OS DESDOBRAMENTOS DO ESPAÇO

NA CRIAÇÃO LITERÁRIA DE OSMAN LINS

Márcia Rejany Mendonça

Profª. Drª. Zênia de Faria (orientadora)

Faculdade de Letras da UFG — Programa pós-graduação em Letras e Lingüísticas

marcia.r.mendonca@bol.com.br

Palavras-chave: literatura brasileira; narrativa; espaço.

A partir do século XX, o espaço, antes concebido, principalmente, como lugar onde a ação se desenvolve, passa a sofrer múltiplas modificações. Isso pode ser percebido na obra de vários autores e, particularmente, nas narrativas de Osman Lins. Em cada uma de suas narrativas, ele adota uma concepção diferente de espaço e, a partir de Nove, novena (1966), essa concepção se mostra bastante inovadora. Percebemos em suas narrativas, especialmente nas últimas, que um mesmo espaço pode adquirir diferentes dimensões. Por exemplo, um mesmo lugar pode ser visto, ao mesmo tempo, como espaço geográfico, como espaço social, como espaço cultural e como espaço intimista. Por outro lado, dentro da mesma obra, ou do mesmo conto, o ou os espaços podem se articular com diferentes aspectos das narrativas ampliando, assim, as abrangências funcional, significativa ou simbólica desse espaço.

Essas características do espaço na obras de Osman Lins correspondem bem à conceituação da noção de lugar e de espaço proposta por Michel de Certeau no livro A invenção do cotidiano. Para esse autor (2000, p. 201), lugar implica fixidez e espaço implica mobilidade. O uso que o personagem faz do lugar e a percepção que tem dele delineiam as características do espaço.

Assim, por centrar-se numa investigação específica sobre o espaço, esta pesquisa adquire relevância, não somente por levar em consideração as relações entre personagem e espaço e deste com o tempo, mas também, por analisar o espaço da narrativa como um "conjunto de relações existentes entre os lugares, o meio, o cenário da ação e as pessoas que pressupõe, quer dizer, o indivíduo que relata os eventos e as personagens que neles participam". (WEISGERBER apud REIS, 1978, p. 14)

Considerando a grande atração que a obra de Osman Lins tem sobre nós, e tendo em vista a multiplicidade de concepções de espaço nas narrativas desse autor, a importância desse aspecto em sua obra e o fato desse aspecto não ter sido, ainda, analisado de maneira sistemática pela crítica, decidimos, em nossa Tese de Doutorado, estudar "Os desdobramentos do espaço na criação literária de Osman Lins".

Para tanto, pretendemos examinar diferentes espaços na obra de Osman Lins, numa tentativa de definir sua funcionalidade, sua significação, bem como a maneira como se articula com outros elementos do texto.

Para realizar nossa pesquisa, o ponto de partida foi, evidentemente, a leitura das narrativas de Osman Lins, a bibliografia crítica sobre ela, bem como os depoimentos do próprio autor sobre sua obra ficcional. Além disso, a narratologia será um de nossos instrumentais teóricos, aí incluindo o estudo específico de autoria do próprio Osman Lins sobre o espaço: O espaço romanesco na obra de Lima Barreto. Isso não exclui a possibilidade de consulta a obras de outras vertentes teóricas sempre que o texto analisado assim o exigir, como por exemplo, obras sobre aspectos diversos da literatura comparada, tais como sobre estudos culturais, sobre relação entre as artes, sobre a interdisciplinaridade.

Considerando que nossa pesquisa encontra-se ainda, numa fase bastante inicial, ou seja, que estamos numa fase de revisão bibliográfica e de fichamento das obras, não temos, ainda, resultados concretos a apresentar. Apesar disso, nossas leituras têm confirmado a validade da escolha de nosso objeto de pesquisa, pois cada vez mais, verificamos a importância da concepção de espaço na criação literária de Osman Lins, como verificamos, também, que esse aspecto não foi realmente estudado de modo sistemático pela crítica.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria da literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1986.

ANDRADE, A. L. Osman Lins: Crítica e criação. São Paulo: HUCITEC, 1987.

AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Trad. Maria Lúcia Pereira. Campinas, SP: Papirus, 2003.

BACHELARD, G. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

BAKTHIN, M. Questões de literatura e de estética (A teoria do romance). São Paulo: UNESP, 1998.

BOURNEUF, R.; OUELLET, R. O universo do romance. Trad. José Carlos Seabra Pereira. Coimbra: Livraria Almedina, 1976.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. São Paulo: Vozes, 2000.

DALCASTAGNÈ, R. A garganta das coisas: movimentos de Avalovara, de Osman Lins. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.

HILL, Telênia. Osman Lins. Rio de Janeiro: Agir, 1986.

LINS, O. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

______. Evangelho na taba: novos problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1979.

______. O visitante. 3. ed. São Paulo: Summus, 1979.

______. A rainha dos cárceres da Grécia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

______. Nove, novena: narrativas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Avalovara. 5. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.

MUIR, E. A estrutura do romance. Trad. Maria da Glória Bordini. Porto Alegre: Editora Globo, s/d.

NITRINI, S. Poéticas em confronto: Nove novena e o novo romance. São Paulo: HUCITEC; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.

REIS, C.; LOPES, A. C. M. Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina, 1994.

ROBBE-GRILLET, A. Por um novo romance. Trad. T. C. Neto. São Paulo: Documentos, 1969.