ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO TIPO E TEOR DE AGREGADO PULVERIZADO E DO CONSUMO DE ÁGUA NAS PROPRIEDADES DO CONCRETO COMPACTADO COM ROLO PARA BARRAGENS

BATISTA, E.L.; CASCUDO, O.; CARASEK, H.

Curso de Mestrado em Engenharia Civil

Escola de Engenharia Civil – UFG

bethlb@furnas.com.br; hcarasek@eec.ufg.br

Palavras-chave: concreto compactado com rolo, barragem, dosagem

Introdução

A tecnologia do Concreto Compactado com Rolo (CCR) tem alcançado um significativo desenvolvimento nos últimos 30 anos, principalmente quando empregada na construção de barragens. No entanto, é uma tecnologia recente e, por esta razão, ainda há muito a ser pesquisado para se obter um melhor conhecimento sobre ela.

O objetivo geral da presente pesquisa foi estudar dosagens de Concreto Compactado com Rolo para barragens, de maneira a produzir um material com estrutura interna mais compacta, através do emprego do agregado pulverizado e do consumo adequado de água, de tal forma que garantam os requisitos mecânicos, elásticos e de durabilidade para barragem.

Metodologia

Para atingir os objetivos, foi realizado um estudo de laboratório, organizado em duas fases distintas. Na 1ª Fase foram estudadas dosagens com diferentes teores de agregados pulverizados provenientes da britagem das rochas granito, calcário e micaxisto, cimento CP II F-32 com consumo de 90 kg/m³, 135 kg/m3 de água e mesma trabalhabilidade. Nesta fase foram analisados resultados de características no estado fresco e de propriedades mecânicas, elásticas e relacionadas com a durabilidade.

Na 2ª Fase, novos CCR foram dosados, mantendo o consumo de cimento e as litologias dos agregados empregados na 1ª Fase, mas os consumos de água variaram de 110 kg/m3 a 150 kg/m3, com incrementos de 10 kg/m3 e empregando o teor de pulverizado resultante da 1ª Fase que apresentou os melhores resultados nas propriedades determinadas, considerando-se o desempenho geral dos concretos.

Resultados e CONCLUSÕES

Os resultados da 1ª Fase revelaram que o agregado pulverizado tem a capacidade de melhorar as propriedades mecânicas, elásticas e aquelas relacionadas com a durabilidade do CCR, mas seus efeitos são basicamente físicos. Outro aspecto observado na 1ª Fase foi a influência do tipo da rocha no comportamento do CCR.

Os resultados da 2ª Fase mostraram que os diferentes concretos, quando dosados com as três litologias, apresentam um consumo ideal de água, pois foi possível observar que um baixo consumo de água pode levar o CCR a um adensamento deficiente e, que por outro lado, um elevado consumo de água leva a uma maior relação água/cimento, favorecendo o aumento da porosidade do concreto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ALVES, E. F. R.; FONTOURA, J. T. F.; SANTOS, M. C. Influência do teor de substituição do cimento por agregado pulverizado, nas propriedades da argamassa normal. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO, 2., 1996, Curitiba. Relatos... Curitiba: 1996. p.137-138.

AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 207.5R-99; Roller-compacted mass concrete reported by ACI committee 207, 1999.

ANDRIOLO, F. R. The use of roller compacted concrete. São Paulo: Oficina de Textos, 1998. 554 p.

Batista, E. L.; Graça, N. G.; Bittencourt, R.M.; FERREIRA, M.I. Investigação do ensaio de absorção por capilaridade para o concreto compactado com rolo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 46., 2004, Florianópolis. Anais… Florianópolis; 2004. /No prelo/.

Comitê Español de Grandes Presas. Estado del arte de las presas de hormigón compactado com rodillo: colegio de ingenieros de caminos, canales y puertos, 2003, Madrid. Monografias... Madrid: 2003.

DUNSTAN, M. R. H. The state-of-the-art of RCC dams in 2003 – un update of ICOLD bulletin no 125. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ROLLER COMPACTED CONCRETE (RCC) DAMS. 4., 2003. Madrid. Proceedings… Madrid: Spain, 2003. p. 39-48.

FURNAS CENTRAIS ELÉTRIAS S.A. Concretos massa, estrutural, projetado e compactado com rolo: ensaios e propriedades. São Paulo, 1997. ed. Pini, 1997.

GRUPO H.C.R. Diseño y caracterizacion de hormigones compactados con rodillo. Aplicacion a presas de fabrica, Universidad de Cantabria – Iberdrola S. A., 1996.

HIJÓS, F.; Theme 7: Performance of rcc dams operating experience. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ROLLER COMPACTED CONCRETE (RCC) DAMS. 4., 2003, Spain. General Reports... 2003.

SAGRADO, J. D. University of Cantabria methods for measuring the consistencies and mix design of roller compacted concretes. In: THE INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON ROLLER COMPACTED CONCRETE DAMS. 1995, Santander. Proceedings.... Santander, Spain, 1995. v. 3. p.227-241.

 

Fonte de Financiamento

Projeto financiado por FURNAS Centrais Elétricas S.A. e pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.