDI, Mara Regina Lemes. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, Ilma Passos e CASTANHO Maria Eugênia L. M. (Orgs). Pedagogia Universitária : a aula em foco. Campinas, SP. Papirus, 2000

 

                      JOHNSON, D. Approaches to Research in Second Language Learning. New York,Longman,1992.

 

                      LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo, Cortez, 2002.

 

                      LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo, Cortez, 2000.

 

                      RICHARDS, Jack C. and RENANDYA, Willy A. Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice. U.S.A., CUP, 2002.

 

 

                      VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Avaliação no trabalho pedagógico universitário. In: CASTANHO Maria Eugênia L. M. (Orgs). O que há de novo na Educação Superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.