A IMPROVISAÇÃO MUSICAL PARA ADULTOS – EFEITOS NA AUTO-ESTIMA

Resumo: Este artigo se propõe promover uma pesquisa em andamento no Mestrado em Música/UFG. O objetivo desta consiste em elaborar e aplicar um programa de educação musical criativo para o sujeito adulto com atividades práticas e estruturadas de Improvisação Musical que estimulem as habilidades psicomotoras e cognitivas e proporcione a satisfação pessoal com a música. O referencial teórico está baseado em Gardner, Piaget e Swanwick. Tais autores consideram que o adulto é capaz de desenvolver a competência musical mas, por não ter recebido uma educação musical formalizada durante o processo educacional básico, encontra-se nos níveis elementares do desenvolvimento musical. A aplicação deste programa poderá levar à constatação de que a implantação do mesmo facilita o desempenho cognitivo e psicomotor do sujeito adulto e, em conseqüência, propicia a elevação da auto-estima, podendo desenvolver a capacidade de se expressar musicalmente e de executar um instrumento musical, de modo que o desenvolvimento da motricidade e cognição seja decorrente da elevação da auto-estima. As atividades de improvisação são consideradas como um meio de vivenciar a música e proporcionar tanto o desenvolvimento cognitivo/musical quanto a satisfação de estar ouvindo, criando e executando música efetivamente, além dos momentos de extremo prazer em música.

Palavras-chave: educação musical, adulto, improvisação, auto-estima.