Ciência & Tecnologia e as alterações nas formas de sociabilidade – um estudo sobre o software MSN Messenger

Autora: Peixoto, A. B.

Orientador: Francisco Chagas Evangelista Rabelo.

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Sociabilidade.

Universidade Federal de Goiás – Mestrado em Sociologia

adriellebeze@hotmail.com

chagasrabelo@bol.com.br

A percepção de que o desenvolvimento social e econômico está intrinsecamente ligado ao investimento estratégico em ciência e tecnologia (C&T) é um dos fatores de extrema importância para o progresso dos estudos nesta área. O reconhecimento parte não apenas do governo federal, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, mas dos governos estaduais, da comunidade acadêmica e do setor de produção privada que, juntos, mais do que em qualquer outro período, têm somado esforços para o crescimento desta esfera dentro do Estado brasileiro.

Esta atitude de investimento nas áreas que envolvem C&T, não advém de agora, mas nota-se que o século XX foi marcado por descobertas e investimentos dentro desta área e encerra, em si, um grande número de descobertas científicas que influenciaram o cotidiano das pessoas, provocando transformações culturais. Não há como negar que as descobertas relativas à medicina como, por exemplo, as vacinas e a alta tecnologia dos transplantes, acarretaram transformações profundas na vida em sociedade. Também na comunicação, foram profundas as mudanças ocorridas: a criação dos veículos de comunicação como o rádio, a TV e a Internet, provocaram configurações sociais, até então, inexistentes.

Diante de fatores como estes, é possível perceber que a área de C&T tem recebido não apenas um maior número de investimentos financeiros, do que em tempos anteriores, mas também, que os governos têm trabalhado para que estes conhecimentos não fiquem restritos a uma pequena parcela da sociedade, mas para que alcancem o universo social, fazendo com que as descobertas relativas a C&T, venham, a cada dia com mais intensidade, fazer parte da vida em sociedade. Assim, é possível idealizar que, se as descobertas científicas realizadas, há tempos, vêm alterando a vida em sociedade, isto poderá ser ainda mais marcante em um momento onde se encontra uma soma de esforços para que haja não somente novas descobertas, mas para que estas venham a fazer parte do cotidiano de cada indivíduo.

Nossa intenção através deste trabalho é justamente a de identificar as alterações conseqüentes do desenvolvimento da C&T sobre as formas de sociabilidade. O avanço de nossos estudos tem nos levado a crer que, a partir das configurações sociais que a vida social foi adquirindo, os relacionamentos diretos foram sendo suprimidos em vista de uma maior valorização da individualidade e do relacionamento indireto. São justamente estas novas configurações, que se dão através da formação dos mercados de grande-escala, das grandes corporações administrativas, das tecnologias da informação e dos computadores propriamente ditos, que vêm colaborando para o estabelecimento de relacionamentos mais distantes. Não que haja uma ausência dos relacionamentos primários, o que se percebe é a prevalência e a importância que os relacionamentos indiretos têm adquirido, já que o período contemporâneo oportuniza este desenvolvimento mais do que em qualquer outro. As tecnologias da informação não apenas contribuem para a prevalência dos relacionamentos indiretos, como também para a expansão dos mesmos. Assim, é possível falar em relacionamentos terciários e quaternários, que não exigem presença física e só são possíveis de ocorrerem devido à existência de equipamentos tecnológicos. (Calhoun, 1992)

Com vistas à obtenção de um quadro da difusão e utilização dos aparatos advindos da C&T e sua influência sobre as formas de sociabilidade dentro do Estado de Goiás, foi escolhido, entre as várias opções de estudo que se nos apresentavam, o software de comunicação instantânea MSN Messenger, propusemo-nos a realizar esta pesquisa com o foco voltado, principalmente, a duas áreas: a administrativa e a comunicação interpessoal.

Tanto para o estudo direcionado à área administrativa quanto ao grupo interpessoal, dei início a meu trabalho fazendo uso da entrevista não-diretiva como técnica a ser empregada para a coleta de dados, com o objetivo de alcançar o nível de influência deste software no cotidiano administrativo da empresa, seus empregados e dos indivíduos que lançam mão deste software em suas relações diárias. A aplicação das entrevistas não-diretivas ao grupo de comunicação interpessoal e ao campo administrativo foi de grande relevância para o desenvolvimento e crescimento de nossa pesquisa, abrindo-nos o caminho para a principal forma de coleta de dados por nós utilizada, a gravação, de um grande número de conversas tanto relativas à empresa, quanto ao grupo interpessoal, submetendo-a, em seguida, à análise e sistematização.

Como suporte teórico para a realização de nosso trabalho lançamos mão de estudiosos como Jürgen Habermas, Georg Simmel, Anthony Giddens, Stuart Hall, Hermínio Martins, Manuel Castells e Pierre Levy entre outros.

Foram utilizadas teorias que possuem pontos divergentes entre si, mas que, entretanto, concentram a idéia de que, verdadeiramente, alterações sociais advêm da implementação crescente da C&T na vida em sociedade.

Giddens trabalha esta idéia de maneira um tanto crítica, levantando, além dos aspectos positivos, os negativos. Levy concorda que estas alterações vêm ocorrendo e as vê como imensamente positivas e Simmel, embora não seja contemporâneo do exacerbamento destas transformações, também permite realizar esta análise à luz de sua teoria.

Ainda que com resultados parciais de nossa pesquisa, podemos afirmar que temos conseguido apurar as influências que as propriedades oferecidas pelo software MSN Messenger tem provocado sobre o cotidiano dos grupos em estudo, constatando que o programa em questão possui a estrutura necessária para a correspondência dos anseios modernos.

Do íntimo, passando pelo essencial, até ao corriqueiro é possível discorrer através do software de comunicação instantânea MSN Messenger, que oferece a magia da interação sem rosto.

Bibliografia:

CALHOUN C. 1992. The infraestructure of modernity – indirect social relationships, information technology, and social integration. In: N. HAFERKANP & N.J. SMELSER. Social change and modernit. Los Angeles, 205-233

Órgão financiador: Capes